Friday, February 13, 2015

Significado da sexta-feira 13


Sexta-feira em inglês é friday, esta palavra tem origem no inglês antigo "Frige's day" (Dia da deusa Friga). A deusa Friga, também chamada de Frigg, Frigga, Freyja ou Freya, é uma divindade da mitologia nórdica e germânica que representa a sabedoria e conhecimento, considerada também a deusa dos deuses e casada com Odin. A imagem do post é uma escultura feita pelo artista Markus Wollf e reforça crenças de que ela era a deusa mais bonita de todas, símbolo da sensualidade, amor e fertilidade.

Depois que o cristianismo se espalhou entre os vikings e povos germânicos, a deusa Friga foi associada ao mal, à bruxaria e ao pecado. Uma lenda dizia que em seu dia, toda sexta-feira, ela se reunia com mais 11 bruxas e o demônio, somando 13 entidades, para rograr pragas e maldições para toda a humanidade. Assim a sexta-feira 13 se tornou o símbolo máximo do azar, da malidicência e do perigo.

Outras explicações demonizam a sexta-feira por ser o dia em que Jesus Cristo foi crucificado depois de fazer sua última ceia com 13 apóstolos, Judas entre eles. No tarô, a carta 13 é a Morte.

Toda vez que o mês começa no domingo, teremos uma sexta-feira 13. Hoje é sexta-feira 13, muita gente vai ficar atenta e temer, mesmo que de relance, o fim do mundo e o apocalipse na versão em gotas. Frases, piadas e cumprimentos acontecerão por todo lugar e lembrar que mesmo depois de tanto tempo o dia da deusa Friga (Friday) será celebrado.

Foto: Godesses


No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO