Monday, April 4, 2011

Água radioativa despejada no mar do Japão dia 4/4/4 (2+0+1+1)

Notícia hoje no site da Folha de São Paulo fala de mais uma complicação imprevista no acidente da usina nuclear de Fukushima, avariada depois do tsunami no Japão. A empresa comunicou que começa esvaziar os reservatórios de água contaminada pela radiação jogando milhares de litros no mar. Segue a matéria copiada do site:


Japão irá despejar 11.500 toneladas de água radioativa no mar

4/4/2011 - Folha.com
Das agências de notícias France Presse e Efe.

A Tokyo Electric Power (Tepco), companhia operadora da usina nuclear de Fukushima Daiichi, irá despejar no mar cerca de 11.500 toneladas de água radioativa acumuladas nas instalações da central, anunciou nesta segunda-feira a agência Jiji.
Um porta-voz da Tepco afirmou que "cerca de 10.000 toneladas de água depositada nas piscinas e 1.500 toneladas atualmente nos reatores 5 e 6" serão despejadas no oceano Pacífico.
A fonte indicou que a concentração de radioatividade na água em questão é cem vezes maior que o limite legal, o que considerou relativamente baixa.

"Não temos outra opção senão despejar essa água contaminada no oceano como medida de segurança", disse à televisão local o porta-voz do governo, Yukio Edano.
O objetivo da operação é abrir espaço nesses lugares para poder transferir para ali a água com uma radioatividade ainda mais elevada que inunda os prédios de turbinas dos reatores 1, 2 e 3, e que dificulta seriamente os trabalhos dos operários da Tepco para resfriá-los.

Vazamento

A Tepco usou nesta segunda líquido com corante em um túnel próximo ao reator 2 da central para tentar determinar a rota pela qual a água radioativa vaza para o mar.
Segundo a rede de televisão NHK, os funcionários verteram o líquido de cor branca em um túnel que conduz à fossa onde no último sábado (2) foi detectada uma rachadura de cerca de 20 centímetros, que permite que água com uma elevada radioatividade escape para o mar.

Tentou-se deter o vazamento selando a rachadura com concreto e injetando polímero em pó para absorver a água, mas nenhum desses dois recursos obteve sucesso.
O objetivo do corante é poder seguir a rota exata pela qual chega ao mar a água contaminada, que por causa de seu elevado nível de radioatividade se acredita que poderia proceder do núcleo do reator 2.
A Tepco trabalha com várias possibilidades para deter o vazamento ao mar, como tentar tapar a rachadura com produtos químicos ou instalar uma barreira no litoral para conter a água radioativa.

De forma paralela, os técnicos continuam os esforços para drenar a água radioativa que inunda os porões dos prédios de turbinas das unidades 1, 2 e 3, que dificulta seriamente os trabalhos para esfriar os reatores da central de Fukushima.

Como já comentei aqui, o número 4 no Japão é ligado ao mau agouro e ao azar. A visão dos 4 reatores com problemas na usina nuclear, a pouca informação em relação ao reator nº 4 e a data do início da operação de despejar água radioativa no mar em pleno dia 4/4/2011, ano cuja soma tb é 4, pode dar origem a uma série de crendices, vaticínios e teorias da conspiração.

Pesquisei sobre a superstição em torno do número 4 e encontrei este blog português Aprender Japonês. Segue trechos da pg:


Aprender Japonês: Cultura Japonesa #2 - Superstições Japonesas


(...) esta aula foi gravada a seguir a uma sexta-feira 13, que para nós é considerado um dia de azar, mas no Japão não é, por isso vamos ver quais são as Meishin (superstição) japonesas.

Para nós, o número de azar é o 13, mas no Japão são os números 4 e 9. Isto porque 4 é por vezes dito em japonês shi que significa também morte e 9 é também por vezes dito em japonês ku que também significa sofrimento.

Kurushimi ou ku - sofrimento

Nos EUA, em alguns edifícios antigos não existe o 13º andar, no Japão existe também algo similar, nos hospitais e em alguns hóteis não existe o 4º andar. Nos hospitais também não existe o quarto número 4 nem os quartos entre o número 40 e 49.

Os japonese também têm em atenção de ,quando dão presentes a alguém, tipo um conjunto de pratos ou copos, oferecem conjuntos de 3 ou 5, nunca 4. Portanto no Japão temos que ter cuidado para não oferecer presentes que sejam conjuntos de 4.

Curiosidade: Portanto no Japão temos os números 4 e 9 como números de azar. Reparem que se somarmos estes dois números obtemos o nosso número de azar 13. Assim como se somarmos o 1 e o 3 do nosso número de azar obtemos o número 4 que no Japão também pode ser dito como Shi que significa morte.

(...)

Contaminar o mar com água radioativa 100 vezes acima do limite permitido por normas internacionais é realmente catastrófico. Coincidência ou não, o histórico de experiência nucleares da França com explosões nas ilhas do Oceano Pacífico foi a inspiração para a criação do monstro Godzilla, ícone e precursor da tradição do cinema japonês com filmes de monstros e cenas de destruição do Japão e do mundo.

Além do mais, a base da culinária japonesa vem do mar, alga, peixe cru, frutos do mar, água viva, etc. Admirada no mundo todo, sushis e sashimis podem começar a exigir medidores de radiação e controle para consumo humano seguro. É aterrador mas visões de animais mutantes e alterações genéticas causadas pela radiação que habitam o imaginário popular e os enredos de filmes de ficção científica, podem se tornar uma preocupação próxima e possível.

Talvez os milhões de peixes mortos e baleias e tartarugas gigantes encalhadas que apareceram misteriosamente nos últimos meses e anos seja um sinal, e a água radioativa se espalhando pelo planeta um cenário desolador e concreto da proximidade do fim do mundo.

Friday, April 1, 2011

Fumaça preta cobrindo o céu


black smoke, upload feito originalmente por The Wilderness Society.

Em meio a notícias do acidente na usina nuclear de Fukushima depois do tsunami no Japão, uma reportagem no jornal Extra mencionou a fumaça preta que saiu de um dos reatores.


Fumaça negra é vista saindo de reator em Fukushima
Extra Online, 23/3/2011

Tóquio, Japão - A Tokyo Electric Power disse que foi vista nesta quarta-feira uma fumaça preta saindo do reator 3 do complexo nuclear de Fukushima, no nordeste do Japão.

Funcionários da empresa disseram que trabalhadores foram retirados temporariamente da usina Fukushima Dai-ichi.

A empresa disse que ainda não está claro o que está causando a fumaça, que sobe acima da usina enquanto trabalhadores continuam os esforços para resfriar os reatores e restaurar a energia elétrica.

O nível de radiação na usina nuclear japonesa de Fukushima era de 435 microsieverts duas horas antes da fumaça subir do reator número 3, mas caiu para 283,7 microsieverts após a fumaça ter sido vista, disse um funcionário da Agência de Segurança Industrial e Nuclear nesta quarta-feira.

Ambos os níveis foram excepcionalmente elevados quando comparados com os níveis ao longo dos últimos dias. A usina foi danificada por um terremoto e do tsunami em 11 de março.

Mais cedo, autoridades disseram que a água da torneira em Tóquio foi testada duas vezes acima do limite de iodo radioativo considerado seguro para crianças, em meio a crescentes preocupações sobre a segurança de alimentos e bebidas.

Elevando a preocupação com os efeitos do vazamento de radiação da usina Fukushima, o primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, pediu nesta quarta-feira (horário local) que a população deixe de comer vegetais produzidos na região onde fica a instalação nuclear. Foram detectadosaltos índices de radiação em 11 tipos de vegetais na região, de acordo com a mídia.

Na usina, funcionários continuam tentando resfriar os reatores para impedir mais vazamentos e uma catástrofe nuclear.

(...)

Independente da ameaça radioativa, do fogo, incêndio ou devastação que eventualmenta acompanha, a visão da fumaça negra cobrindo o céu realmente pode ser assustadora. Isso me faz lembrar o vulcão Eyjafjallajokull na Islândia, que em abril de 2010 entrou em erupção e expeliu uma nuvem gigantesca de cinzas que cobriu os céus da Europa causando até a paralização do transporte aéreo.

Notícia no MSN citando a BBC publicou o fato na época:


Voos são cancelados na Europa pelo segundo dia por causa de nuvem vulcânica
MSN Notícias, 16/4/2010

O espaço aéreo da Grã-Bretanha vai permanecer fechado até a 1h de sábado (hora local, 21h de Brasília) por causa da nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão da geleira de Eyjafjallajoekull, na Islândia, informaram nesta sexta-feira as autoridades britânicas de aviação.

A erupção, que começou na quarta-feira, continua lançando cinzas na atmosfera e provocou o cancelamento de milhares de voos na Europa nesta sexta-feira, pelo segundo dia consecutivo.

Centenas de milhares de passageiros foram afetados e os cancelamentos e atrasos podem continuar até o fim de semana.

Segundo uma declaração do Serviço Nacional de Tráfego Aéreo (Nats, na sigla em inglês), "em geral, não se pode dizer com nenhuma certeza que a situação esteja melhorando".

(...)

A segunda erupção do vulcão da geleira de Eyjafjallajoekull em um mês começou na quarta-feira, lançando uma nuvem de fumaça a uma altura de 11 quilômetros na atmosfera. Uma fissura de 500 metros apareceu no topo da cratera.

O calor do vulcão derreteu parte do gelo em volta, provocando enchentes na região na quarta-feira.

Cerca de 800 pessoas tiveram que deixar suas casas, mas as informações são de que, na quinta-feira, as águas tinham baixado. O vulcão, no entanto, continuou emitindo nuvens de poeira em direção à Europa.

Especialistas não sabem quanto tempo esta erupção deve durar. A última erupção vulcânica debaixo da geleira, antes deste ano, começou em 1821 e continuou por dois anos.

A Islândia é localizada em uma região propensa a erupções vulcânicas.

Mesmo o atentado às torres gêmeas em Nova York, com as imagens dos aviões se chocando no World Trade Center, as colunas de fumaça preta ficam gravadas na memória. Assim como as nuvens brancas, que podem estimular a imaginação e fazer vermos imagens tranquilizadoras e mensagens no céu. Olhar para dentro da fumaça preta pode trazer interpretações e visões demoníacas e aterradoras. Ao cenário do fim do mundo se junta mais um elemento - disforme, gasoso, fluido, onipresente, fora de controle e inesperado.



Wednesday, March 16, 2011

Lua gigante, superlua (super moon), perigeu lunar em 19/3/11


2011-03-15 60D Super Moon in three days, upload feito originalmente por James FL USA.

Sábado, dia 19 de março de 2011 a lua estará em sua posição mais próxima da Terra nos últimos 18 anos. Matéria em inglês no Yahoo - Will March 19 'Supermoon' Trigger Natural Disasters? - publicada dia 10/3/2011 fala do astrólogo Richard Nolle e sua expectativa de terremotos, furacões, vulcões, tempestades, maremotos e outros desastres naturais causados pelo fenômeno.

Todo mundo sabe que a proximidade da lua e seu campo de gravidade causam as marés, e mudança do nivel dos oceanos. Tem gente que acredita que até os líquidos do corpo humano e efeitos no humor e estabilidade emocional das pessoas.

O blog Universo da Bia lembrou de outras supermoon e sua relação com catástrofes como o Terremoto e tsunami na Indonésia em 10/1/2005 e o furacão Katrina no Golfo do México e Nova Orleans, nos EUA. Segue trechos do post:


Super Lua, catástrofes marítimas e equinócio
13/3/2011 - Bia Fioretti

No próximo sábado (dia 19 de março de 2011) a lua estará numa órbita muito próxima da terra e pode aparecer até 30% maior e mais brilhante que o normal, será perceptível na hora dela subir no horizonte, no por do sol. (...) Do lado místico – durante o Perigeu, as forças de Lilith (a energia feminina, sedutora, que vive no lado negro da Lua) estão mais amenas agora estará representada pela Anciã, reverenciada na cultura Celta que representa a sabedoria e o aprendizado.

(...)


Do jeito que as águas estão turbulentas, uma aproximação desta magnitude do satélite natural da Terra, pode não ter vindo em boa hora. Ou será que é por causa desta proximidade que essa série de desastres encenando um apocalipse acontece neste período? Uma lua gigante e diferente no céu poderia enganar os profetas e ser visto como um novo planeta Nibiru ou uma das naves espaciais alienígenas aguardada pelos místicos, hipóteses levantadas pelo blog Revista Internet no post Lua Gigante publicado dia 15/3/2011.

De qq forma, a visão de uma bola gigante prateada chamando a atenção no céu em uma noite de sábado pode ser a moldura ideal para encenar mais um sinal do fim do mundo.


Tuesday, March 15, 2011

Medo de morrer virgem explica atração dos adolescentes pelo fim do mundo

Cemitério da Consolação
Cemitério da Consolação, upload feito originalmente por Jonatas Brisotti.
O assunto fim do mundo atrai os místicos, supersticiosos, fundamentalistas, profetas, temerários e principalmente os adolescentes. Acredito que uma das explicações sobre por que o tema do apocalipse sempre vira assunto em rodinhas de adolescentes e pré-adolescentes nas escolas, no MSN, no Twitter e outras redes sociais é que esta é uma idade onde a vida sexual ainda vai se iniciar, e a possibilidade de um cenário de interrupção e não reprodução, prazer e realização e a impossibilidade do ato consumado chega ao corpo e ao cérebro de forma mais ameaçadora e de quase pânico.
Alguns biólogos podem dizer que todo ser vivo tem 2 scripts básicos: sobreviver e reproduzir. A idéia do fim do mundo entra em choque direto com essa instrução. Para aqueles que já viveram o suficiente para cumprir pelo menos um destas metas (vida sexual ativa) a ameaça de um fim definitivo pode ser menos ameaçador do que para alguém que ainda não chegou nesta fase.

O sexo do fim do mundo
Parodiando o seriado Seinfeld, cujos protagonistas categorizavam a qualidade dos atos sexuais de acordo com situações como sair da prisão e fazer as pazes depois de uma briga de casal, o sexo anterior ao fim do mundo tb teria suas vantagens de total descompromisso e temor em relação ao futuro (que deixa de existir). Uma idéia bizarra de prazer, orgasmo e liberdade exagerada em contraste cruel com a destruição e catástrofe eventualmente iminente. Liberdade, falta de compromisso e vazio, mais uma vez perfeitamente identificados com a idéia que nossa sociedade de consumo construiu em relação a adolescência.

Eros e Thanatos / Ying e Yang
Decadas atrás li um livro de Herbert Marcuse - Eros e Civilização - que explicava o conceito freudiano de Eros e Thanatos, deuses do prazer e da morte na mitologia greco-romana, convivendo lado a lado e com uma interdependência carnal, profunda e inevitável. Uma interligação que poderia ser explicada desenhando o Ying Yang, fundamento do pensamento chinês e da cultura oriental, a roda das forças e energias opostas, se complementando onde uma origina e surge da outra, um ciclo infinito de conflito e convivência, de nascimento e morte.
De certa forma o inicio da busca e necessidade da companhia de Eros, da vida e do amor, explicaria a quase obrigação da mente jovem precisar de um encontro com Thanatos, da existência de um fim do mundo com dia e hora marcada, valorizando a urgência do sexo e da reprodução. Com um fim, um prazo claro, definido e definitivo, tudo vira incentivo pro jovem ultrapassar as barreiras da feíura, limitação, falta de auto estima, obesidade, timidez, inadequação, ignorância, pobreza, bafo de onça, espinhas, voz fina ou qualquer outro trauma diminuido ao seu real tamanho diante do apocalipse.
Por este raciocínio, se não foi Nostradamus e o cometa Halley no ano 2000, serão os Mais e as explosões solares em 2012, e se não for em 2012, com certeza uma nova data será agendada por alguma profecia, civilização e causa. Concordam?

Monday, March 14, 2011

Explosões na usina nuclear de Fukushima no Japão

Depois do terremoto e do tsunami que atingiu o Japão dia 11/3/2011 as usinas nucleares no país foram afetadas. Em situação mais grave está a usina nuclear de Fukushima, onde ocorreram até agora 2 explosões nos reatores que correm risco de superaquecimento. Desde o terremoto os funcionários e engenheiros estavam tentando resfriar a instalação bombeando água do mar, o que inutilizou a usina que na melhor das hipóteses nunca mais vai voltar a funcionar. A população da vizinhança foi evacuada com temor de vazamento radioativo, depois da segunda explosão o governos japones pediu aos habitantes em torno de 20 km da usina não saia de casa até que sejam feitas análises da atmosfera e da situação.

Abaixo, trechos da notícia no site Último Segundo no iG:


Explosão na usina nuclear de Fukushima fere 9
13/3/2011

Por volta das 11h desta segunda-feira (horário local), nova explosão aconteceu no prédio 3 da usina de Fukushima 1, no Japão, situada a cerca de 270 quilômetros de Tóquio. Nove pessoas ficaram feridas, segundo a agência Jiji Press. De acordo com o governo, o reator não foi danificado. O porta-voz Yukio Edano disse que a possibilidade de vazamento de material radioativo é pequena. Ele assegurou que o recipiente primário do reator está intacto e que às 11h36 (hora local, 23h36 de Brasília), o nível de radiatividade a cinco quilômetros do lugar era similar à de domingo.

O governo japonês tenta solucionar as falhas registradas nas usinas de Onagawa, Tokai e Fukushima, após o terremoto seguido por tsunami que atingiu o Japão na sexta-feira.

A Agência de Segurança Nuclear japonesa afirmou que os níveis de radiação complexo da usina de Fukushima voltaram a ficar acima do permitido, mesmo antes da nova explosão. Porém, não divulgou a que níveis a radiação chegou.

Na manhã de domingo, o governo havia alertado para a possibilidade de uma nova explosão, similiar à que ocorreu no sábado.

O governo deu poucas informações sobre quais procedimentos estavam sendo tomados para tentar impedir a fusão dos reatores de Fukushima. Até agora, sabe-se que estão sendo liberados ar e vapor com radioatividade para reduzir a pressão sobre o reator, e que operadores estão injetando água do mar nos reatores para reduzir a temperatura.

A explosão de sábado em Fukushima 1 teria acontecido por causa da liberação de ar e vapor com radioatividade, sem danificar o reator. Por precaução, milhares de moradores foram retiradas de áreas próximas, embora Edano tenha dito que a radioatividade liberada na atmosfera até agora tenha sido pequena demais para representar ameaça à saúde.

No momento do terremoto que atingiu o Japão na última sexta-feira, a falta de energia fez com que os reatores perdessem a capacidade de resfriamento. Mesmo após o reator ser desligado, ainda é necessário dissipar o calor produzido pela atividade nuclear dentro do seu núcleo

Além do vazamento radioativo que em caso de acidente grave pode contaminar toda a região e ainda ser espalhado pelo vento e correntes marítimas, os cenários mais pessimistas e apocalípticos lembram a fusão do gerador nuclear e o derretimento de tudo que estiver abaixo dele. Um filme de 1979 utilizava essa hipótese em seu título - Síndrome da China (The China Syndrome) - onde um reator superaquecido afundaria permanentemente até atravessar toda a crosta terrestre. No filme, um acidente na usina nuclear na California faria o reator atravessar a terra até a China. Qual seria o reverso da usina nuclear de Fukushima se o reator atravessasse o planeta? O Brasil? Aproveitando, o jornal O Dia fez uma reportagem sobre a usina nuclear de Angra dos Reis, vias de escape e preparo da população para eventual crise e evacuação: Acidente nuclear no Japão acende alerta em Angra.

Friday, March 11, 2011

Video do tsunami de 11/3/11 no Japão



Video publicado no site português Sapo com vista aérea da gigantesca e apavorante onda do tsunami que atingiu o Japão destruindo casas, barcos, carros e invadindo as cidades costeiras como uma mancha mortal de destroços e terror.

As notícias falam em centenas de mortos e o terremoto que originou as ondas gigantes como o maior da história do Japão com magnitude de 8.9 na escala Richter. Para os ocultistas e supersticiosos a data e a hora, 14h46 de 11/3/11, também impressiona pela simetria e pelo número 4, que os japoneses atribuem mau agouro pois tem o mesmo som da palavra morte (shi).

A chegada do Big One?

Essa visão apavorante do fim do mundo ocorre dias depois de um terremoto no Japão e outro na China. Mês passado houve um terremoto na Nova Zelandia, na mesma região do suicídio de 107 baleias encalhadas. A enorme onda de milhões de peixes mortos que apareceram dia 8/3 na costa da California, no mesmo oceano Pacífico do tsunami pode intuir aos mais temerários que o Big One, grande terremoto aguardado para a região de San Francisco, San Diego e Los Angeles pode estar próximo.

Wednesday, March 9, 2011

Milhões de peixes mortos aparecem boiando na California


Millions of dead fish sinking to the bottom, upload feito originalmente por Tina Hsu.

Ontem, terça-feira de carnaval, um assustador fenômeno aconteceu nos Estados Unidos. Milhões de peixes mortos apareceram boiando no mar, na costa do estado da California. Os cientistas acreditam que a carnificina ocorreu por causa da maré vermelha que forçaram os peixes (anchovas, sardinhas, etc) a morrerem aglomerados, esprimidos e sufocados nas águas próximas ao porto King Harbour, na praia de Redondo.

Para alguns carnaval tem origem no temo "carne valle", adeus à carne, feriado para os cristãos católicos e tempo de justificar e tolerar os excessos carnais (e eróticos) antes das penitências e provações que antecedem a Páscoa. A visão aterrorizante dos peixes mortos pode até lembrar que o animal foi símbolo do cristianismo antes da cruz e o costume de trocar a carne por peixe caracterizar a ressureição do messias.

Abaixo copy paste da matéria que saiu site portugues Jornal de Notícias:


Milhões de peixes mortos na Califórnia
8/3/2011

Milhões de peixes mortos emergiram nas águas de Redondo Beach, na Califórnia, nos EUA. Em alguns pontos, não se consegue, sequer, ver a água.

As autoridades de Redondo Beach estão a investigar as causas da morte de milhões de peixes, esta segunda-feira, nas águas da marina de King Harbour.

"Basicamente, há peixe por todo o lado no porto", disse Jason McMullin, director adjunto do Kings Harbour, em declarações ao Los Angels Times.

Uma maré vermelha, fenômeno natural originado por algas, terá empurrado as anchovas para o porto, onde viriam a morrer por falta de oxigenio na água, aventou Jason McMullin.

Segundo aquele diário californiano, funcionários dos serviços sanitários de Redondo Beach foram enviados para o local para investigar as causas da morte dos peixes.

A reportagem inclui o link para o video da reportagem da TV local KTTV mostrando a misteriosa tragédia ambiental:


Talvez em maiores proporções, esse extermínio se parece com o que aconteceu no começo do ano aqui no Brasil, no litoral sul de São Paulo e no Paraná (Paranaguá) onde milhares de peixes apareceram mortos sem causa aparente.

Além das conexões com as datas e símbolos cristãos, uma visão trágica de um mar fedorendo e prateado, por onde quase se pode caminhar na camada de peixes mortos refletindo o sol e a lua, pode mesmo parecer um quadro do apocalipse. Genocídio dos peixes, mais um para a lista dos sinais do fim do mundo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO