Wednesday, July 27, 2011

Vírus assassino descoberto na África do Sul em 2008

it says: no photos!

Lembrei desta notícia publicada no jornal O Globo e que encontrei reproduzida no site da Universidade Federal do Ceará. Fala das mortes provocadas anos atrás por um virus até então desconhecido. Também cita um caso de morte por virus misterioso no Brasil, vale pesquisar as consequencias.


Descoberto novo vírus hemorrágico letal
Universidade Federal do Ceará, Jornal O Globo 5/11/2008

Um novo vírus que causa uma febre hemorrágica letal foi descoberto no sul da África. Ele matou quatro pessoas na África do Sul e deixou mais uma doente. Porém, autoridades de saúde sul-africanas dizem que o surto está controlado, segundo o jornal “New York Times”. Vírus hemorrágicos — dos quais o Ebola é o mais conhecido — são temidos devido à elevada taxa de mortalidade. Se não forem identificados depressa, costumam ser letais.

O vírus identificado agora é da família dos arenavírus, conhecidos causadores de febres hemorrágicas, principalmente na África e na América do Sul. Exemplos são as febres de Lassa, do oeste da África; Machupo e Guanarito, ambas sulamericanas.
Muitos desses microorganismos permanecem misteriosos anos após terem sido descobertos.

No Brasil, o arenavírus Sabiá matou uma mulher em SP em 1990 e desapareceu sem que sua origem na natureza tenha sido identificada.

A descoberta de vírus que infectam animais não é um evento incomum. Um exemplo é um vírus de febre aftosa identificado no mês passado em cabras da Suíça. Porém, é relativamente raro descobrir microorganismos que causam doenças fatais em seres humanos, como o coronavírus que provocou a síndrome respiratória que se espalhou pela Ásia em 2002. Estudos recentes, no entanto, indicam que o número de doenças infecciosas tem crescido nas últimas décadas, possivelmente em função da globalização (que facilita viagens) e do aumento da população.

Ninguém sabe ainda como a primeira vítima do novo vírus foi infectada.
Porém, os arenavírus são comuns em roedores. A urina seca desses animais se mistura à poeira e pode transmitir o vírus, se inalada.
A descoberta foi confirmada pelo Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul e pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

A primeira vítima chamava-se Cecilia van Deventer, uma vendedora de viagens em Lusaka, na Zâmbia. Ela adoeceu em 2 de setembro e foi levada de avião para Johannesburgo, na África do Sul.
Aparentemente, Cecília transmitiu a doença para Hannes Els, o paramédico que a acompanhou na viagem, e Gladys Mthembu, a enfermeira que a atendeu na Clínica Morningside, em Johannesburgo.

A quarta pessoa a morrer foi Maria Mokubung, a faxineira que limpou o quarto onde Cecília faleceu, em 14 de setembro. Segundo jornais sul-africanos, a morte de Maria inicialmente teve erro de diagnóstico, porque ela tinha tuberculose e meningite, e já estava muito fraca e confusa quando sua família resolveu buscar socorro. A quinta pessoa a adoecer sobreviveu. Ela é a enfermeira que cuidou de Hannes Els. A mulher ainda está muito mal, mas tem respondido ao tratamento com a droga ribavirina.

A doença começa com sintomas semelhantes aos da gripe, como febre e diarréia. Em seguida aparecem manchas como as do sarampo. A próxima fase é a hemorragia que leva a colapso respiratório e circulatório.
Autoridades de saúde da África do Sul disseram que não houve casos novos, mas elas ainda vão esperar até o fim do mês para considerar o surto definitivamente debelado.

Será difícil localizar a origem do vírus. O corpo de Cecília foi cremado e Zâmbia não guardou amostras de seu sangue. Amostras de tecidos das outras vítimas só podem ser retiradas em laboratório de segurança máxima e o único na região está fechado.
(O Globo, 5/11)

Fonte: Jornal da Ciência 3636, 06 de novembro de 2008.


Recentemente o medo de uma epidemia desconhecida foi retomado pelo ocorrido na Alemanha e Europa, onde uma bactéria que ataca e destrói os rins causou várias mortes. Na época epidemias e surtos causados pelo virus Ebola, fungos ou bactérias desconhecidas ainda causavam mais temor, dando origem a livros e filmes sobre o tema. Um cenário de calamidade pública e de saúde digno do apocalipse com os microscópicos sinais do fim do mundo exterminando e martirizando pessoas, cidades e civilizações.

Monday, July 25, 2011

A falência dos Estados Unidos em contagem regressiva

PB240117

Depois de passar por uma crise imobiliária e financeira em 2008, os Estados Unidos estão em um novo impasse entre presidência, deputados e senadores onde governo e os políticos tentam fechar um acordo que evite a falência e o calote da dívida. Imaginar que o maior país do mundo e a economia mais desenvolvida deixe de pagar funcionários e contas pode ser catastófrico e contagiar o mundo inteiro com pessimismo e pânico.

Algumas notícias veiculadas na imprensa até o momento:


ATUALIZAÇÕES

5/8/2011 - Economico.pt - Mais uma cidade dos EUA declara-se insolvente
Central Falls, no estado de Rhode Island, foi o quinto município norte-americano a abrir falência em 2011.

2/8/2011 - Folha - Obama se rende no acordo quanto à dívida
O prêmio nobel de economia Paul Krugman alerta que o acordo com os Republicanos é um desastre, e não apenas para Obama e seu partido. Ele danificará ainda mais uma economia já deprimida; provavelmente agravará o problema do deficit norte-americano em longo prazo, ao contrário de aliviá-lo.



25/7/2011 - BBC Brasil -
Impasse sobre dívida nos EUA precisa ser resolvido 'hoje', afirma Geithner
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, afirmou que o governo comandado pelo presidente Barack Obama e a oposição republicana precisam alcançar um acordo ''hoje'' para pôr fim ao impasse sobre o limite da dívida pública do país e, assim, evitar o risco de calote.

25/7/2011 -
Estadão - Perda de confiança na dívida dos EUA ameaça outras nações
Em avaliação anual da economia norte-america, Fundo Monetário Internacional afirma que tal cenário pode criar efeitos 'universalmente grandes e negativos' no restante do mundo

17/7/2011 - Correio Braziliense - Norte-americanos foram forçados a reduzir o consumo em US$ 2,3 trilhões
Investidores e representantes de governos perderam o sono nas últimas semanas, diante do temor de que o mundo entre em uma nova recessão

17/5/2011 - Folha - Rebublicanos tomam os Estados Unidos como refém
O prêmio nobel de economia Paul Krugman explica o impasse entre governo e oposição e lembra que um editorial do "Wall Street Journal" ridicularizava as pessoas preocupadas com a possibilidade de que o limite de endividamento seja atingido, definindo-as como "o lobby do Armagedom".


Os EUA tem uma fábrica de dinheiro e dolar, mas se não houver credibilidade ou bom senso, a moeda vai ser vista apenas como papel sem valor (o que no fundo ela é, todo o resto é confiança). Se todos de uma vez resolverem abandonar e vender seus dólares e passar a comprar ouro, diamantes, obras de arte, metais valiosos e pedras preciosas para garantir o valor de suas economias, vai ser um estouro da boiada e fuga de ativos norte-americanos digno de caos e fim de mundo.

Morte de famosos aos 27 anos de idade



Com a morte da cantora e compositora Amy Winehouse no último fim de semana o noticiário e as pessoas começaram a falar do enorme talento e perda cultural mas tb da vida desregrada, abuso de drogas e álcool que teria antecipado a morte da artista, muitos lembraram da maldição da morte de jovens astros do rock e ídolos pop sempre aos 27 anos.

Além da cantora inglesa, Brian Jones (ex-Rolling Stones) em 1969, Janis Joplin e o guitarrista Jimi Hendrix em 1970, Jim Morrison em 1971, Kurt Cobain em 1994, todos teriam morrido aos 27 anos.

A coincidência ou não em torno do número 27 e possíveis interpretações até mesmo em relação ao 9 (soma de 2 + 7) como último algarismo antes de repetir a escala decimal, as vezes acabam dando origem à especulações lembrando a história de Fausto de Goethe e o oferecimento ou venda da alma ao diabo em troca de fama, sucesso, dinheiro e poder para tocar instrumentos e músicas que atraem e cativam multidões.

Vale lembrar o primeiro artista envolto nesta lenda do clube dos 27 foi Robert Johnson, que viveu entre 1918 e 1938. Segundo boatos, para ser um exímio tocador de violão, viola e guitarra ele teria feito um pacto com o demônio em uma encruzilhada das rodovias 61 e 49 em Clarksdale, no estado americano do Mississipi. No video acima está uma animação com a gravação original da música de Johnson chamada "Me and the devil blues" (que poderia ser traduzido por algo como: blues do meu encontro com o diabo ou blues Eu e o Diabo). Abaixo a letra e a tradução desta música:


Me And The Devil Blues

Robert Johnson

Early this mornin'
when you knocked upon my door
Early this mornin', ooh
when you knocked upon my door
And I said, "Hello, Satan,"
I believe it's time to go."

Me and the Devil
was walkin' side by side
Me and the Devil, ooh
was walkin' side by side
And I'm goin' to beat my woman
until I get satisfied

She say you don't see why
that you will dog me 'round
spoken: Now, babe, you know you ain't doin' me
right, don'cha
She say you don't see why, ooh
that you will dog me 'round
It must-a be that old evil spirit
so deep down in the ground

You may bury my body
down by the highway side
spoken: Baby, I don't care where you bury my
body when I'm dead and gone
You may bury my body, ooh
down by the highway side
So my old evil spirit
can catch a Greyhound bus and ride


Blues Eu e o Diabo
Robert Johnson

Hoje logo de manhã
quando você bateu na porta
Hoje logo de manhã, oh
quando você bateu na porta
Eu disse, "Olá Satã,
acredito que é tempo de ir"

Eu e o Diabo
estávamos caminhando lado a lado
Eu e o Diabo, oh,
estávamos caminhando lado a lado
E estou indo socar minha mulher
até eu ficar satisfeito

Ela diz que você não vê a razão
que você vai me dar a volta como um cão
Falado: Agora meu bem, você não está fazendo o certo, não?
Ela diz que você não vê a razão, oh
que você vai me dar a volta como um cão
Deve ser aquele velho espírito do mal
bem nas profundezas da terra

Você talvez enterre meu corpo
embaixo do acostamento da estrada
Falado: Meu bem, eu não me importo onde você vai enterrar
meu corpo quando eu estiver morto e partido
Você talvez enterre meu corpo, oh
embaixo do acostamento da estrada
Assim meu velho espírito do mal
vai poder pegar um ônibus Greyhound (cachorro galgo) e partir

Outra música dele supostamente ligado ao acordo com o cramunhão seria "Crossroads" (Encruzilhada), que tb tem video publicado no YouTube:



No verbete da wikipedia em inglês, uma das explicações para a lenda pode ser um hábito que Robert Johnson e seu mestre e parceiro Ike Zinnerman tinham de praticar e tocar o instrumento em cemitérios por causa do silêncio e para não serem importunados.

Para quem se impressiona fácil, ouvir as músicas e gravações antigas ou assistir os videos e clipes no YouTube podem aterrorizar e as mortes e símbolos de drogas, cigarros, álcool, suicídio e mortes misteriosas dos jovens artistas famosos em trilha sonora do apocalipse e sinais do fim do mundo em cada esquina e encruzilhada.

Wednesday, July 20, 2011

Milhares de pássaros mortos que caíram do céu



No começo deste ano de 2011 um acontecimento assustador surgiu no estado americano do Arkansas, milhares de aves mortas (melros) surgiram nos primeiros dias e horas de janeiro. Caídas nas estradas, telhados e jardins das casas do povoado de Beebe como uma chuva de cadávares de passarinhos, como mostra este video gravado de uma reportagem do canal de TV CNN veiculado em 2/1/2011.

Matéria do site Time NewsFeed - Why did thousand of birds drop dead in the Arkansas sky? (Por que milhares de pássaros cairam mortos do céu de Arkansas?) - traz a declaração da ornitóloga Karen Rowe da Comissão de Caça e Pesca do Arkansas dizendo que este tipo de incidente não é tão raro quanto se pensa, relâmpagos e chuva de granizo em altitudes podem provocar este tipo de massacre nos animais. Especulações sobre envenamento e traumas e stress extremo causados por queima de fogos no reveillon provocando as mortes das aves também surgiram na imprensa.

No estado próximo da Louisiana o fenômeno misterioso ocorreu novamente dias depois, como noticiou o portal G1 dia 4/1/2011: EUA tem nova chuva de pássaros mortos. Desta vez cerca de 500 cadávares de pássaros surgiram na paróquia de Pointe Coupee, completando o quadro que remete a um quadro de apocalipse sinalizando o fim do mundo.

Estas mortes misteriosas de milhares de animais de uma vez são cada vez mais assustadoras, lembrando algumas vezes as 10 pragas do Egito descritas no velho testamento. Particularmente as invasões de chuva de rãs e sapos e tempestade de gafanhotos enviados por Deus para libertar o povo de Israel.

Planeta Nibiru? Video mostrando segundo sol na TV da China



Este video publicado em março deste ano no YouTube e com 188.777 exibições até agora, mostra uma reportagem no telejornal chinês supostamente veiculado na TV daquele país. As imagens mostram a filmagem onde aparece um segundo sol de forma clara, ao lado do sol original. Como a profecia maia do fim do mundo em 2012 fala do aparecimento do planeta Nibiru (ou Planet X) de forma parecida, a apreensão, especulação, notícias, brincadeiras e sinais em torno do apocalipse iminente cresce enquanto a data fatídica da previsão se aproxima.

O site americano MsnNbc Space.com publicou sobre estranho fato do aparecimento dos 2o sol ocorrido na China na matéria Two suns spotted on China defied explanation (2 sóis aparecem na China e desafiam explicações). A reportagem traz declarações do astrônomo Jim Kaler da Universidade de Illinois que acredita que o que aconteceu foi uma miragem causada por alguma concentração anormal e rara de partículas na atmosfera. Este tipo de ilusão de ótica acontece normalmente próximo da linha do horizonte, diferente do mostrado na tv chinesa que o próprio Kaler não acredita que tenha sido um efeito gerado por computador.

A reportagem do site americano ainda cita o astrônomo Michael Minnaert e seu livro Light and Color in the Outdoors como a mais completa referência em sol duplo, cão do sol, halo solar, falso sol, etc. Minnaert explica que existem vários registros de falso sol na mesma posição mostrada no video chinês, inclusive com fotos. O cientista Grant Perry, estudioso da atmosfera na Universidade Winsconsin, alertou que o fênomeno é incomum e que pensou na possibilidade de ser uma ilusão causada pelo reflexo na lente ou do equipamento de gravação, mas para isso a imagem deveria se mover junto com o movimento da câmera, o que não acontece.

A matéria do Space.com lembra do boato recente que se alastrou na internet sobre explosão de uma estrela próxima da Terra causaria o aparecimento de um segundo sol, de qq forma, seja ilusão de ótica, miragem, planeta nibiru ou aparição religiosa, a imagem nítida de 2 sóis no céu pode com certeza entrar na lista de sinais do fim do mundo.

Monday, July 18, 2011

Agua que sai da terra e radioatividade no Japão depois do terremoto



Reportagem do correspondente do Jornal Nacional da TV Globo no Japão - Após terremoto, água quente que sai do solo preocupa cidade no Japão - mostra o fenômeno que acontece em Iwaki, com o surgimento de várias fontes de água quente que vem do subterrâneo. A água termal alaranjada aparece brotando de prédios, escadas e calçadas, preocupando os moradores.

A reportagem tb cita que o Japão é o lugar com maior número de fontes de água quente do mundo, chamadas de onsen, são 28 mil fontes de águas termais no país. A cidade de Iwaki fica na província de Fukushima, próximo ao epicentro do terremoto que provocou o trágico tsunami e o acidente na usina nuclear japonesa, a água morna que aparece por lá tem a cor laranja por causa da presença de ferro e outros minerais. Em outro local próximo, a água sai quente a 50 graus e é da cor branca e com mau cheiro de ovo podre, por causa do ácido sulfídrico presente.


Césio radioativo na água da torneira em Tóquio

Outra reportagem da ABC News de 4/7/2011 - Radioactive cesium found in Tokyo tap water (césio radioativo encontrado na água de torneira em Tóquio) - revela que foram detectadas presença de cesio 137, mas em quantidades consideradas seguras pelas autoridades japonesas, uma semana antes, testes com crianças em Fukushima apontaram contaminação por cesio 137 e cesio 134. A matéria tb revela que em abril, foram encontrados cesio em peixes pescados próximo a usina nuclear acidentada, a espécie chamada young lance em inglês, e konago em japonês, geramente consumido seco ou cozido.

Pra quem se lembra, o cesio foi protagonista de um acidente radioativo no Brasil, quando catadores de sucata abriram e desmontaram em 13/9/1987 um aparelho de radioterapia de um hospital abandonado em Goiânia/GO. Na época houve pânico e, mesmo sem acidentes em usinas ou bombas atômicas, o país viveu a proximidade do que seria a idéia do holocausto radioativo e a hipótese concreta de um fim do mundo nuclear.

Wednesday, July 13, 2011

Hora 11:11 - Significado de maldição, perseguição ou benção?


P11-05-11_11h11, upload feito originalmente por oceutaazul.

Tempos atrás li no jornal sobre o medo e o terror que a visão do relógio marcando 11:11 ou 11h11 provocava em algumas pessoas. Uma lenda sobre o 11:11 ser maldito e trazer a morte e mau agouro para o dia da pessoa que ver os números iguais, crendice que aparentemente circula em alguns grupos, principalmente crianças e adolescentes. Na matéria, uma psicológa explicava que os objetos e números simétricos, organizados de forma harmônica no visor do relógio, chamam mais atenção do que as outras horas, por isso a tendência de achar que existe algo por trás das visões e estes momentos serem mais lembrados e registrados na memória.

Portal 11:11 e numerologia

Pesquisando na internet descobri que existe até um grupo que defende o 11:11 como um portal místico religioso: Anjo de Luz - Portal 11:11 Dia de Lembrar. Segundo a suposta seita, os números nos relógios cumprem o papel de despertador de recordações e significam um ponto de inserção para que a Realidade Maior entre no momento presente, uma ponte entre dualidade e Unidade. Eles defendem que a combinação numérica é o nosso caminho para o Desconhecido, e concluem: aparição do 11:11 é sempre um ato benéfico de Intervenção Divina.

Diante das pessoas que ficam surpresas ou se sentem perseguidas por sempre acordarem às 11h11, sempre ligarem o carro às 11h11, sempre olharem no relógio às 11h11, etc, a numeróloga Aparecida Liberato tb publicou um artigo com sua interpretação do fenômeno em seu site: Números Repetidos. No artigo ela afirma a seguinte explicação:

O fato de essas pessoas perceberem à sua volta certas constantes, que se repetem, reflete a necessidade de organização. Descobrir essas constantes acarreta para elas um certo alívio. Este é um processo inconsciente e uma maneira de diminuir a ansiedade.

(...) Algumas pessoas têm uma enorme necessidade de organizar a sua vida. Elas se dividem em dois grupos: as que têm o número 4 (estáveis e aplicadas, dependem da ordem para se sentir seguras) e as que têm número 3 ou 5 (geralmente são dispersivas, perdem o foco de atenção e se desorganizam. Dependem da ordem para conseguir perseverar).

(...) Se você nunca prestou atenção nos números e provavelmente a sua repetição já ocorreu muitas vezes. Só que um dia você deu atenção a isso, e você passa a identificar esse fato. Você vai selecionando aquilo que faz parte do padrão estabelecido por você mesmo. Portanto não há com que se preocupar ou assustar. É importante saber que isso é reflexo da sua necessidade interna de organizar a sua vida, ou de estabelecer padrões que se repetem e lhe trazem certezas de que a natureza é controlável. Há pessoas, inclusive, que guardam bilhetes ou tickets de entradas com números que se repetem, como se isso lhes trouxesse sorte. (...)


Prognósticos


Na pesquisa encontrei até um blog dedicado apenas a horas e minutos iguais - Horasiguais.com.br - que tem uma lista com cada hora de números coincidentes e seus prováveis significados: 01h01: Ele (a) te ama, 02h02: Beijos vão acontecer logo, 03h03: Quem você ama estará junto de você, 04h04: Desencontros, 05h05: Encontrará o amado(a) em breve, 06h06: Vai ficar logo, 07h07: Ele(a) gosta de você, 08h08: Hoje uma pessoa pensou em você, 09h09: Ignora-te, 10h10: Junto a ti, 11h11: A pessoa que te ama está longe, 12h12: Alegrias estão por vir, 13h13: Namorarás, 14h14: Odeia-te, 15h15: Por ti choras, 16h16: Querem um beijo seu, 17h17: Ri de ti, 18h18: Sente saudades sua, 19h19: Terás quem tanto almeja, 20h20: Terás união no amor, 21h21: Verá quem desejas, 22h22: Estão falando mal de você, 23h23: Zombam de ti, 00h00: Faça um pedido.

De forma semelhante o blog Nuvem ou Bombril também publicou uma lista incluindo capicuia (números invertidos), mas com prognósticos e adivinhações diferentes: 01:01 - Ama-te, 01:10 - Querem-te, 02:02 -Em breve terá um encontro, 02:20 - Amor correspondido, 03:03 - Contigo ele/a é mais feliz, 03:30 - Desejam-te, 04:04 - Alguém distante pensa em você, 04:40 - Desencontros, 05:05 - Receberá um convite, 05:50 - Desentendimentos, 06:06 - Fará de tudo pelo seu amor, 07:07 - Gosta de ti, 08:08 - Hoje ele/a pensou em você, que sorte, 09:09 - Presentes do seu amor, 10:01 - Outro alguém te ama, 10:10 - Alguém irá se declarar para você, 11:11 - Receberá uma ligação, 12:12 - Novidades te alegrarão, 12:21 - Terá um dia bom, 13:13 - Terá um lindo namorado, 13:31 - Algo não irá te agradar, 14:14 - É hora de investir naquele alguém especial, 14:41 - Perda de algo, 15:15 - Indiretas, 15:51 - Reecontrará um velho amigo, 16:16 - Quer loucamente um beijo seu, em segredo, 17:17 - Não pensa em você desse jeito, 18:18 - Sente saudades de ti, pois te ama, 19:19 - Terá quem deseja, 20:02 - Encontrará algo que julga perdido, 20:20 - União no amor, 21:12 - Deseja o seu bem, 21:21 - Você vai perceber que outro pode ser aquele alguém, 22:22 - Quem te ama está sempre ao teu lado, 23:23 - Não será traída, 23:32 - Amanhã será um dia bom, 00:00 - Faça um pedido, e será realizado!

Analisando estas listas, se realmente forem adotadas por jovens e adolescentes como é possível supor pelo tema dos vaticínios e adivinhações, achei interessante a idéia de um horóscopo ou leitura a partir de coisas banais do cotidiano, como ver as horas no relógio. Mesmo sendo um pouco paranóico, esta visão do dia a dia repleto de símbolos como a posição dos talheres e pratos, borras de café e chá, posição dos objetos na bolsa, etc, terem todos um significado oculto que pode ser interpretado e revelado, podem antecipar ou influenciar atitude das pessoas. O curioso é que nestas listas o 11h11 não está ligado à morte ou maldição, de qq forma é aterrorizante imaginar as pessoas sendo inundadas por avisos piscantes nos relógios como sinais do fim do mundo e do apocalipse.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO