Monday, April 4, 2011

Água radioativa despejada no mar do Japão dia 4/4/4 (2+0+1+1)

Notícia hoje no site da Folha de São Paulo fala de mais uma complicação imprevista no acidente da usina nuclear de Fukushima, avariada depois do tsunami no Japão. A empresa comunicou que começa esvaziar os reservatórios de água contaminada pela radiação jogando milhares de litros no mar. Segue a matéria copiada do site:


Japão irá despejar 11.500 toneladas de água radioativa no mar

4/4/2011 - Folha.com
Das agências de notícias France Presse e Efe.

A Tokyo Electric Power (Tepco), companhia operadora da usina nuclear de Fukushima Daiichi, irá despejar no mar cerca de 11.500 toneladas de água radioativa acumuladas nas instalações da central, anunciou nesta segunda-feira a agência Jiji.
Um porta-voz da Tepco afirmou que "cerca de 10.000 toneladas de água depositada nas piscinas e 1.500 toneladas atualmente nos reatores 5 e 6" serão despejadas no oceano Pacífico.
A fonte indicou que a concentração de radioatividade na água em questão é cem vezes maior que o limite legal, o que considerou relativamente baixa.

"Não temos outra opção senão despejar essa água contaminada no oceano como medida de segurança", disse à televisão local o porta-voz do governo, Yukio Edano.
O objetivo da operação é abrir espaço nesses lugares para poder transferir para ali a água com uma radioatividade ainda mais elevada que inunda os prédios de turbinas dos reatores 1, 2 e 3, e que dificulta seriamente os trabalhos dos operários da Tepco para resfriá-los.

Vazamento

A Tepco usou nesta segunda líquido com corante em um túnel próximo ao reator 2 da central para tentar determinar a rota pela qual a água radioativa vaza para o mar.
Segundo a rede de televisão NHK, os funcionários verteram o líquido de cor branca em um túnel que conduz à fossa onde no último sábado (2) foi detectada uma rachadura de cerca de 20 centímetros, que permite que água com uma elevada radioatividade escape para o mar.

Tentou-se deter o vazamento selando a rachadura com concreto e injetando polímero em pó para absorver a água, mas nenhum desses dois recursos obteve sucesso.
O objetivo do corante é poder seguir a rota exata pela qual chega ao mar a água contaminada, que por causa de seu elevado nível de radioatividade se acredita que poderia proceder do núcleo do reator 2.
A Tepco trabalha com várias possibilidades para deter o vazamento ao mar, como tentar tapar a rachadura com produtos químicos ou instalar uma barreira no litoral para conter a água radioativa.

De forma paralela, os técnicos continuam os esforços para drenar a água radioativa que inunda os porões dos prédios de turbinas das unidades 1, 2 e 3, que dificulta seriamente os trabalhos para esfriar os reatores da central de Fukushima.

Como já comentei aqui, o número 4 no Japão é ligado ao mau agouro e ao azar. A visão dos 4 reatores com problemas na usina nuclear, a pouca informação em relação ao reator nº 4 e a data do início da operação de despejar água radioativa no mar em pleno dia 4/4/2011, ano cuja soma tb é 4, pode dar origem a uma série de crendices, vaticínios e teorias da conspiração.

Pesquisei sobre a superstição em torno do número 4 e encontrei este blog português Aprender Japonês. Segue trechos da pg:


Aprender Japonês: Cultura Japonesa #2 - Superstições Japonesas


(...) esta aula foi gravada a seguir a uma sexta-feira 13, que para nós é considerado um dia de azar, mas no Japão não é, por isso vamos ver quais são as Meishin (superstição) japonesas.

Para nós, o número de azar é o 13, mas no Japão são os números 4 e 9. Isto porque 4 é por vezes dito em japonês shi que significa também morte e 9 é também por vezes dito em japonês ku que também significa sofrimento.

Kurushimi ou ku - sofrimento

Nos EUA, em alguns edifícios antigos não existe o 13º andar, no Japão existe também algo similar, nos hospitais e em alguns hóteis não existe o 4º andar. Nos hospitais também não existe o quarto número 4 nem os quartos entre o número 40 e 49.

Os japonese também têm em atenção de ,quando dão presentes a alguém, tipo um conjunto de pratos ou copos, oferecem conjuntos de 3 ou 5, nunca 4. Portanto no Japão temos que ter cuidado para não oferecer presentes que sejam conjuntos de 4.

Curiosidade: Portanto no Japão temos os números 4 e 9 como números de azar. Reparem que se somarmos estes dois números obtemos o nosso número de azar 13. Assim como se somarmos o 1 e o 3 do nosso número de azar obtemos o número 4 que no Japão também pode ser dito como Shi que significa morte.

(...)

Contaminar o mar com água radioativa 100 vezes acima do limite permitido por normas internacionais é realmente catastrófico. Coincidência ou não, o histórico de experiência nucleares da França com explosões nas ilhas do Oceano Pacífico foi a inspiração para a criação do monstro Godzilla, ícone e precursor da tradição do cinema japonês com filmes de monstros e cenas de destruição do Japão e do mundo.

Além do mais, a base da culinária japonesa vem do mar, alga, peixe cru, frutos do mar, água viva, etc. Admirada no mundo todo, sushis e sashimis podem começar a exigir medidores de radiação e controle para consumo humano seguro. É aterrador mas visões de animais mutantes e alterações genéticas causadas pela radiação que habitam o imaginário popular e os enredos de filmes de ficção científica, podem se tornar uma preocupação próxima e possível.

Talvez os milhões de peixes mortos e baleias e tartarugas gigantes encalhadas que apareceram misteriosamente nos últimos meses e anos seja um sinal, e a água radioativa se espalhando pelo planeta um cenário desolador e concreto da proximidade do fim do mundo.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO