No Brasil. esvaziamento de colméias afeta melApesar de menos aterrorizante, por não incluir o sumiço dos cadáveres dos insetos, a diminuição brusca na população é assustadora. Sinal intigrante, revelando o fim do mundo.
Ricardo Westin, 7/7/2007
O sumiço das abelhas começa a ser motivo de preocupação no Brasil. O fenômeno é observado em colméias do Sudeste e do Centro-Oeste. "Os apicultores estão alarmados", diz a agrônoma Fábia de Mello Pereira, da Embrapa.
"Trabalho com mel há 15 anos e nunca tinha visto nada igual", conta Gilson Buraneli, criador de abelhas em Altinópolis (SP). Em apenas um ano e meio, ele viu suas colméias reduzidas de 70 mil abelhas para 20 mil. A produção anual de mel caiu de 80 kg de mel para 40 kg. "Apesar disso, a qualidade do mel continua a mesma", ele faz questão de frisar.
Pesquisadores investigam se o caso tem relação com a misteriosa desordem do colapso das colônias (CCD) registrada nos EUA e na Europa. Aqui, acredita-se que o fenômeno seja decorrente do uso de inseticidas nas plantações e da infecção por protozoários.
"Nos EUA, as abelhas simplesmente desaparecem. Em Altinópolis, encontramos as abelhas mortas na frente das colméias", compara o biólogo Dejair Message, da Universidade Federal de Viçosa.
Outra diferença é a raça das abelhas. Nos EUA e na Europa, a protagonista é a abelha européia. No Brasil, é a africanizada. Americanos e europeus rejeitam a abelha africanizada por considerá-la agressiva - no Hemisfério Norte, com um certo exagero, ela é conhecida como abelha assassina.
O Ministério da Agricultura está acompanhando todos os casos. Na semana passada, a Câmara dos Deputados realizou uma audiência só sobre o tema. Em 2004, o Brasil era o quinto maior exportador de mel.
Monday, February 14, 2011
No Brasil esvaziamento de colméias afeta mel
Na versão impressa do Jornal O Estado de São Paulo, ao lado da matéria que reproduzi aqui no blog: Sumiço de abelhas intriga cientistas. Esta reportagem completava o quadro sobre CCD - Colony Collapse Disorder, epidemia fatal que está fazendo desaparecer colméias inteiras de abelhas nos Estados Unidos e Europa.
Labels:
alimentos,
animais,
ccd,
governos,
meio ambiente,
profissionais,
universidades
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment