Wednesday, June 29, 2011

Bacteria mortal nunca vista causa surto na Europa


Microbiology/chemistry, upload feito originalmente por gwhiteway.

O grave surto que apareceu na Europa nos últimos dias, que segundo matéria publicada dia 28/6/2011 no site Paraná Online já matou 48 pessoas na Alemanha e na Suécia, está sendo causado por uma variante até então desconhecida da bactéria Escherichia coli (E.coli) que ataca gravemente os rins. Além das vítimas fatais, na Alemanha a bactéria já deixou 3.901 pessoas doentes, sendo que 838 em estado grave. Segundo reportagem da Folha - OMS diz que surto é causado por variedade de E.coli nunca vista - a OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou que um sequenciamento genético preliminar realizado na bactéria sugere uma mutação de duas formas diferentes da E.coli.

A princípio a suspeitava-se que essa nova bactéria misteriosa tenha surgido de vegetais, pepinos vindo da Espanha. Mais recentemente as autoridades apontaram para brotos de feijão contaminados de uma fazenda orgânica na Alemanha, como apontou a matéria no site iG: Testes da Alemanha voltam a apontar brotos como causa da E. coli.

O preocupante é que a E. coli é uma bactéria comum, encontrada no intestino de humanos e animais de sangue quente. A variante letal da E. coli causa complicações renais raras e sem tratamento ou cura. Segundo Cynthia Rubião, química e médica veterinária, especializada em bacteriologia e segurança alimentar, defende uma causa para o surgimento desta mutação - Nova cepa de E.coli pode ter surgido pelo uso inadequado de antibióticos - como publicada no site Globo Rural dia 28/6/2011, cujo trecho segue abaixo:

"Ao que parece, esta bactéria deve ter sido um habitante normal do intestino humano ou dos de animais de produção, que teve a chance de se multiplicar quando o uso de vários antibióticos foi eliminando outras bactérias não resistentes que competiam com ela dentro do intestino. Em número elevado, ela foi capaz de causar infecção e se espalhar. Este surto não é só preocupante pela transmissão através dos alimentos, mas também por estar espalhando uma bactéria altamente agressiva e resistente com capacidade para passar estes genes a outras bactérias, até de outras espécies ou gêneros que poderão causar outros tipos de infecção."

Mesmo com o avanço da medicina e da ciência, surtos e epidemias sempre causaram terror e apreensão na população das grandes cidades e preocupação para as autoridades de saúde. Bactérias, vírus e fungos mutantes ou desconhecidos, regiões isoladas e que nunca tiveram contato humano podem abrigar microorganismos mortais que podem em um cenário apocalíptico se transformarem em atalhos para o fim do mundo e a extinção da espécie humana.

Cientista explica o fim do sol


work sun 01, upload feito originalmente por hunter run.

Com as recentes explosões solares este ano e a expectativa que as atividades eletromagnéticas aumentem até 2012 vale resgatar a informação de que os cientistas descartam a hipótese do sol explodir completamente. As estrelas que explodem em supernova são aquelas de 5 a 10 vezes maior do que o sol. Em alguns bilhões de anos o fim do sol, e consequentemente do nosso planeta, será gradativo e ele terminará como uma estrela anã branca. Antes disso, o sol vai expandir até Marte, como uma estrela gigante vermelha, e o calor nesta fase destruirá a Terra.

Em declarações respondendo ao site Terra Educação - Um dia o sol vai explodir? - a astrônoma Thaisa Storchi Bergmann da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), explica este processo:

"Estrelas como o Sol morrem menos catastroficamente. O Sol, daqui a alguns bilhões de anos, vai comecar e expandir suas camadas externas, que se extenderão até a distância de Marte, aproximadamente. Depois, o Sol vai perder as camadas externas, chegando na fase de nebulosa planetária. O que sobrar será uma uma estrela muito compacta, com cerca de uma massa do Sol e compactada num raio igual ao da Terra, a chamada anã branca."

O fim do sol representa a certeza do fim do mundo, sem profecias ou adivinhações, apenas a certeza da ciência e dos números. Como naquela piada onde uma velinha assistia a palestra de astronomia explicando o ciclo de vida das estrelas e o palestrante disse que o sol ia acabar em alguns bilhões de anos e o mundo ia acabar. A velhinha agitada se levanta e pergunta assustada: - quando professor??? Ele repete: - daqui a alguns bilhões de anos senhora. A velhinha suspira aliviada: - ufa, pensei que fossem milhões de anos...


Thursday, June 9, 2011

Fim do mundo adiado para dia 21/10/2011


Harold Camping on WFME 66 052311, upload feito originalmente por JSF0864.

O fundador da seita cristã evangélica Family Radio, Harold Camping, que tinha interpretado a Bíblia e previu o apocalipse pro dia 21/5/2011, adiou a data do fim do mundo para 21 de outubro deste ano. Notícia no Estadao.com publicada em 24/5/2011 explica: Radialista evangélico dos EUA aponta nova data para 'Juízo Final'.

Segundo a matéria, o pastor concluiu em seu programa de rádio que houve um erro de cálculo. Em vez do mundo acabar em um terremoto cataclímico e instantâneo como ele havia previsto, na verdade o que começou no dia 21 de maio foi o início do fim do mundo na forma espiritual, gradativa, e que em 5 meses o mundo acaba concretamente, ou seja, a previsão do apocalipse foi adiado para o dia 21 de outubro de 2011.

No programa de rádio, chamado de Open Forum e é transmitido da cidade de Oakland do estado americano da Califórnia, Harold Camping falou por 90 minutos, respondendo repórteres inclusive, lamentando também que o arrebatamento que ele tinha tanta certeza que aconteceria não ocorreu no sábado do dia 21 de maio. O estudioso da Bíblia, lembrou que 21 de outubro sempre foi a data final de sua cronologia do Fim dos Tempos, do apocalipse, armagedom e fim do mundo.


Wednesday, May 25, 2011

Sinal do celular pode ser a causa do sumiço das abelhas


bee killers?, upload feito originalmente por jspad.

Notícia no site G1 - Celulares fazem abelhas abandonar colmeia e morrer, diz estudo - publicada dia 13/5/2011 fala de uma pesquisa realizada em 2009 por Daniel Favre do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça que aponta para os sinais eletromagnéticos da telefonia celular como uma das possíveis causadores do sumiço misterioso de abelhas, a epidemia CCD, Colony Collapse Disorder em inglês.

Segue copy paste da matéria:


Celulares fazem abelhas abandonar colmeia e morrer, diz estudo

13/5/2011 - G1 - Altieres Rohr

Sinais electromagnéticos têm consequências para os insetos.
Após 20 horas de exposição, abelhas emitem som para abandonar casa.

Celulares podem estar confundindo e até matando abelhas ao redor do mundo, segundo uma pesquisa realizada por Daniel Favre do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça. O estudo foi realizado em 2009, mas só foi publicado agora, em maio de de 2011. Para o experimento, Favre gravou os sons de abelhas expostas a sinais electromagnéticos emitidos por celulares, e observou a produção de sons semelhantes ao que abelhas produzem quando abandonam a colmeia.

Favre expôs a abelha a ondas de celulares por 20 horas. O pesquisador fixou esse período porque, segundo ele, estudos anteriores já mostraram que a exposição prolongada a celulares fez com que abelhas não mais encontrassem o caminho de volta para a colmeia, e deixando-a praticamente vazia entre 5 e 10 dias.

Mas já no período de 20 horas no experimento, as abelhas fizeram sons como se estivessem no processo de abandono da colmeia – quando elas saem para dar lugar a outras abelhas em um ninho “congestionado”.

No entanto, elas permaneceram na colmeia, o que significa que elas estavam confusas ou que outros processos poderiam se iniciar com uma exposição mais prolongada. De acordo com Favre, foi o primeiro estudo envolvendo a gravação de sons de abelhas quando expostas à emissões electromagnéticas de celulares.

Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) publicado em 2010 revelou uma queda global na população de abelhas. Para a ONU, isso é motivo de preocupação porque entre os 100 produtos agrícolas responsáveis por 90% dos alimentos consumidos mundialmente, 71 são polinizados por abelhas.

Segundo o relatório, o uso de químicos, mudanças climáticas e poluição podem estar ligadas à essa diminuição. Com o novo estudo de Daniel Favre, o uso de celulares também pode entrar a lista de possíveis responsáveis.

O site do jornal inglês Mail Online também publicou sobre a pesquisa: Why a mobile phone ring may make bees buzz off: Insects infuriated by handset signals (Por que o toque de telefone celular pode estar espantando as abelhas: Insetos ficam enfurecidos com o sinal dos aparelhos). Citando a pesquisa do Swiss Federal Institute of Technology da cidade de Lausanne e um artigo do Doutor Favre no jornal Apidologie, a matéria cita o Transtorno do Colapso das Colônias (Colmeias) e menciona também que novos agrotóxicos e pesticidas que afetam o sistema nervoso das abelhas deixando-as perdidas e confusas.

Fim do mundo em nossas mãos

Se for confirmada a relação entre a expansão do uso dos celulares com o desaparecimento das abelhas, cujas consequencias podem ser drásticas para o meio ambiente, a agricultura e alimentação no planeta, seria um inédito sinal do fim do mundo causado por todos nós, pessoas comuns que utilizam a telefonia celular e nossa civilização tecnológica.



Thursday, May 12, 2011

Fim do mundo dia 21/5/2011 no Facebook pra confirmar sua presença no evento


No Facebook foi criada a página do evento do fim do mundo marcado para o dia 21/5/2011 previsto pela seita evangélica americana Family Radio. Quem quiser confirmar presença ou convidar os amigos naquela rede social, é só acessar: Evento Fim do Mundo segundo a Biblia.

Criado por Rubens Barbassa, o evento já tem 45 pessoas confirmadas, 34 recusaram o convite, 5 estão indecisos e 407 ainda estão pendentes. Parece que o autor da página tomou conhecimento da profecia apocalíptica cristã através do site da Revista Exame, que publicou dia 10/5/2011 a matéria Evangélicos americanos anunciam o fim do mundo no dia 21 de maio.

Sunday, April 24, 2011

Mapa colaborativo de estrondos e barulhos misteriosos no Brasil


Aproveitando o interesse no assunto dos barulhos e estrondos misteriosos que andam acontecendo no mundo e principalmente no Brasil, criamos um mapa colaborativo no site Crowdmap usando a plataforma Ushahidi, onde qualquer pessoa pode mandar um relato destes fenômenos que iremos publicar.

É só visitar e colaborar no endereço: http://estrondosmisteriosos.crowdmap.com

Já inclui os estrondos que aconteceram em São Paulo, Bauru e Canoas no Rio Grande do Sul, este último relato encontrei no site Portalcwb, que reproduzo abaixo:


Estrondo misterioso em Canoas/RS
Gério Ganimedes no site Portalcwb.com
31/03/2011

Recentemente em Canoas - RS, cidade onde moro, mais precisamente no dia 29 de março de 2011, as 17:35 hs, ocorreu um evento semelhante. Haviam nuvens estranhas no céu, com um brilho diferente vindo do seu interior. Apareceu um ponto luminoso muito forte próximo da nuvem, foi então que tirei a foto. A luz desapareceu e em seguida um forte estrondo ocorreu (parecia aqueles foguetes de festa de ano novo), forte o suficiente para fazer vibrar os vidros da sacada onde eu estava. Como estou acostumado a presenciar batidas de carros e caminhões na BR-116 que fica em frente ao prédio onde moro (já vi acidentes horríveis, inclusive com explosões de caminhões de combustível), achei que tivesse sido mais uma batida, mas não foi. Uns dois minutos depois deu um novo estrondo, este chegou a tremer o chão do apartamento. Nenhum registro de acidente foi reportado. E o mistério continua. A foto está no início da postagem. O que será que estamos presenciando?

O site ainda fala dos estrondos na comunidade de Flagiers na Florida nos Estados Unidos e em Scunthorpe na Inglaterra. Segue copy e paste dos comentários:

Ruídos misteriosos no solo e estrondos inesplicáveis acontecem pelo mundo

31/03/2011 - Site Portalcwb.com

Com o mundo voltando sua atenção aos recentes eventos sísmicos ao redor do mundo, as pessoas tem este tema fixado e atualizado em sua mente, quase todos últimos dias. Assim, quando sons misteriosos que se originam do solo começam a fazer portas ranger, armários balançarem e objetos se deslocarem , é comum presumir que seja um terremoto. Aqui está o pronto chave, que fez muitas pessoas, assustadas, relatarem incidentes assustadores de estrondos e vibrações. Mais misterioso e temeroso se tornaram os eventos, quando descobriram que nenhuma atividade sísmica estava ocorrendo na área, afetada pelos fenômenos anômalos.

(...) Teóricos sugeriram que os eventos podem não ser de natureza sísmica, mas que causam um tremor na superfície do solo, como resultado de uma onda sonora vinda de uma fonte até então desconhecida. Por anos, estrondos misteriosos tem vindo dos céus, o que tem resultado em confusão entre as testemunhas, o que faz nascer num pequeno número da população a idéia de que, testes militares estejam sendo conduzidos acima de áreas populosas. No final os eventos continuam sem explicação e a onda de mistério cresce sem haver no mínimo uma explicação coerente com os acontecimentos.


Voltando ao mapa colaborativo, se conseguirmos reunir os relatos destes abalos e estrondos que não são registrados pelos institutos de sismologia ou pela imprensa, poderemos ter uma idéia da distribuição geográfica e padrões que possa ajudar estudiosos e cientistas a desvendar estes mistérios. Caso o estrondo ou barulho misterioso seja um dos sinais do fim do mundo, o Mapa Colaborativo de Estrondos e Barulhos Misteriosos pode servir de alerta e uma forma de visualizar a proxímidade do apocalipse a nossa espreita. Ouviu ou sentiu um estrondo ou barulho misterioso e sem causa aparente? Envie seu relato e colabore!

Saturday, April 23, 2011

Significado do fim do mundo como conhecemos


Mundo Contemporâneo, upload feito originalmente por Ana Paula Umeda.

Uma visão mais aceitável do fim do mundo pode ser resumida na frase "O fim do mundo como conhecemos", usada por pessoas para definir a idéia do apocalipse como uma ciclo natural, não como uma forma da destruição instantânea do mundo ou da possibilidade do extermínio da humanidade de um dia para o outro.

Assim, o fim do mundo pode ser entendido como a passagem de um modo de vida ou uma rotina, que deixa de existir e vira passado, um mundo que se torna obsoleto e dá lugar a outro mundo, com a vida continuando e as cidades funcionando.

Profissões se estinguem e com isso a vida de milhões de famílias são transformadas, com o avanço da tecnologia várias tarefas repetitivas e mecânicas são substituídas. Gente que trabalhavam em laboratórios de revelação de fotos, ou mesmo fábricas de câmeras que usavam filmes, tiveram que aprender outra profissão. O mesmo aconteceu em fábricas de discos e CDs de música, canetas tinteiro, baby dolls de nylon, aparelhos de fax, navalhas e lâminas de barbear, espartilhos, brilhantinas de cabelo, máquinas de escrever e escolas de datilografia.

Imaginem a transformação e o truma dentro da família, cujo pai trabalhasse em uma destas profissões extintas, ou em setores econômicos que se tornaram obsoletos ou marginais como minas de carvão, serralherias, ferrovias, o comunismo e a economia planificada, etc. O fim de toda a cultura e tradição em torno destas atividades pode se comparar como o fim do mundo para aqueles que viveram o declínio e a substituição.

Da mesma forma o modo de vestir, de consumir produtos e informações, aparelhos, a moral e bons costumes e mesmo receitas de pratos e doces que desaparecem ou mudam com o tempo, e quando isso acontece, um mundo como conhecemos tb acaba e se vai. As pessoas que viveram a época onde o sexo deveria ser visto apenas como reprodução e aceito apenas depois do casamento, ou pior, na época onde era quase obrigatório usar chapéu de feltro em lugares públicos, absorveram a rotina e o uso deste acessório do vestuário pra depois deixar de ser norma e a rotina e ver sumir todo o arranjo produtivo em torno tb: fábricas, chapelarias, lavanderias, móveis adaptados, arquitetura, etc.

Rapidamente as pessoas estão deixando de usar como antigamente usavam o MSN Messenger, assistir e comentar novelas da TV, acessar o Orkut, celulares sem touch screen e internet, etc, isso tudo tb pode virar parte do passsado, um mundo que vai deixar de existir como o do cinema mudo, do namoro na sala vigiado e de usar chapéu de feltro quando saisse na rua. Sendo assim, ver seu emprego desaparecer e seu modo de pensar, namorar, comer e se vestir virar peça de museu, também pode ser uma visão do apocalipse assim como um modelo de celular que sai de linha ser encarado como mais um sinal do fim do mundo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO