Wednesday, July 27, 2011

Histeria e transe coletivo na escola de Itatira no Ceará



Já faz pouco mais de um ano que aconteceu um fenômeno de transe e histeria coletiva em uma escola no Ceará que paralisou e assustou a cidade de Itatira. Na época o jornal Folha de São Paulo publicou a matéria: abaixo:

Após "transe" coletivo e suspensão das aulas, escola do CE retoma atividades
14/6/2010 - Folha de São Paulo - Jean-Philip Struck

As aulas de uma escola municipal no interior do Ceará retornaram nesta segunda-feira, após as aulas ficarem suspensas depois que dezenas de alunos começaram a sentir um mal-estar. Psicólogos, parapsicólogos e até religiosos foram chamados ao local para ajudar a explicar o que aconteceu com os estudantes.

Os sintomas eram dores musculares e de cabeça, palidez, calafrios, náusea, paralisia muscular, aumento dos batimentos cardíacos e pressão alta.

Segundo a direção da escola municipal Eduardo Barbosa, na área rural de Itatira (221 km de Fortaleza), a maioria do grupo afetado é de meninas de 8 a 16 anos.

Há 12 dias foi realizada uma missa na escola, após pedido da comunidade local. Na cerimônia, 25 pessoas --alunos e até pais-- apresentaram os sintomas. Todos foram levados a hospitais em cidades vizinhas.

"Alguns ficaram com a voz mais grossa. Pareciam em transe", afirma Eliane Dias, diretora do Colégio Estadual Nazaré Guerra, que compartilha as instalações da escola

Após a missa, as atividades foram suspensas. Os cerca de 500 alunos só retornaram às aulas hoje. Não houve incidentes.

A diretora afirmou que a prefeitura e a escola investigaram os alimentos e a água consumida, mas não detectaram anormalidades. Conforme os relatos, os jovens ficam mais agressivos e não se lembram de nada depois.

Na quarta-feira passada (9), o padre e parapsicólogo Élio Correia de Freitas, de Fortaleza, foi chamado pela paróquia local para conversar com os alunos e membros da comunidade. Na reunião, realizada na escola, sete pessoas desmaiaram.

"A comunidade está começando a acreditar que a escola é amaldiçoada, mas se trata de um caso de histeria coletiva ou contágio psíquico", diz o padre.

Uma reportagem na TV Globo também investigou o caso, no YouTube encontramos a reprodução da matéria veiculada no Jornal Nacional falando em surto psicótico onde até o espírito de um ex-aluno morto é citado.



A matéria da Folha continuou lembrando o fato ocorrido nos EUA em 1962:

Transe causou mortes nos EUA em 1692 (para assinantes)
14/6/2010 - Folha de São Paulo

Em Salem (EUA), 19 pessoas foram condenadas à forca em 1692, em caso relatado na peça e no filme "As Bruxas de Salem". Tudo começou quando duas meninas entraram em suposto transe e foram consideradas enfeitiçadas.
O episódio conturbou a cidade. Logo, outras pessoas começaram a manifestar os "sintomas". Poucos anos depois, a comunidade reconheceu erros nos julgamentos.
Salem tem hoje um museu sobre o fato e explora turisticamente o episódio.

Pânico, surto, transe e histeria coletiva em toda uma cidade, um quadro que lembra o apocalipse que pode ser incluido facilmente na lista de sinais do fim do mundo.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO