Monday, April 30, 2012

Ofensa de querer que o mundo acabe em barranco pra morrer encostado

Redário

Taí um dito popular que ouvi sendo usado de forma depreciativa e muitas vezes ofensiva: fulano deseja que o mundo acabe em barranco pra morrer encostado. Geralmente a frase é lembrada pra acusar alguem de preguiçoso, vagabundo e corpo mole. De qualquer forma traz a lembrança e a proximidade do fim do mundo com uma visão engraçada e absurda da morte como um descanso final e literal.

Mas o barranco, que já foi visto como um fenômeno geológico inferior e chinfrim, agora em tempos de deslizamentos de terra catastróficos, mudanças climáticas, terremotos e tsunamis, já causam medo e pavor, desestimulando o uso do xingamento que pode ter perdido a graça e se tornado uma ameaça real, principalmente em tempos de chuvas e tempestades torrenciais fora do normal.

Outra interpretação desta ofensa na verdade pode ser um alívio e conforto para as pessoas desmotivadas e sem movimento, pois o fim do mundo faria com que o ambiente ao seu redor se modifique, mudando seu estado e configuração sem exigir que o ser humano faça o mínimo esforço. O homem e sua civilização no centro de tudo, mesmo que para concretizar o apocalipse e o fim dos tempos.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO