Monday, July 11, 2011

Sumiço de abelhas e caos no trânsito, artigo de Gilberto Dupas na Folha de SP


Bees, Do Not Block Intersection, upload feito originalmente por Tony Shi..
Este artigo escrito pelo engenheiro Gilberto Dupas, presidente do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI) e coordenador-geral do Grupo de Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo (USP) morto em 2009, foi publicado no jornal Folha de São Paulo em 27/7/2011, mas vale a pena relembrar porque tanto o sumiço das abelhas quanto o caos no trânsito continuam até hoje.

Sumiço de abelhas e o caos no trânsito

Gilberto Dupas

Aprendiz de feiticeiro, nossa civilização só desperta para os perigos de seus caminhos tecnológicos quando tragédias acontecem

O que tem a ver o recente sumiço das abelhas em várias partes do mundo com os imensos congestionamentos que infernizam a vida dos cidadãos das grandes cidades? Mais do que parece. O caos do trânsito, resultado da primazia do transporte individual, tem dramáticos efeitos sobre o tempo e a saúde das pessoas. Ao lado da emissão de gases e toxinas industriais, a poluição do ar por veículos é variável crítica tanto do aquecimento global e dos efeitos no clima como de doenças.

A British Air Foundation conduziu pesquisas provando que bastam seis horas pedalando no tráfego intenso para causar danos aos vasos sangüíneos, tornando-os menos flexíveis, reduzindo proteínas que previnem coágulos e favorecendo riscos cardíacos. O Laboratório de Poluição Atmosférica da USP estima que a poluição ambiental encurte em média dois anos da vida do paulistano.

O índice de abortos também aumenta, porque o fluxo arterial na placenta diminui; e há suspeitas de efeitos severos na fertilidade. Dados do banco de sêmen do hospital Albert Einstein confirmam que a concentração de espermatozóides no sêmen dos paulistanos caiu significativamente nos últimos dez anos. Entre as hipóteses estão poluição, excessivo consumo de produtos industrializados, estresse, medicamentos, produtos para queda de cabelo, exposição à radiação, substâncias tóxicas dos plásticos de embalagem, pesticidas e outros venenos da vida moderna.

“São coisas que as pessoas vão incorporando em sua dieta e fazem um estrago tremendo nas mitocôndrias e no DNA, causando não só a morte celular como também danos à motilidade e à morfologia”, afirma Dirceu Mendes Pereira, da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana. Porém, o século 21 ficará conhecido como a era do automóvel popular. Carros de US$ 6.000, produzidos no padrão chinês, abarrotarão o mundo e farão crescer a degradação ambiental gerada ao fabricá-los e usá-los. Logo agora, quando questões vitais relativas ao clima e à saúde humana exigiriam o abandono radical do transporte individual em benefício do coletivo.

Mas, como convencer o cidadão chinês, indiano ou brasileiro de que a festa vai acabar justo quando ela chega à sua porta? Ou as grandes corporações globais, que já fazem os cálculos dos lucros em grande escala propiciados por essa nova fronteira de acumulação no “mercado dos pobres”? Mas o que têm abelhas com isso? Muito. No último outono do hemisfério Norte, elas deram para desaparecer. O mesmo fenômeno foi notado em vários países, inclusive no Brasil, causando perplexidade entre cientistas, apicultores -que chegaram a perder 50% de suas colméias- e ecologistas, todos alarmados com os danos ao ambiente e à agricultura se uma crise permanente ocorrer.

Afinal, abelhas são os grandes polinizadores naturais que viabilizam a formação de frutos e sementes. Cientistas da Universidade Harvard fazem hipóteses que incluem intoxicação por inseticidas, infecções por vírus e até radiação de telefones celulares. Quanto aos pesticidas, há inúmeras tragédias humanas que alguns já causaram. Por que não atingiriam as abelhas? Nos anos 1970-80, utilizados nos bananeirais da América Central, esterilizaram 30 mil homens.

Na ilha de Kyushu, no Japão, milhares de pessoas que consumiram óleo de arroz contaminado por dibromo cloropropano ficaram doentes e 112 morreram de intoxicação aguda, câncer e outras afecções; seus filhos herdaram distúrbios imunológicos e do desenvolvimento. A OMS estimou em 3 milhões o número de casos de contaminação desse tipo no mundo. Resíduos tóxicos como metais pesados são encontrados em animais das regiões mais distantes do mundo, numa poluição sistêmica global que atinge vegetais e humanos.

Quanto às ondas magnéticas, o planeta se tornou um imenso emissor delas, produto das múltiplas transmissões de rádio, TV, celular e radar, cujas conseqüências exatas sobre o meio ambiente e a saúde humana estamos longe de conhecer. Basta imaginar a brutal quantidade de emissão de ondas que poluem o espaço para que funcionem os 2 bilhões de celulares que abarrotam nosso globo. É razoável supor que afetem as abelhas?

Aprendiz de feiticeiro, nossa civilização só desperta para os perigos de seus caminhos tecnológicos quando tragédias acontecem. O sumiço temporário das abelhas pode ser mais um grave sintoma para que fiquemos em estado de alerta.

Giberto Dupas, 64, é presidente do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI) e coordenador-geral do Grupo de Conjuntura Internacional da USP. É autor de “O Mito do Progresso”, entre outras obras.

Infelizmente o quadro continua atual e alarmante nas grandes cidades, onde cada aumento de preço no pote de mel, congestionamento e estacionamento lotados nos supermercados viram lembretes do apocalipse e sinal do fim do mundo.

Friday, July 8, 2011

Video do tsunami de areia nos Estados Unidos



Impressionante o video da tempestade de areia do dia 5/7/2011 que cobriu a cidade americana de Phoenix no estado do Arizona. Publicado no portal iG - Video: Tempestade de areia cobre cidade dos EUA - e assinado pela BBC Brasil, a notícia informa que foram 80 quilometros de nuvem de areia e ventos de quase 100 km por hora que derrubaram árvores e postes provocando apagão de energia elétrica. Devido a falta de visibilidade o aeroporto foi fechado cancelando pousos e decolagens.

As imagens gravadas da tempestade de areia são tão impressionantes que a imprensa usou o termo "tsunami de areia", lembrando os videos similares captados no tsunami verdadeiro com maremoto no Japão. Para completar o sinistro quadro do apocalipse, aquela região dos Estados Unidos também enfrentou um incêndio florestal de proporções gigantescas - mais de 58 mil hectares - no estado do Novo Mexico. Esta última catástrofe chegou a atingir o arsenal atômico do Laboratório Nacional de Los Alamos, como na reportagem publicada dia 27/6/2011 no site da revista Veja: Incêndio chega perto de laboratório de armas nucleares. Imagens e fatos aterrorizantes como sinais do fim do mundo.

Wednesday, July 6, 2011

Tartarugas encontradas flutuando no mar por causa do lixo plástico



Esta matéria no Jornal Nacional do dia 18/6/2011 revelou que no litoral do Rio Grande do Sul várias tartarugas marinhas tem sido encontradas flutuando sem conseguirem nadar ou mergulhar, uma delas até foi atingida pela hélice de um barco. A causa desta anormalidade é a ingestão de plástico - sacolas plásticas, sacos, barbeadores, escovas e tubos de pasta de dente, embalagens diversas, capas de celulares, etc - que usamos e jogamos no lixo mas acabam poluindo os oceanos e confundindo os peixes e animais que comem o lixo pensando que são agua-vivas, algas, arraias ou outros peixes.

Tartaruga gigante em Santos



Já em Santos/SP, segundo esta reportagem do dia 27/3/2011 no Domingo Espetacular da TV Record, uma tartaruga gigante de 2 metros de comprimento e 200 kg foi encontrada em situação parecida, boiando, tentando desesperadamente nadar e mergulhar sem sucesso por causa dos gases provocados pela prisão de ventre.

As reportagens na TV mostram veterinários do museu oceanográfico de Rio Grande/RS e do aquário de Santos/SP tratando e operando as tartarugas resgatadas e devolvendo ao mar as que sobrevivem a esta tragédia ambiental. De qualquer forma, só de imaginar o tamanho do uso de do descarte de plástico das cidades do mundo podemos concluir que outras milhares de tartarugas podem estar boiando sem rumo pelos mares, se chocando com transatlânticos repletos de turistas em cruzeiros ou marinheiros e pescadores que trabalham em barcos, lanchas e navios.

Um alerta que mesmo atos simples do cotidiano, como fazer compras de supermercado e escovar os dentes todos os dias, produzem tanto lixo plástico que no final acabam no estômago e intestinos de animais e peixes boiando e agonizando em alto mar, uma paisagem marítima apocalíptica e aterrorizante como mais um sinal claro do fim do mundo.

Monday, July 4, 2011

O mundo acaba quando você morrer


voodoo - St. Louis Cemetery, upload feito originalmente por monicaewagner.

Este raciocínio é muito utilizado para encerrar as discussões intermináveis e exaltadas sobre o fim do mundo e o apocalipse - o mundo acaba quando você morre - defendido principalmente pelos ateus, materialistas e aqueles que não acreditam na vida após a morte, desta forma morrer significaria o fim de tudo.

O pensamento tem uma lógica egocêntrica e com uma visão de mundo centrada no indivíduo, o mundo seria aquele que você vive, sente e presencia, e o fim dele aconteceria quando a pessoa não mais existir. Adequado para nossa sociedade consumista e individualista, crente no prazer e na felicidade privada e particular onde o coletivo e o social tem sentido se servir ao egoísmo e a satisfação pessoal.

Essa crença explicaria até a preocupação com as profecias de fim do mundo mais próximas no tempo, como a previsão do calendário dos maias em dezembro de 2012 e da seita Family Radio adiada pra outubro 2011. Afinal, estas previsões estão dentro da expectativa de vida das pessoas hoje, e a preocupação com a própria morte estaria disfarçada na preocupação do fim do mundo.

Sendo assim, toda ameaça de morte e risco de vida da violência urbana como assaltos, acidentes de trânsito, balas perdidas, atropelamentos, sequestros relâmpagos, engavetamentos, poderiam ser comparados ao dilúvio ou armagedom (a guerra final). As catástrofes naturais - terremotos, furacões, enchentes, desmoronamentos - mesmo que não destruam o planeta por completo, por causarem muitas mortes, tb seriam vistas como causadoras do fim do mundo, pelo menos para as vítimas destas tragédias.

Wednesday, June 29, 2011

Bacteria mortal nunca vista causa surto na Europa


Microbiology/chemistry, upload feito originalmente por gwhiteway.

O grave surto que apareceu na Europa nos últimos dias, que segundo matéria publicada dia 28/6/2011 no site Paraná Online já matou 48 pessoas na Alemanha e na Suécia, está sendo causado por uma variante até então desconhecida da bactéria Escherichia coli (E.coli) que ataca gravemente os rins. Além das vítimas fatais, na Alemanha a bactéria já deixou 3.901 pessoas doentes, sendo que 838 em estado grave. Segundo reportagem da Folha - OMS diz que surto é causado por variedade de E.coli nunca vista - a OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou que um sequenciamento genético preliminar realizado na bactéria sugere uma mutação de duas formas diferentes da E.coli.

A princípio a suspeitava-se que essa nova bactéria misteriosa tenha surgido de vegetais, pepinos vindo da Espanha. Mais recentemente as autoridades apontaram para brotos de feijão contaminados de uma fazenda orgânica na Alemanha, como apontou a matéria no site iG: Testes da Alemanha voltam a apontar brotos como causa da E. coli.

O preocupante é que a E. coli é uma bactéria comum, encontrada no intestino de humanos e animais de sangue quente. A variante letal da E. coli causa complicações renais raras e sem tratamento ou cura. Segundo Cynthia Rubião, química e médica veterinária, especializada em bacteriologia e segurança alimentar, defende uma causa para o surgimento desta mutação - Nova cepa de E.coli pode ter surgido pelo uso inadequado de antibióticos - como publicada no site Globo Rural dia 28/6/2011, cujo trecho segue abaixo:

"Ao que parece, esta bactéria deve ter sido um habitante normal do intestino humano ou dos de animais de produção, que teve a chance de se multiplicar quando o uso de vários antibióticos foi eliminando outras bactérias não resistentes que competiam com ela dentro do intestino. Em número elevado, ela foi capaz de causar infecção e se espalhar. Este surto não é só preocupante pela transmissão através dos alimentos, mas também por estar espalhando uma bactéria altamente agressiva e resistente com capacidade para passar estes genes a outras bactérias, até de outras espécies ou gêneros que poderão causar outros tipos de infecção."

Mesmo com o avanço da medicina e da ciência, surtos e epidemias sempre causaram terror e apreensão na população das grandes cidades e preocupação para as autoridades de saúde. Bactérias, vírus e fungos mutantes ou desconhecidos, regiões isoladas e que nunca tiveram contato humano podem abrigar microorganismos mortais que podem em um cenário apocalíptico se transformarem em atalhos para o fim do mundo e a extinção da espécie humana.

Cientista explica o fim do sol


work sun 01, upload feito originalmente por hunter run.

Com as recentes explosões solares este ano e a expectativa que as atividades eletromagnéticas aumentem até 2012 vale resgatar a informação de que os cientistas descartam a hipótese do sol explodir completamente. As estrelas que explodem em supernova são aquelas de 5 a 10 vezes maior do que o sol. Em alguns bilhões de anos o fim do sol, e consequentemente do nosso planeta, será gradativo e ele terminará como uma estrela anã branca. Antes disso, o sol vai expandir até Marte, como uma estrela gigante vermelha, e o calor nesta fase destruirá a Terra.

Em declarações respondendo ao site Terra Educação - Um dia o sol vai explodir? - a astrônoma Thaisa Storchi Bergmann da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), explica este processo:

"Estrelas como o Sol morrem menos catastroficamente. O Sol, daqui a alguns bilhões de anos, vai comecar e expandir suas camadas externas, que se extenderão até a distância de Marte, aproximadamente. Depois, o Sol vai perder as camadas externas, chegando na fase de nebulosa planetária. O que sobrar será uma uma estrela muito compacta, com cerca de uma massa do Sol e compactada num raio igual ao da Terra, a chamada anã branca."

O fim do sol representa a certeza do fim do mundo, sem profecias ou adivinhações, apenas a certeza da ciência e dos números. Como naquela piada onde uma velinha assistia a palestra de astronomia explicando o ciclo de vida das estrelas e o palestrante disse que o sol ia acabar em alguns bilhões de anos e o mundo ia acabar. A velhinha agitada se levanta e pergunta assustada: - quando professor??? Ele repete: - daqui a alguns bilhões de anos senhora. A velhinha suspira aliviada: - ufa, pensei que fossem milhões de anos...


Thursday, June 9, 2011

Fim do mundo adiado para dia 21/10/2011


Harold Camping on WFME 66 052311, upload feito originalmente por JSF0864.

O fundador da seita cristã evangélica Family Radio, Harold Camping, que tinha interpretado a Bíblia e previu o apocalipse pro dia 21/5/2011, adiou a data do fim do mundo para 21 de outubro deste ano. Notícia no Estadao.com publicada em 24/5/2011 explica: Radialista evangélico dos EUA aponta nova data para 'Juízo Final'.

Segundo a matéria, o pastor concluiu em seu programa de rádio que houve um erro de cálculo. Em vez do mundo acabar em um terremoto cataclímico e instantâneo como ele havia previsto, na verdade o que começou no dia 21 de maio foi o início do fim do mundo na forma espiritual, gradativa, e que em 5 meses o mundo acaba concretamente, ou seja, a previsão do apocalipse foi adiado para o dia 21 de outubro de 2011.

No programa de rádio, chamado de Open Forum e é transmitido da cidade de Oakland do estado americano da Califórnia, Harold Camping falou por 90 minutos, respondendo repórteres inclusive, lamentando também que o arrebatamento que ele tinha tanta certeza que aconteceria não ocorreu no sábado do dia 21 de maio. O estudioso da Bíblia, lembrou que 21 de outubro sempre foi a data final de sua cronologia do Fim dos Tempos, do apocalipse, armagedom e fim do mundo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO