Saturday, April 23, 2011

Significado do fim do mundo como conhecemos


Mundo Contemporâneo, upload feito originalmente por Ana Paula Umeda.

Uma visão mais aceitável do fim do mundo pode ser resumida na frase "O fim do mundo como conhecemos", usada por pessoas para definir a idéia do apocalipse como uma ciclo natural, não como uma forma da destruição instantânea do mundo ou da possibilidade do extermínio da humanidade de um dia para o outro.

Assim, o fim do mundo pode ser entendido como a passagem de um modo de vida ou uma rotina, que deixa de existir e vira passado, um mundo que se torna obsoleto e dá lugar a outro mundo, com a vida continuando e as cidades funcionando.

Profissões se estinguem e com isso a vida de milhões de famílias são transformadas, com o avanço da tecnologia várias tarefas repetitivas e mecânicas são substituídas. Gente que trabalhavam em laboratórios de revelação de fotos, ou mesmo fábricas de câmeras que usavam filmes, tiveram que aprender outra profissão. O mesmo aconteceu em fábricas de discos e CDs de música, canetas tinteiro, baby dolls de nylon, aparelhos de fax, navalhas e lâminas de barbear, espartilhos, brilhantinas de cabelo, máquinas de escrever e escolas de datilografia.

Imaginem a transformação e o truma dentro da família, cujo pai trabalhasse em uma destas profissões extintas, ou em setores econômicos que se tornaram obsoletos ou marginais como minas de carvão, serralherias, ferrovias, o comunismo e a economia planificada, etc. O fim de toda a cultura e tradição em torno destas atividades pode se comparar como o fim do mundo para aqueles que viveram o declínio e a substituição.

Da mesma forma o modo de vestir, de consumir produtos e informações, aparelhos, a moral e bons costumes e mesmo receitas de pratos e doces que desaparecem ou mudam com o tempo, e quando isso acontece, um mundo como conhecemos tb acaba e se vai. As pessoas que viveram a época onde o sexo deveria ser visto apenas como reprodução e aceito apenas depois do casamento, ou pior, na época onde era quase obrigatório usar chapéu de feltro em lugares públicos, absorveram a rotina e o uso deste acessório do vestuário pra depois deixar de ser norma e a rotina e ver sumir todo o arranjo produtivo em torno tb: fábricas, chapelarias, lavanderias, móveis adaptados, arquitetura, etc.

Rapidamente as pessoas estão deixando de usar como antigamente usavam o MSN Messenger, assistir e comentar novelas da TV, acessar o Orkut, celulares sem touch screen e internet, etc, isso tudo tb pode virar parte do passsado, um mundo que vai deixar de existir como o do cinema mudo, do namoro na sala vigiado e de usar chapéu de feltro quando saisse na rua. Sendo assim, ver seu emprego desaparecer e seu modo de pensar, namorar, comer e se vestir virar peça de museu, também pode ser uma visão do apocalipse assim como um modelo de celular que sai de linha ser encarado como mais um sinal do fim do mundo.

4 comments:

  1. sem palavras sobre isso tudo....
    meio comfuso..

    ReplyDelete
  2. Ola Bruno, não é tão confuso assim. Vc lembra de um hábito, objeto ou uma atividade que gostava de usar ou fazer e não existe mais? Isto significaria o fim de um mundo que conheceu. Concorda?

    ReplyDelete
  3. mentira Deus diz que ñ sabemos o dia e nem a hora que o filho homem há de vir......entendeu bruno

    ReplyDelete
  4. Ola Daniel, obrigado por compartilhar sua opinião. Vc acha que a Biblia cristã fala do fim do mundo no capítulo do Apocalipse? Valeu!

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO