Wednesday, July 20, 2011
Planeta Nibiru? Video mostrando segundo sol na TV da China
Este video publicado em março deste ano no YouTube e com 188.777 exibições até agora, mostra uma reportagem no telejornal chinês supostamente veiculado na TV daquele país. As imagens mostram a filmagem onde aparece um segundo sol de forma clara, ao lado do sol original. Como a profecia maia do fim do mundo em 2012 fala do aparecimento do planeta Nibiru (ou Planet X) de forma parecida, a apreensão, especulação, notícias, brincadeiras e sinais em torno do apocalipse iminente cresce enquanto a data fatídica da previsão se aproxima.
O site americano MsnNbc Space.com publicou sobre estranho fato do aparecimento dos 2o sol ocorrido na China na matéria Two suns spotted on China defied explanation (2 sóis aparecem na China e desafiam explicações). A reportagem traz declarações do astrônomo Jim Kaler da Universidade de Illinois que acredita que o que aconteceu foi uma miragem causada por alguma concentração anormal e rara de partículas na atmosfera. Este tipo de ilusão de ótica acontece normalmente próximo da linha do horizonte, diferente do mostrado na tv chinesa que o próprio Kaler não acredita que tenha sido um efeito gerado por computador.
A reportagem do site americano ainda cita o astrônomo Michael Minnaert e seu livro Light and Color in the Outdoors como a mais completa referência em sol duplo, cão do sol, halo solar, falso sol, etc. Minnaert explica que existem vários registros de falso sol na mesma posição mostrada no video chinês, inclusive com fotos. O cientista Grant Perry, estudioso da atmosfera na Universidade Winsconsin, alertou que o fênomeno é incomum e que pensou na possibilidade de ser uma ilusão causada pelo reflexo na lente ou do equipamento de gravação, mas para isso a imagem deveria se mover junto com o movimento da câmera, o que não acontece.
A matéria do Space.com lembra do boato recente que se alastrou na internet sobre explosão de uma estrela próxima da Terra causaria o aparecimento de um segundo sol, de qq forma, seja ilusão de ótica, miragem, planeta nibiru ou aparição religiosa, a imagem nítida de 2 sóis no céu pode com certeza entrar na lista de sinais do fim do mundo.
Monday, July 18, 2011
Agua que sai da terra e radioatividade no Japão depois do terremoto
Reportagem do correspondente do Jornal Nacional da TV Globo no Japão - Após terremoto, água quente que sai do solo preocupa cidade no Japão - mostra o fenômeno que acontece em Iwaki, com o surgimento de várias fontes de água quente que vem do subterrâneo. A água termal alaranjada aparece brotando de prédios, escadas e calçadas, preocupando os moradores.
A reportagem tb cita que o Japão é o lugar com maior número de fontes de água quente do mundo, chamadas de onsen, são 28 mil fontes de águas termais no país. A cidade de Iwaki fica na província de Fukushima, próximo ao epicentro do terremoto que provocou o trágico tsunami e o acidente na usina nuclear japonesa, a água morna que aparece por lá tem a cor laranja por causa da presença de ferro e outros minerais. Em outro local próximo, a água sai quente a 50 graus e é da cor branca e com mau cheiro de ovo podre, por causa do ácido sulfídrico presente.
Césio radioativo na água da torneira em Tóquio
Outra reportagem da ABC News de 4/7/2011 - Radioactive cesium found in Tokyo tap water (césio radioativo encontrado na água de torneira em Tóquio) - revela que foram detectadas presença de cesio 137, mas em quantidades consideradas seguras pelas autoridades japonesas, uma semana antes, testes com crianças em Fukushima apontaram contaminação por cesio 137 e cesio 134. A matéria tb revela que em abril, foram encontrados cesio em peixes pescados próximo a usina nuclear acidentada, a espécie chamada young lance em inglês, e konago em japonês, geramente consumido seco ou cozido.
Pra quem se lembra, o cesio foi protagonista de um acidente radioativo no Brasil, quando catadores de sucata abriram e desmontaram em 13/9/1987 um aparelho de radioterapia de um hospital abandonado em Goiânia/GO. Na época houve pânico e, mesmo sem acidentes em usinas ou bombas atômicas, o país viveu a proximidade do que seria a idéia do holocausto radioativo e a hipótese concreta de um fim do mundo nuclear.
Wednesday, July 13, 2011
Hora 11:11 - Significado de maldição, perseguição ou benção?
Tempos atrás li no jornal sobre o medo e o terror que a visão do relógio marcando 11:11 ou 11h11 provocava em algumas pessoas. Uma lenda sobre o 11:11 ser maldito e trazer a morte e mau agouro para o dia da pessoa que ver os números iguais, crendice que aparentemente circula em alguns grupos, principalmente crianças e adolescentes. Na matéria, uma psicológa explicava que os objetos e números simétricos, organizados de forma harmônica no visor do relógio, chamam mais atenção do que as outras horas, por isso a tendência de achar que existe algo por trás das visões e estes momentos serem mais lembrados e registrados na memória.
Portal 11:11 e numerologia
Pesquisando na internet descobri que existe até um grupo que defende o 11:11 como um portal místico religioso: Anjo de Luz - Portal 11:11 Dia de Lembrar. Segundo a suposta seita, os números nos relógios cumprem o papel de despertador de recordações e significam um ponto de inserção para que a Realidade Maior entre no momento presente, uma ponte entre dualidade e Unidade. Eles defendem que a combinação numérica é o nosso caminho para o Desconhecido, e concluem: aparição do 11:11 é sempre um ato benéfico de Intervenção Divina.
Diante das pessoas que ficam surpresas ou se sentem perseguidas por sempre acordarem às 11h11, sempre ligarem o carro às 11h11, sempre olharem no relógio às 11h11, etc, a numeróloga Aparecida Liberato tb publicou um artigo com sua interpretação do fenômeno em seu site: Números Repetidos. No artigo ela afirma a seguinte explicação:
O fato de essas pessoas perceberem à sua volta certas constantes, que se repetem, reflete a necessidade de organização. Descobrir essas constantes acarreta para elas um certo alívio. Este é um processo inconsciente e uma maneira de diminuir a ansiedade.
(...) Algumas pessoas têm uma enorme necessidade de organizar a sua vida. Elas se dividem em dois grupos: as que têm o número 4 (estáveis e aplicadas, dependem da ordem para se sentir seguras) e as que têm número 3 ou 5 (geralmente são dispersivas, perdem o foco de atenção e se desorganizam. Dependem da ordem para conseguir perseverar).
(...) Se você nunca prestou atenção nos números e provavelmente a sua repetição já ocorreu muitas vezes. Só que um dia você deu atenção a isso, e você passa a identificar esse fato. Você vai selecionando aquilo que faz parte do padrão estabelecido por você mesmo. Portanto não há com que se preocupar ou assustar. É importante saber que isso é reflexo da sua necessidade interna de organizar a sua vida, ou de estabelecer padrões que se repetem e lhe trazem certezas de que a natureza é controlável. Há pessoas, inclusive, que guardam bilhetes ou tickets de entradas com números que se repetem, como se isso lhes trouxesse sorte. (...)
Prognósticos
Na pesquisa encontrei até um blog dedicado apenas a horas e minutos iguais - Horasiguais.com.br - que tem uma lista com cada hora de números coincidentes e seus prováveis significados: 01h01: Ele (a) te ama, 02h02: Beijos vão acontecer logo, 03h03: Quem você ama estará junto de você, 04h04: Desencontros, 05h05: Encontrará o amado(a) em breve, 06h06: Vai ficar logo, 07h07: Ele(a) gosta de você, 08h08: Hoje uma pessoa pensou em você, 09h09: Ignora-te, 10h10: Junto a ti, 11h11: A pessoa que te ama está longe, 12h12: Alegrias estão por vir, 13h13: Namorarás, 14h14: Odeia-te, 15h15: Por ti choras, 16h16: Querem um beijo seu, 17h17: Ri de ti, 18h18: Sente saudades sua, 19h19: Terás quem tanto almeja, 20h20: Terás união no amor, 21h21: Verá quem desejas, 22h22: Estão falando mal de você, 23h23: Zombam de ti, 00h00: Faça um pedido.
De forma semelhante o blog Nuvem ou Bombril também publicou uma lista incluindo capicuia (números invertidos), mas com prognósticos e adivinhações diferentes: 01:01 - Ama-te, 01:10 - Querem-te, 02:02 -Em breve terá um encontro, 02:20 - Amor correspondido, 03:03 - Contigo ele/a é mais feliz, 03:30 - Desejam-te, 04:04 - Alguém distante pensa em você, 04:40 - Desencontros, 05:05 - Receberá um convite, 05:50 - Desentendimentos, 06:06 - Fará de tudo pelo seu amor, 07:07 - Gosta de ti, 08:08 - Hoje ele/a pensou em você, que sorte, 09:09 - Presentes do seu amor, 10:01 - Outro alguém te ama, 10:10 - Alguém irá se declarar para você, 11:11 - Receberá uma ligação, 12:12 - Novidades te alegrarão, 12:21 - Terá um dia bom, 13:13 - Terá um lindo namorado, 13:31 - Algo não irá te agradar, 14:14 - É hora de investir naquele alguém especial, 14:41 - Perda de algo, 15:15 - Indiretas, 15:51 - Reecontrará um velho amigo, 16:16 - Quer loucamente um beijo seu, em segredo, 17:17 - Não pensa em você desse jeito, 18:18 - Sente saudades de ti, pois te ama, 19:19 - Terá quem deseja, 20:02 - Encontrará algo que julga perdido, 20:20 - União no amor, 21:12 - Deseja o seu bem, 21:21 - Você vai perceber que outro pode ser aquele alguém, 22:22 - Quem te ama está sempre ao teu lado, 23:23 - Não será traída, 23:32 - Amanhã será um dia bom, 00:00 - Faça um pedido, e será realizado!
Analisando estas listas, se realmente forem adotadas por jovens e adolescentes como é possível supor pelo tema dos vaticínios e adivinhações, achei interessante a idéia de um horóscopo ou leitura a partir de coisas banais do cotidiano, como ver as horas no relógio. Mesmo sendo um pouco paranóico, esta visão do dia a dia repleto de símbolos como a posição dos talheres e pratos, borras de café e chá, posição dos objetos na bolsa, etc, terem todos um significado oculto que pode ser interpretado e revelado, podem antecipar ou influenciar atitude das pessoas. O curioso é que nestas listas o 11h11 não está ligado à morte ou maldição, de qq forma é aterrorizante imaginar as pessoas sendo inundadas por avisos piscantes nos relógios como sinais do fim do mundo e do apocalipse.
Monday, July 11, 2011
Sumiço de abelhas e caos no trânsito, artigo de Gilberto Dupas na Folha de SP
Infelizmente o quadro continua atual e alarmante nas grandes cidades, onde cada aumento de preço no pote de mel, congestionamento e estacionamento lotados nos supermercados viram lembretes do apocalipse e sinal do fim do mundo.
Sumiço de abelhas e o caos no trânsito
Gilberto Dupas
Aprendiz de feiticeiro, nossa civilização só desperta para os perigos de seus caminhos tecnológicos quando tragédias acontecem
O que tem a ver o recente sumiço das abelhas em várias partes do mundo com os imensos congestionamentos que infernizam a vida dos cidadãos das grandes cidades? Mais do que parece. O caos do trânsito, resultado da primazia do transporte individual, tem dramáticos efeitos sobre o tempo e a saúde das pessoas. Ao lado da emissão de gases e toxinas industriais, a poluição do ar por veículos é variável crítica tanto do aquecimento global e dos efeitos no clima como de doenças.
A British Air Foundation conduziu pesquisas provando que bastam seis horas pedalando no tráfego intenso para causar danos aos vasos sangüíneos, tornando-os menos flexíveis, reduzindo proteínas que previnem coágulos e favorecendo riscos cardíacos. O Laboratório de Poluição Atmosférica da USP estima que a poluição ambiental encurte em média dois anos da vida do paulistano.
O índice de abortos também aumenta, porque o fluxo arterial na placenta diminui; e há suspeitas de efeitos severos na fertilidade. Dados do banco de sêmen do hospital Albert Einstein confirmam que a concentração de espermatozóides no sêmen dos paulistanos caiu significativamente nos últimos dez anos. Entre as hipóteses estão poluição, excessivo consumo de produtos industrializados, estresse, medicamentos, produtos para queda de cabelo, exposição à radiação, substâncias tóxicas dos plásticos de embalagem, pesticidas e outros venenos da vida moderna.
“São coisas que as pessoas vão incorporando em sua dieta e fazem um estrago tremendo nas mitocôndrias e no DNA, causando não só a morte celular como também danos à motilidade e à morfologia”, afirma Dirceu Mendes Pereira, da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana. Porém, o século 21 ficará conhecido como a era do automóvel popular. Carros de US$ 6.000, produzidos no padrão chinês, abarrotarão o mundo e farão crescer a degradação ambiental gerada ao fabricá-los e usá-los. Logo agora, quando questões vitais relativas ao clima e à saúde humana exigiriam o abandono radical do transporte individual em benefício do coletivo.
Mas, como convencer o cidadão chinês, indiano ou brasileiro de que a festa vai acabar justo quando ela chega à sua porta? Ou as grandes corporações globais, que já fazem os cálculos dos lucros em grande escala propiciados por essa nova fronteira de acumulação no “mercado dos pobres”? Mas o que têm abelhas com isso? Muito. No último outono do hemisfério Norte, elas deram para desaparecer. O mesmo fenômeno foi notado em vários países, inclusive no Brasil, causando perplexidade entre cientistas, apicultores -que chegaram a perder 50% de suas colméias- e ecologistas, todos alarmados com os danos ao ambiente e à agricultura se uma crise permanente ocorrer.
Afinal, abelhas são os grandes polinizadores naturais que viabilizam a formação de frutos e sementes. Cientistas da Universidade Harvard fazem hipóteses que incluem intoxicação por inseticidas, infecções por vírus e até radiação de telefones celulares. Quanto aos pesticidas, há inúmeras tragédias humanas que alguns já causaram. Por que não atingiriam as abelhas? Nos anos 1970-80, utilizados nos bananeirais da América Central, esterilizaram 30 mil homens.
Na ilha de Kyushu, no Japão, milhares de pessoas que consumiram óleo de arroz contaminado por dibromo cloropropano ficaram doentes e 112 morreram de intoxicação aguda, câncer e outras afecções; seus filhos herdaram distúrbios imunológicos e do desenvolvimento. A OMS estimou em 3 milhões o número de casos de contaminação desse tipo no mundo. Resíduos tóxicos como metais pesados são encontrados em animais das regiões mais distantes do mundo, numa poluição sistêmica global que atinge vegetais e humanos.
Quanto às ondas magnéticas, o planeta se tornou um imenso emissor delas, produto das múltiplas transmissões de rádio, TV, celular e radar, cujas conseqüências exatas sobre o meio ambiente e a saúde humana estamos longe de conhecer. Basta imaginar a brutal quantidade de emissão de ondas que poluem o espaço para que funcionem os 2 bilhões de celulares que abarrotam nosso globo. É razoável supor que afetem as abelhas?
Aprendiz de feiticeiro, nossa civilização só desperta para os perigos de seus caminhos tecnológicos quando tragédias acontecem. O sumiço temporário das abelhas pode ser mais um grave sintoma para que fiquemos em estado de alerta.
Giberto Dupas, 64, é presidente do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI) e coordenador-geral do Grupo de Conjuntura Internacional da USP. É autor de “O Mito do Progresso”, entre outras obras.
Friday, July 8, 2011
Video do tsunami de areia nos Estados Unidos
Impressionante o video da tempestade de areia do dia 5/7/2011 que cobriu a cidade americana de Phoenix no estado do Arizona. Publicado no portal iG - Video: Tempestade de areia cobre cidade dos EUA - e assinado pela BBC Brasil, a notícia informa que foram 80 quilometros de nuvem de areia e ventos de quase 100 km por hora que derrubaram árvores e postes provocando apagão de energia elétrica. Devido a falta de visibilidade o aeroporto foi fechado cancelando pousos e decolagens.
As imagens gravadas da tempestade de areia são tão impressionantes que a imprensa usou o termo "tsunami de areia", lembrando os videos similares captados no tsunami verdadeiro com maremoto no Japão. Para completar o sinistro quadro do apocalipse, aquela região dos Estados Unidos também enfrentou um incêndio florestal de proporções gigantescas - mais de 58 mil hectares - no estado do Novo Mexico. Esta última catástrofe chegou a atingir o arsenal atômico do Laboratório Nacional de Los Alamos, como na reportagem publicada dia 27/6/2011 no site da revista Veja: Incêndio chega perto de laboratório de armas nucleares. Imagens e fatos aterrorizantes como sinais do fim do mundo.
Wednesday, July 6, 2011
Tartarugas encontradas flutuando no mar por causa do lixo plástico
Esta matéria no Jornal Nacional do dia 18/6/2011 revelou que no litoral do Rio Grande do Sul várias tartarugas marinhas tem sido encontradas flutuando sem conseguirem nadar ou mergulhar, uma delas até foi atingida pela hélice de um barco. A causa desta anormalidade é a ingestão de plástico - sacolas plásticas, sacos, barbeadores, escovas e tubos de pasta de dente, embalagens diversas, capas de celulares, etc - que usamos e jogamos no lixo mas acabam poluindo os oceanos e confundindo os peixes e animais que comem o lixo pensando que são agua-vivas, algas, arraias ou outros peixes.
Tartaruga gigante em Santos
Já em Santos/SP, segundo esta reportagem do dia 27/3/2011 no Domingo Espetacular da TV Record, uma tartaruga gigante de 2 metros de comprimento e 200 kg foi encontrada em situação parecida, boiando, tentando desesperadamente nadar e mergulhar sem sucesso por causa dos gases provocados pela prisão de ventre.
As reportagens na TV mostram veterinários do museu oceanográfico de Rio Grande/RS e do aquário de Santos/SP tratando e operando as tartarugas resgatadas e devolvendo ao mar as que sobrevivem a esta tragédia ambiental. De qualquer forma, só de imaginar o tamanho do uso de do descarte de plástico das cidades do mundo podemos concluir que outras milhares de tartarugas podem estar boiando sem rumo pelos mares, se chocando com transatlânticos repletos de turistas em cruzeiros ou marinheiros e pescadores que trabalham em barcos, lanchas e navios.
Um alerta que mesmo atos simples do cotidiano, como fazer compras de supermercado e escovar os dentes todos os dias, produzem tanto lixo plástico que no final acabam no estômago e intestinos de animais e peixes boiando e agonizando em alto mar, uma paisagem marítima apocalíptica e aterrorizante como mais um sinal claro do fim do mundo.
Monday, July 4, 2011
O mundo acaba quando você morrer
Este raciocínio é muito utilizado para encerrar as discussões intermináveis e exaltadas sobre o fim do mundo e o apocalipse - o mundo acaba quando você morre - defendido principalmente pelos ateus, materialistas e aqueles que não acreditam na vida após a morte, desta forma morrer significaria o fim de tudo.
O pensamento tem uma lógica egocêntrica e com uma visão de mundo centrada no indivíduo, o mundo seria aquele que você vive, sente e presencia, e o fim dele aconteceria quando a pessoa não mais existir. Adequado para nossa sociedade consumista e individualista, crente no prazer e na felicidade privada e particular onde o coletivo e o social tem sentido se servir ao egoísmo e a satisfação pessoal.
Essa crença explicaria até a preocupação com as profecias de fim do mundo mais próximas no tempo, como a previsão do calendário dos maias em dezembro de 2012 e da seita Family Radio adiada pra outubro 2011. Afinal, estas previsões estão dentro da expectativa de vida das pessoas hoje, e a preocupação com a própria morte estaria disfarçada na preocupação do fim do mundo.
Sendo assim, toda ameaça de morte e risco de vida da violência urbana como assaltos, acidentes de trânsito, balas perdidas, atropelamentos, sequestros relâmpagos, engavetamentos, poderiam ser comparados ao dilúvio ou armagedom (a guerra final). As catástrofes naturais - terremotos, furacões, enchentes, desmoronamentos - mesmo que não destruam o planeta por completo, por causarem muitas mortes, tb seriam vistas como causadoras do fim do mundo, pelo menos para as vítimas destas tragédias.


