Wednesday, September 5, 2012

Tornados e redemoinhos de vento no nordeste brasileiro


No começo do ano a Ana Maria Braga comentou na TV Globo sobre um tornado que assombrou os moradores no litoral maranhense, como mostra esta reportagem em video publicado em 16/2/2012 no site do programa Mais Você: Tornado no Maranhão deixa a população em alerta. Já esse outro video abaixo, publicado no YouTube em 9/3/2011, mostra o registro de outro tornado ou redemoinho de vento, desta vez em Gurinhém na Paraíba.



O video filmado por volta das 13 horas nas imediações do Sítio Riacho Verde foi publicado na reportagem do site PB Agora - Vídeo: tornado em Gurinhém assusta moradores - ao lado de fotos registrando o desastre causado pelo tornado em Gurinhém e vendaval em Várzea, na Paraíba.

No Ceará, reportagem do Diário do Nordeste publicada em 13/3/2009 - Tornados assustam população do interior - registrou a passagem de mini tornados nos municípios Jaguaribara e Senador Pompeu no interior e Aquiraz na região metropolitana de Fortaleza/CE. O site defende que o fenômeno é normal e pode voltar a acontecer naquela região. Um ano depois, em 26/4/2011, o site publicou a notícia - Tornado assusta no Vale do Curu - registrando a passagem de tornados em Paramoti e em cidades do Vale do Curu: General Sampaio e Tejuçuoca.

A professora Maria Ângela de Sousa disse a reportagem do Diário do Nordeste que estava assistindo televisão, quando avistou o fenômeno da natureza que chegou acompanhada de ventos fortes. "Estava acompanhando o caso de Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, que mostrava uma matéria idêntica ao que vi aqui em Riacho das Pedras. Eles surgiram em três pontos diferentes acompanhados de pontos luminosos e causou medo", disse.

Assim como os videos captados por celulares e câmeras, seja de tufão, furacão, tornado e redemoinho, mais essa descrição assustadora, terrível e enigmática, tudo pode deixar a impressão da proximidade do fim do mundo. Mudanças repentinas e bruscas no clima, escuridão, estrondo e imagens fantasmagóricas no céu, em um país e região acostumado a acreditar que como brasileiros éramos livre de catástrofes naturais, pode ser mais uma peça que formam o retrato das mudanças climáticas e do apocalipse.

2 comments:

  1. É como diz Aline da Cidade das Pirâmides, “A vida é como o mar, hora manso, hora de ressaca, perigoso, mas lindo em suas manifestações”. Vejam o Artigo no blog:
    Expectativa para o fim do mundo – 21/12/2012 http://deolhonomundoblog.wordpress.com/2012/11/15/expectativa-para-o-fim-do-mundo-21122012/

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO