Wednesday, June 29, 2011

Bacteria mortal nunca vista causa surto na Europa


Microbiology/chemistry, upload feito originalmente por gwhiteway.

O grave surto que apareceu na Europa nos últimos dias, que segundo matéria publicada dia 28/6/2011 no site Paraná Online já matou 48 pessoas na Alemanha e na Suécia, está sendo causado por uma variante até então desconhecida da bactéria Escherichia coli (E.coli) que ataca gravemente os rins. Além das vítimas fatais, na Alemanha a bactéria já deixou 3.901 pessoas doentes, sendo que 838 em estado grave. Segundo reportagem da Folha - OMS diz que surto é causado por variedade de E.coli nunca vista - a OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou que um sequenciamento genético preliminar realizado na bactéria sugere uma mutação de duas formas diferentes da E.coli.

A princípio a suspeitava-se que essa nova bactéria misteriosa tenha surgido de vegetais, pepinos vindo da Espanha. Mais recentemente as autoridades apontaram para brotos de feijão contaminados de uma fazenda orgânica na Alemanha, como apontou a matéria no site iG: Testes da Alemanha voltam a apontar brotos como causa da E. coli.

O preocupante é que a E. coli é uma bactéria comum, encontrada no intestino de humanos e animais de sangue quente. A variante letal da E. coli causa complicações renais raras e sem tratamento ou cura. Segundo Cynthia Rubião, química e médica veterinária, especializada em bacteriologia e segurança alimentar, defende uma causa para o surgimento desta mutação - Nova cepa de E.coli pode ter surgido pelo uso inadequado de antibióticos - como publicada no site Globo Rural dia 28/6/2011, cujo trecho segue abaixo:

"Ao que parece, esta bactéria deve ter sido um habitante normal do intestino humano ou dos de animais de produção, que teve a chance de se multiplicar quando o uso de vários antibióticos foi eliminando outras bactérias não resistentes que competiam com ela dentro do intestino. Em número elevado, ela foi capaz de causar infecção e se espalhar. Este surto não é só preocupante pela transmissão através dos alimentos, mas também por estar espalhando uma bactéria altamente agressiva e resistente com capacidade para passar estes genes a outras bactérias, até de outras espécies ou gêneros que poderão causar outros tipos de infecção."

Mesmo com o avanço da medicina e da ciência, surtos e epidemias sempre causaram terror e apreensão na população das grandes cidades e preocupação para as autoridades de saúde. Bactérias, vírus e fungos mutantes ou desconhecidos, regiões isoladas e que nunca tiveram contato humano podem abrigar microorganismos mortais que podem em um cenário apocalíptico se transformarem em atalhos para o fim do mundo e a extinção da espécie humana.

No comments:

Post a Comment

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO