Monday, March 14, 2011

Explosões na usina nuclear de Fukushima no Japão

Depois do terremoto e do tsunami que atingiu o Japão dia 11/3/2011 as usinas nucleares no país foram afetadas. Em situação mais grave está a usina nuclear de Fukushima, onde ocorreram até agora 2 explosões nos reatores que correm risco de superaquecimento. Desde o terremoto os funcionários e engenheiros estavam tentando resfriar a instalação bombeando água do mar, o que inutilizou a usina que na melhor das hipóteses nunca mais vai voltar a funcionar. A população da vizinhança foi evacuada com temor de vazamento radioativo, depois da segunda explosão o governos japones pediu aos habitantes em torno de 20 km da usina não saia de casa até que sejam feitas análises da atmosfera e da situação.

Abaixo, trechos da notícia no site Último Segundo no iG:


Explosão na usina nuclear de Fukushima fere 9
13/3/2011

Por volta das 11h desta segunda-feira (horário local), nova explosão aconteceu no prédio 3 da usina de Fukushima 1, no Japão, situada a cerca de 270 quilômetros de Tóquio. Nove pessoas ficaram feridas, segundo a agência Jiji Press. De acordo com o governo, o reator não foi danificado. O porta-voz Yukio Edano disse que a possibilidade de vazamento de material radioativo é pequena. Ele assegurou que o recipiente primário do reator está intacto e que às 11h36 (hora local, 23h36 de Brasília), o nível de radiatividade a cinco quilômetros do lugar era similar à de domingo.

O governo japonês tenta solucionar as falhas registradas nas usinas de Onagawa, Tokai e Fukushima, após o terremoto seguido por tsunami que atingiu o Japão na sexta-feira.

A Agência de Segurança Nuclear japonesa afirmou que os níveis de radiação complexo da usina de Fukushima voltaram a ficar acima do permitido, mesmo antes da nova explosão. Porém, não divulgou a que níveis a radiação chegou.

Na manhã de domingo, o governo havia alertado para a possibilidade de uma nova explosão, similiar à que ocorreu no sábado.

O governo deu poucas informações sobre quais procedimentos estavam sendo tomados para tentar impedir a fusão dos reatores de Fukushima. Até agora, sabe-se que estão sendo liberados ar e vapor com radioatividade para reduzir a pressão sobre o reator, e que operadores estão injetando água do mar nos reatores para reduzir a temperatura.

A explosão de sábado em Fukushima 1 teria acontecido por causa da liberação de ar e vapor com radioatividade, sem danificar o reator. Por precaução, milhares de moradores foram retiradas de áreas próximas, embora Edano tenha dito que a radioatividade liberada na atmosfera até agora tenha sido pequena demais para representar ameaça à saúde.

No momento do terremoto que atingiu o Japão na última sexta-feira, a falta de energia fez com que os reatores perdessem a capacidade de resfriamento. Mesmo após o reator ser desligado, ainda é necessário dissipar o calor produzido pela atividade nuclear dentro do seu núcleo

Além do vazamento radioativo que em caso de acidente grave pode contaminar toda a região e ainda ser espalhado pelo vento e correntes marítimas, os cenários mais pessimistas e apocalípticos lembram a fusão do gerador nuclear e o derretimento de tudo que estiver abaixo dele. Um filme de 1979 utilizava essa hipótese em seu título - Síndrome da China (The China Syndrome) - onde um reator superaquecido afundaria permanentemente até atravessar toda a crosta terrestre. No filme, um acidente na usina nuclear na California faria o reator atravessar a terra até a China. Qual seria o reverso da usina nuclear de Fukushima se o reator atravessasse o planeta? O Brasil? Aproveitando, o jornal O Dia fez uma reportagem sobre a usina nuclear de Angra dos Reis, vias de escape e preparo da população para eventual crise e evacuação: Acidente nuclear no Japão acende alerta em Angra.

1 comment:

  1. SERÁ QUE NÃO É UMA PROFECIA OS FATOS QUE OCORRERAM SOBRE GAYS QUERENDO
    SER RECONHECIDOS PELOS CATOLICISMO, USINAS NUCLEARES DO JAPÃO E DO RIO DE JANEIRO,
    O PAPA RENUNCIANDO O PAPADO, O METEORO E METEORITOS NA RUSSIA, RIO DE JANEIRO E ESPIRITO SANTO?


    O CRISTIANISMO É GRANDE E FORTE! CATÓLICOS SÃO INCRÍVEIS ENSINARAM O NOVO E O VELHO TESTAMENTO
    POR MAIS DE 2.000 ANOS E ESPERO QUE CONTINUE ENSINANDO A BÍBLIA POR MUITO MAIS TEMPO.

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO