Monday, August 1, 2011

Cometa Elenin mais próximo da Terra em 16/10/2011

C2010X1-050611-0148ut-L20min-2

Notícia no site JCnet publicada mês passado fala do perigeu (aproximação máxima em relação à Terra) do cometa Elenin que está previsto para outubro, no dia 16/10/2011. Assinada por Tisa Moraes, a reportagem reune vários comentários de sites, blogs internacionais, professores e astrônomos, segue copy paste de trechos publicados:

Cometa que se aproxima da Terra provoca divergências na internet
16/7/2011 - Jornal da Cidade - Tisa Moraes

(...) Especialistas, simpatizantes e curiosos da astronomia vem dividindo opiniões sobre as consequências da chegada do cometa Elenin, que deve atingir sua aproximação máxima junto à Terra (chamada perigeu) exatamente daqui a três meses.

Ainda que a expectativa seja de que sua órbita mantenha uma distância 90 vezes superior a da Lua, em blogs e sites há quem diga que os dados oficiais possam ser uma estratégia para maquiar a realidade e evitar pânico. Divergências de pontos de vista também já estão presentes em redes de relacionamento como Twitter e Facebook.

No www.hardmob.com.br, por exemplo, um dos colaboradores argumenta que o fato de a Agência Espacial Norte Americana (Nasa) pouco falar no assunto indica que algo que possa “afetar todo o mundo e matar milhões de pessoas” esteja sendo escondido.

O mesmo site faz uma associação entre o início do nome do cometa com a sigla ELE que, em inglês, significaria extinção em massa de espécies. “Pode ser que algo muito ruim venha acontecer logo, logo. Afinal, como podemos imaginar, um desastre desses, se fosse previsto, jamais seria relevado para o público, pois certamente haveria um caos no planeta inteiro”, diz o texto.

Pelo menos outros dois blogs fazem referência a uma notícia publicada em maio pelo Portal Terra na Argentina. Na matéria, um estudioso de astronomia confirmava informações de cientistas chineses de que o Elenin seria seguido por uma desconhecida formação ‘estranha e obscura’ parecida com um objeto voador não-identificado (ovni). “Atrás do cometa, os cientistas chineses asseguram que vem algo que eles chama de ‘cluster’, que significa um cúmulo globular, ou talvez uma nave extraterrestre”, afirma.

Já o responsável pelo endereço realidadeoculta.blog.com teme que o cometa venha provocar fortes influências no campo magnético terrestre, o que, segundo ele, poderiam causar terremotos, tsunamis ou erupções vulcânicas. No mesmo endereço, é cogitada ainda a possibilidade de o Elenin alterar o campo gravitacional do Sol, tendo como consequência tempestades magnéticas solares que poderiam atingir a Terra.

(...) Mas há quem tenha mais cautela ou tranquilidade para lidar com o assunto. No site www.provafinal.net, um colaborador destaca que a órbita do cometa ainda pode sofrer mudanças de cálculos nas próximas semanas, mas diz acreditar na improbabilidade de colisão do corpo celestial com a Terra. “No site da Nasa, é possível ver uma animação da trajetória do Elenin. Se houvesse algum tipo de colisão, não teriam colocado nada no site. Não é uma questão de confiar ou não no órgão oficial, mas de ler as entrelinhas”, argumenta.

De fato, todos os especialistas consultados pelo JC são unânimes. Não há motivo para pânico. O Elenin nem mesmo é um cometa de grandes proporções e deve passar a 34,9 milhões de quilômetros de distância da Terra. Para o físico Pedro D’Incao, toda a celeuma criada em torno dele é fruto de especulações sem fundamento, sempre presentes quando o assunto são fenômenos astrofísicos.

“O misticismo sobre o fim do mundo existe, principalmente em relação à astronomia, desde que o homem começou a observar a natureza. E, nesse mundo especulativo, cabe qualquer coisa”, pondera ele, que afirma acreditar nas informações oficiais. “Não acredito que haja a conspiração que se imagina”, defende.

(...) Para fins de comparação, o cometa Elenin é três vezes menor do que seu “irmão” mais famoso, o Halley, que em 2010 criou um clima de pânico em escala global após notícias serem veiculadas acerca do gás letal presente em sua cauda. O Halley passou, inofensivo, pela órbita da terra e voltou em 1986, deixando, mais uma vez, apenas um belo espetáculo como registro.

“O Halley não provocou nenhum tipo de influência na terra e com o Elenin será a mesma coisa. Não haverá nada de excepcional. Dependendo do quão distante ele estiver de nós, conseguiremos, no máximo, vê-lo através do telescópio”, adianta o físico Jorge Honel, responsável pelo setor de astronomia do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos.

(...) Se os cálculos estiverem certos e o cometa Elenin passar a 34,9 milhões de quilômetros de distância da Terra, nenhum efeito provocado por ele será sentido pelos humanos. É o que garantem especialistas consultados pelo JC.

Pesquisador do Departamento de Astrofísica do Observatório Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o astrofísico Carlos Henrique Veiga explica que são remotas as chances de o cometa provocar efeitos como tsunamis ou terremotos. Para tanto, o Elenin teria que atingir a atmosfera terrestre, o que está longe de acontecer, segundo as projeções.

“Pelo tamanho que ele tem (cerca de 3,5 quilômetros de massa), precisaria passar pelo menos a um milhão de quilômetros de distância da atmosfera para provocar algum efeito de maré, mas ainda sem nenhum dano aos humanos. Seria parecido com as alterações provocadas pela Lua, que tem o mesmo diâmetro do Elenin, mas está a 484 mil quilômetros da Terra, embora se movimentando em menor velocidade”, esclarece.

Já as chances de o cometa interferir no campo eletromagnético do Sol e provocar as chamadas manchas solares ou tempestades eletromagnéticas. Segundo Veiga, o que ocorre é justamente o contrário: se passar muito próximo do Astro-Rei, o Elenin poderá ser atraído e se chocar contra ele, sem nenhum reflexo para a Terra.

“Os cometas não são nada perto do Sol. As tempestades magnéticas, manchas e os ventos solares são provocados por distúrbios no campo eletromagnético do Sol ainda não muito bem entendidos pela Física. Algumas destas anomalias podem causar pane nos sistemas de telecomunicações da Terra, mas não são causadas por cometas, em absoluto”, alerta.

Responsável pelo setor de astronomia do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, o físico Jorge Honel também desconsidera a possibilidade de um ovni pegar carona na cauda do cometa. “Isso não tem nenhum fundamento. Essa é só a letra de um verso de música infantil”, ironiza, numa referência à música “Lindo Balão Azul”, do cantor Guilherme Arantes.

Ainda na matéria do Jornal da Cidade (Jcnet) há uma pequena apresentação do astrônomo amador que batizou o cometa, descoberto recentemente, no ano passado.

Leonid Elenin


Batizado oficialmente de C/2010 X1, o cometa Elenin foi descoberto em 10 de dezembro de 2010 pelo astrônomo russo Leonid Elenin, através de um dos telescópios robóticos do International Scientific Optical Network, instalado no Novo México, Estados Unidos. Segundo a agência espacial da Rússia Roscosmos, o cometa foi o primeiro descoberto por um russo neste século.

Segundo o site City Journalist - Are the disastrous earthquakes connected to comet Elenin (Os terríveis terremotos estão conectados com o cometa Elenin) - o próprio descobridor do cometa acredita que os terremotos deste ano estão relacionados a aproximação do cometa. Os terremotos aconteceram no dia exato, ou em datas bem próximas, do alinhamento do sol, da Terra e do cometa Elenin.

Novos e desconhecidos corpos celestes em direção a Terra, planetas misteriosos sendo relacionados a profecia maia do Planeta Nebiru, Nibiru ou Planeta X ligados ao fim do mundo em 2012, que muitos já acreditam ser o próprio cometa Elenin. Os cristãos da Family Radio prevendo o fim do mundo para o mesmo mês do perigeu esperado pelos astrônomos. Elementos que completam um quadro aterrorizante e sinistro como sinais do apocalipse.

Luis Fernando Veríssimo e o fim do mundo

Luís Fernando Veríssimo

O jornal O Estado de São Paulo publicou mês passado uma crônica do famoso escritor Luis Fernando Veríssimo, cuja obra inspira a autoria de dezenas de textos que circulam pela internet em emails e blogs, muitos deles que nem foram escritos por ele. Desta vez o cronista escreve sobre a sua visão de fim de mundo e a explosão do sol, que segundo os cientistas não vai se extinguir explodindo em uma supernova mas sim definhando. Abaixo segue o copy e paste do texto publicado no site do Estadão:

O fim do jogo
21/7/2011 - O Estado de S.Paulo - Luis Fernando Verissimo

Tem um pensamento que me consola em casos de vexame, desgosto com a espécie humana, noticiário de Brasília ou derrota do Internacional. Penso: daqui a alguns milhões de anos o Sol vai explodir, a Terra vai virar cinza e nada disto terá muita importância. O perigo, claro, é o consolo se virar contra o consolado, pois se pensar na nossa morte pessoal já nos angustia, pensar na morte de todo o sistema solar, ao qual somos tão ligados, pode angustiar mais. Mas é bom aceitar o risco da angústia terminal, botar tudo em perspectiva e ver nossos infortúnios num contexto maior. Em latim fica mais bacana: "Sub specie aeternitatis". Do ponto de vista da eternidade, como dizia o filósofo Espinosa, segundo o Google.

Do ponto de vista da eternidade tudo tem o mesmo sentido, ou sentido nenhum. Surpreende que a frase não seja invocada mais vezes, por exemplo, nas crises econômicas. Sob o ponto de vista da eternidade o carrossel das finanças, a gangorra dos juros e das dívidas, o escorregador das falências nacionais e os balanços dos balanços não passam de brinquedos. Tudo é um jogo que só é dramático e afeta a vida de tanta gente porque lhe dão um sentido falso que omite a explosão do Sol, no fim, quando até o ouro virará nada. O fim do jogo, para quem o leva a sério, é um mítico mundo com as economias equilibradas e o mercado redimido e triunfante. Não é. O fim do jogo é o nada.

Os "indignados" que protestam nas ruas da Europa contra as medidas de austeridade que exigem sacrifícios dos já sacrificados para corrigir a safadeza alheia, da minoria culpada pela crise internacional, estão dizendo isto, que a vida é mais importante do que o jogo, que nenhuma promessa de sanidade econômica a longo prazo compensa a miséria humana agora - ainda mais que a longo prazo seremos todos cinza.

E se?. Já que falamos em vexame... Razão teve o Fernando Calazans, que sempre tem razão. E se os três substituídos pelo Mano Menezes, Neymar, Ganso e Pato, estivessem em campo para bater pênaltis, o resultado seria o mesmo? Nunca saberemos.


Muitos anos antes da publicação deste texto, Luis Fernando Veríssimo, ou LFV, já tinha escrito uma apresentação para o livro O Fim do Mundo Como o Concebemos, do filósofo Immanuel Wallerstein que tb teve o livro O Declínio do Poder Americano lançado no Brasil. O site Portal Literal, na matéria Verissimo apresenta o fim do mundo, publicado em 8/8/2008, reproduz o texto de LFV, segue o copy paste:

Portal Literal - Publicado originalmente em 26/02/2003

Um trampolim
Luis Fernando Verissimo

Existem autores-colchão e autores-trampolim, e já me explico. Autores-colchão são aqueles em que você se aconchega, certo de que passará algum tempo mergulhado no seu pensamento e esquecido do mundo. Sua mente se entrega à dele como, de alguma forma, um corpo se entrega a um bom e confortável colchão. Não que sejam, necessariamente, autores repousantes. O pensamento deles pode ser original e suas teses instigantes, mas você só reagirá ao que leu quando emergir do colchão. E o proveito que terá da sua leitura é o mesmo que tem de uma noite bem dormida: idéias claras, boa disposição, satisfação generalizada.

Já nos autores-trampolim sua mente mergulha e pula, mergulha e pula. Está constantemente abandonando o texto em divagações que o próprio texto sugere, pois cada sacada do autor é um impulso para um pulo que ela dá sozinha. Há muitos autores que valem mais pelos pensamentos que provocam, ou pela maneira inédita de pensar que exemplificam, do que propriamente pelas suas idéias. Marshall MacLuhan (lembra dele?) era assim. Marcuse era assim. Norman O. Brown era assim. Você estava sempre interrompendo a leitura de um texto deles para sair num vôo solo, inspirado pelo seu exemplo.

Immanuel Wallerstein é assim. É um pensador mais consistente e politicamente pertinente do que os citados acima, mas tem o mesmo poder de mandar a nossa mente pelos ares nas suas próprias buscas. Também faz analogias provocantes e ligações surpreendentes e gosta de incluir a geocultura - um termo que já inclui tudo - nas análises políticas e econômicas que faz dos seus "world systems".

Mesmo quando trata de detalhes específicos de coisas como sistemas hegemônicos em mutação ou declínio, sua visão é culturalmente paronâmica, e culturalmente informada como poucas. Pois mais do que um cientista político nos interpretando o mundo do homem econômico da sua forma peculiar, Wallerstein é um historiador da modernidade, da grande aventura humana rumo à utopia ou o caos.

Você não precisa concordar com ele para viajar com ele, e pode pular dele para outras conclusões. Só não espere sair da leitura deste livro reconfortado, como depois de um bom sono. Ela manterá sua mente acordada, e saltando, o tempo todo.

Pênaltis mal cobrados , impérios desmoronando, textos apócrifos e os sinais do fim do mundo como uma nova perspectiva, o ponto de vista da eternidade. Diante do caos e do apocalipse, seria melhor rir do que chorar?

Wednesday, July 27, 2011

Histeria e transe coletivo na escola de Itatira no Ceará



Já faz pouco mais de um ano que aconteceu um fenômeno de transe e histeria coletiva em uma escola no Ceará que paralisou e assustou a cidade de Itatira. Na época o jornal Folha de São Paulo publicou a matéria: abaixo:

Após "transe" coletivo e suspensão das aulas, escola do CE retoma atividades
14/6/2010 - Folha de São Paulo - Jean-Philip Struck

As aulas de uma escola municipal no interior do Ceará retornaram nesta segunda-feira, após as aulas ficarem suspensas depois que dezenas de alunos começaram a sentir um mal-estar. Psicólogos, parapsicólogos e até religiosos foram chamados ao local para ajudar a explicar o que aconteceu com os estudantes.

Os sintomas eram dores musculares e de cabeça, palidez, calafrios, náusea, paralisia muscular, aumento dos batimentos cardíacos e pressão alta.

Segundo a direção da escola municipal Eduardo Barbosa, na área rural de Itatira (221 km de Fortaleza), a maioria do grupo afetado é de meninas de 8 a 16 anos.

Há 12 dias foi realizada uma missa na escola, após pedido da comunidade local. Na cerimônia, 25 pessoas --alunos e até pais-- apresentaram os sintomas. Todos foram levados a hospitais em cidades vizinhas.

"Alguns ficaram com a voz mais grossa. Pareciam em transe", afirma Eliane Dias, diretora do Colégio Estadual Nazaré Guerra, que compartilha as instalações da escola

Após a missa, as atividades foram suspensas. Os cerca de 500 alunos só retornaram às aulas hoje. Não houve incidentes.

A diretora afirmou que a prefeitura e a escola investigaram os alimentos e a água consumida, mas não detectaram anormalidades. Conforme os relatos, os jovens ficam mais agressivos e não se lembram de nada depois.

Na quarta-feira passada (9), o padre e parapsicólogo Élio Correia de Freitas, de Fortaleza, foi chamado pela paróquia local para conversar com os alunos e membros da comunidade. Na reunião, realizada na escola, sete pessoas desmaiaram.

"A comunidade está começando a acreditar que a escola é amaldiçoada, mas se trata de um caso de histeria coletiva ou contágio psíquico", diz o padre.

Uma reportagem na TV Globo também investigou o caso, no YouTube encontramos a reprodução da matéria veiculada no Jornal Nacional falando em surto psicótico onde até o espírito de um ex-aluno morto é citado.



A matéria da Folha continuou lembrando o fato ocorrido nos EUA em 1962:

Transe causou mortes nos EUA em 1692 (para assinantes)
14/6/2010 - Folha de São Paulo

Em Salem (EUA), 19 pessoas foram condenadas à forca em 1692, em caso relatado na peça e no filme "As Bruxas de Salem". Tudo começou quando duas meninas entraram em suposto transe e foram consideradas enfeitiçadas.
O episódio conturbou a cidade. Logo, outras pessoas começaram a manifestar os "sintomas". Poucos anos depois, a comunidade reconheceu erros nos julgamentos.
Salem tem hoje um museu sobre o fato e explora turisticamente o episódio.

Pânico, surto, transe e histeria coletiva em toda uma cidade, um quadro que lembra o apocalipse que pode ser incluido facilmente na lista de sinais do fim do mundo.

Vírus assassino descoberto na África do Sul em 2008

it says: no photos!

Lembrei desta notícia publicada no jornal O Globo e que encontrei reproduzida no site da Universidade Federal do Ceará. Fala das mortes provocadas anos atrás por um virus até então desconhecido. Também cita um caso de morte por virus misterioso no Brasil, vale pesquisar as consequencias.


Descoberto novo vírus hemorrágico letal
Universidade Federal do Ceará, Jornal O Globo 5/11/2008

Um novo vírus que causa uma febre hemorrágica letal foi descoberto no sul da África. Ele matou quatro pessoas na África do Sul e deixou mais uma doente. Porém, autoridades de saúde sul-africanas dizem que o surto está controlado, segundo o jornal “New York Times”. Vírus hemorrágicos — dos quais o Ebola é o mais conhecido — são temidos devido à elevada taxa de mortalidade. Se não forem identificados depressa, costumam ser letais.

O vírus identificado agora é da família dos arenavírus, conhecidos causadores de febres hemorrágicas, principalmente na África e na América do Sul. Exemplos são as febres de Lassa, do oeste da África; Machupo e Guanarito, ambas sulamericanas.
Muitos desses microorganismos permanecem misteriosos anos após terem sido descobertos.

No Brasil, o arenavírus Sabiá matou uma mulher em SP em 1990 e desapareceu sem que sua origem na natureza tenha sido identificada.

A descoberta de vírus que infectam animais não é um evento incomum. Um exemplo é um vírus de febre aftosa identificado no mês passado em cabras da Suíça. Porém, é relativamente raro descobrir microorganismos que causam doenças fatais em seres humanos, como o coronavírus que provocou a síndrome respiratória que se espalhou pela Ásia em 2002. Estudos recentes, no entanto, indicam que o número de doenças infecciosas tem crescido nas últimas décadas, possivelmente em função da globalização (que facilita viagens) e do aumento da população.

Ninguém sabe ainda como a primeira vítima do novo vírus foi infectada.
Porém, os arenavírus são comuns em roedores. A urina seca desses animais se mistura à poeira e pode transmitir o vírus, se inalada.
A descoberta foi confirmada pelo Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul e pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

A primeira vítima chamava-se Cecilia van Deventer, uma vendedora de viagens em Lusaka, na Zâmbia. Ela adoeceu em 2 de setembro e foi levada de avião para Johannesburgo, na África do Sul.
Aparentemente, Cecília transmitiu a doença para Hannes Els, o paramédico que a acompanhou na viagem, e Gladys Mthembu, a enfermeira que a atendeu na Clínica Morningside, em Johannesburgo.

A quarta pessoa a morrer foi Maria Mokubung, a faxineira que limpou o quarto onde Cecília faleceu, em 14 de setembro. Segundo jornais sul-africanos, a morte de Maria inicialmente teve erro de diagnóstico, porque ela tinha tuberculose e meningite, e já estava muito fraca e confusa quando sua família resolveu buscar socorro. A quinta pessoa a adoecer sobreviveu. Ela é a enfermeira que cuidou de Hannes Els. A mulher ainda está muito mal, mas tem respondido ao tratamento com a droga ribavirina.

A doença começa com sintomas semelhantes aos da gripe, como febre e diarréia. Em seguida aparecem manchas como as do sarampo. A próxima fase é a hemorragia que leva a colapso respiratório e circulatório.
Autoridades de saúde da África do Sul disseram que não houve casos novos, mas elas ainda vão esperar até o fim do mês para considerar o surto definitivamente debelado.

Será difícil localizar a origem do vírus. O corpo de Cecília foi cremado e Zâmbia não guardou amostras de seu sangue. Amostras de tecidos das outras vítimas só podem ser retiradas em laboratório de segurança máxima e o único na região está fechado.
(O Globo, 5/11)

Fonte: Jornal da Ciência 3636, 06 de novembro de 2008.


Recentemente o medo de uma epidemia desconhecida foi retomado pelo ocorrido na Alemanha e Europa, onde uma bactéria que ataca e destrói os rins causou várias mortes. Na época epidemias e surtos causados pelo virus Ebola, fungos ou bactérias desconhecidas ainda causavam mais temor, dando origem a livros e filmes sobre o tema. Um cenário de calamidade pública e de saúde digno do apocalipse com os microscópicos sinais do fim do mundo exterminando e martirizando pessoas, cidades e civilizações.

Monday, July 25, 2011

A falência dos Estados Unidos em contagem regressiva

PB240117

Depois de passar por uma crise imobiliária e financeira em 2008, os Estados Unidos estão em um novo impasse entre presidência, deputados e senadores onde governo e os políticos tentam fechar um acordo que evite a falência e o calote da dívida. Imaginar que o maior país do mundo e a economia mais desenvolvida deixe de pagar funcionários e contas pode ser catastófrico e contagiar o mundo inteiro com pessimismo e pânico.

Algumas notícias veiculadas na imprensa até o momento:


ATUALIZAÇÕES

5/8/2011 - Economico.pt - Mais uma cidade dos EUA declara-se insolvente
Central Falls, no estado de Rhode Island, foi o quinto município norte-americano a abrir falência em 2011.

2/8/2011 - Folha - Obama se rende no acordo quanto à dívida
O prêmio nobel de economia Paul Krugman alerta que o acordo com os Republicanos é um desastre, e não apenas para Obama e seu partido. Ele danificará ainda mais uma economia já deprimida; provavelmente agravará o problema do deficit norte-americano em longo prazo, ao contrário de aliviá-lo.



25/7/2011 - BBC Brasil -
Impasse sobre dívida nos EUA precisa ser resolvido 'hoje', afirma Geithner
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, afirmou que o governo comandado pelo presidente Barack Obama e a oposição republicana precisam alcançar um acordo ''hoje'' para pôr fim ao impasse sobre o limite da dívida pública do país e, assim, evitar o risco de calote.

25/7/2011 -
Estadão - Perda de confiança na dívida dos EUA ameaça outras nações
Em avaliação anual da economia norte-america, Fundo Monetário Internacional afirma que tal cenário pode criar efeitos 'universalmente grandes e negativos' no restante do mundo

17/7/2011 - Correio Braziliense - Norte-americanos foram forçados a reduzir o consumo em US$ 2,3 trilhões
Investidores e representantes de governos perderam o sono nas últimas semanas, diante do temor de que o mundo entre em uma nova recessão

17/5/2011 - Folha - Rebublicanos tomam os Estados Unidos como refém
O prêmio nobel de economia Paul Krugman explica o impasse entre governo e oposição e lembra que um editorial do "Wall Street Journal" ridicularizava as pessoas preocupadas com a possibilidade de que o limite de endividamento seja atingido, definindo-as como "o lobby do Armagedom".


Os EUA tem uma fábrica de dinheiro e dolar, mas se não houver credibilidade ou bom senso, a moeda vai ser vista apenas como papel sem valor (o que no fundo ela é, todo o resto é confiança). Se todos de uma vez resolverem abandonar e vender seus dólares e passar a comprar ouro, diamantes, obras de arte, metais valiosos e pedras preciosas para garantir o valor de suas economias, vai ser um estouro da boiada e fuga de ativos norte-americanos digno de caos e fim de mundo.

Morte de famosos aos 27 anos de idade



Com a morte da cantora e compositora Amy Winehouse no último fim de semana o noticiário e as pessoas começaram a falar do enorme talento e perda cultural mas tb da vida desregrada, abuso de drogas e álcool que teria antecipado a morte da artista, muitos lembraram da maldição da morte de jovens astros do rock e ídolos pop sempre aos 27 anos.

Além da cantora inglesa, Brian Jones (ex-Rolling Stones) em 1969, Janis Joplin e o guitarrista Jimi Hendrix em 1970, Jim Morrison em 1971, Kurt Cobain em 1994, todos teriam morrido aos 27 anos.

A coincidência ou não em torno do número 27 e possíveis interpretações até mesmo em relação ao 9 (soma de 2 + 7) como último algarismo antes de repetir a escala decimal, as vezes acabam dando origem à especulações lembrando a história de Fausto de Goethe e o oferecimento ou venda da alma ao diabo em troca de fama, sucesso, dinheiro e poder para tocar instrumentos e músicas que atraem e cativam multidões.

Vale lembrar o primeiro artista envolto nesta lenda do clube dos 27 foi Robert Johnson, que viveu entre 1918 e 1938. Segundo boatos, para ser um exímio tocador de violão, viola e guitarra ele teria feito um pacto com o demônio em uma encruzilhada das rodovias 61 e 49 em Clarksdale, no estado americano do Mississipi. No video acima está uma animação com a gravação original da música de Johnson chamada "Me and the devil blues" (que poderia ser traduzido por algo como: blues do meu encontro com o diabo ou blues Eu e o Diabo). Abaixo a letra e a tradução desta música:


Me And The Devil Blues

Robert Johnson

Early this mornin'
when you knocked upon my door
Early this mornin', ooh
when you knocked upon my door
And I said, "Hello, Satan,"
I believe it's time to go."

Me and the Devil
was walkin' side by side
Me and the Devil, ooh
was walkin' side by side
And I'm goin' to beat my woman
until I get satisfied

She say you don't see why
that you will dog me 'round
spoken: Now, babe, you know you ain't doin' me
right, don'cha
She say you don't see why, ooh
that you will dog me 'round
It must-a be that old evil spirit
so deep down in the ground

You may bury my body
down by the highway side
spoken: Baby, I don't care where you bury my
body when I'm dead and gone
You may bury my body, ooh
down by the highway side
So my old evil spirit
can catch a Greyhound bus and ride


Blues Eu e o Diabo
Robert Johnson

Hoje logo de manhã
quando você bateu na porta
Hoje logo de manhã, oh
quando você bateu na porta
Eu disse, "Olá Satã,
acredito que é tempo de ir"

Eu e o Diabo
estávamos caminhando lado a lado
Eu e o Diabo, oh,
estávamos caminhando lado a lado
E estou indo socar minha mulher
até eu ficar satisfeito

Ela diz que você não vê a razão
que você vai me dar a volta como um cão
Falado: Agora meu bem, você não está fazendo o certo, não?
Ela diz que você não vê a razão, oh
que você vai me dar a volta como um cão
Deve ser aquele velho espírito do mal
bem nas profundezas da terra

Você talvez enterre meu corpo
embaixo do acostamento da estrada
Falado: Meu bem, eu não me importo onde você vai enterrar
meu corpo quando eu estiver morto e partido
Você talvez enterre meu corpo, oh
embaixo do acostamento da estrada
Assim meu velho espírito do mal
vai poder pegar um ônibus Greyhound (cachorro galgo) e partir

Outra música dele supostamente ligado ao acordo com o cramunhão seria "Crossroads" (Encruzilhada), que tb tem video publicado no YouTube:



No verbete da wikipedia em inglês, uma das explicações para a lenda pode ser um hábito que Robert Johnson e seu mestre e parceiro Ike Zinnerman tinham de praticar e tocar o instrumento em cemitérios por causa do silêncio e para não serem importunados.

Para quem se impressiona fácil, ouvir as músicas e gravações antigas ou assistir os videos e clipes no YouTube podem aterrorizar e as mortes e símbolos de drogas, cigarros, álcool, suicídio e mortes misteriosas dos jovens artistas famosos em trilha sonora do apocalipse e sinais do fim do mundo em cada esquina e encruzilhada.

Wednesday, July 20, 2011

Milhares de pássaros mortos que caíram do céu



No começo deste ano de 2011 um acontecimento assustador surgiu no estado americano do Arkansas, milhares de aves mortas (melros) surgiram nos primeiros dias e horas de janeiro. Caídas nas estradas, telhados e jardins das casas do povoado de Beebe como uma chuva de cadávares de passarinhos, como mostra este video gravado de uma reportagem do canal de TV CNN veiculado em 2/1/2011.

Matéria do site Time NewsFeed - Why did thousand of birds drop dead in the Arkansas sky? (Por que milhares de pássaros cairam mortos do céu de Arkansas?) - traz a declaração da ornitóloga Karen Rowe da Comissão de Caça e Pesca do Arkansas dizendo que este tipo de incidente não é tão raro quanto se pensa, relâmpagos e chuva de granizo em altitudes podem provocar este tipo de massacre nos animais. Especulações sobre envenamento e traumas e stress extremo causados por queima de fogos no reveillon provocando as mortes das aves também surgiram na imprensa.

No estado próximo da Louisiana o fenômeno misterioso ocorreu novamente dias depois, como noticiou o portal G1 dia 4/1/2011: EUA tem nova chuva de pássaros mortos. Desta vez cerca de 500 cadávares de pássaros surgiram na paróquia de Pointe Coupee, completando o quadro que remete a um quadro de apocalipse sinalizando o fim do mundo.

Estas mortes misteriosas de milhares de animais de uma vez são cada vez mais assustadoras, lembrando algumas vezes as 10 pragas do Egito descritas no velho testamento. Particularmente as invasões de chuva de rãs e sapos e tempestade de gafanhotos enviados por Deus para libertar o povo de Israel.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO