Showing posts with label meio ambiente. Show all posts
Showing posts with label meio ambiente. Show all posts

Sunday, April 20, 2014

Quando a água acabar


O verão em São Paulo é normalmente tempo de chuvas torrenciais, enchentes, desabamentos, alagamentos, tempestades e inundações. Famílias choram perdas  de seus móveis, TVs de plasma e home theaters que ainda nem tiveram seus carnês quitados todos submersos com água suja de esgoto até a cintura, as vezes tendo que abandonar suas casas às pressas deixando estragar calças, tênis e camisetas de marca.

Mas o verão deste ano 2014 foi diferente, por capricho, bondade ou para quem acredita: uma traquinagem de alguma divindade que resolveu atender as preces e orações pedindo o fim das enchentes e castigou São Paulo e outras cidades do Brasil com uma seca sem precedentes na história. Sem as chuvas e tempestades que causam as enchentes e engarrafamentos a cidade viu seus reservatórios de água secarem e um possível racionamento e falta de água pode acontecer trazendo desespero e sede a milhões de pessoas.

A empresa de abastecimento de água do governo apelou para um desconto de 30% na conta de água para quem conseguir economizar 20% no consumo, as autoridades torcem para as chuvas acontecerem e também rezam para que os reservatórios não alcancem o mínimo necessário para começar o racionamento, rodízio no fornecimento aos bairros e corte de água.

O pior é que algumas cidades vizinhas de São Paulo já iniciaram o racionamento e apesar das chuvas recentes, muita gente já começou a armazenar água em caixas extras, tinas, tonéis, bombonas e garrafas pet, desconfiada, prevendo que o corte de água vai afetar primeiro seus bairros seja por serem bairros humildes ou alvo de preconceito e inveja, vingança e populismo eleitoral nos bairros mais ricos e privileagiados.

Essa seca sem precedentes pode trazer uma lição, valorizar a água, um bem aparentemente abundante e infinito mas que pode faltar e assim contribuir para o fim do mundo. Enquanto todo mundo imaginava um apocalipse de fogo, catástrofes, radiotavidade, terremotos e explosões, uma simples seca e desaparecimento das chuvas pode provocar um efeito muito pior e devastador.


Thursday, August 15, 2013

Chuva de pássaros mortos nas passagens de ano nos EUA


Este video Birds fall from sky DEAD again! (Pássaros MORTOS caídos do céu de novo!) publicado em 1/1/2013 no YouTube mostra dezenas de passarinhos esmagados espalhados na estrada e encontrados pela autora da filmagem em Seymour, estado do Tenessee nos Estados Unidos.



O pior é que na passagem do ano de 2012 cerca de 5.000 aves mortas tinham caído do céu na cidade de Beebe no Texas, também nos EUA. Notícia na Folha de São Paulo publicada em 3/1/2012 - Milhares de pássaros mortos caem do céu no primeiro dia do ano - dizia que na época não havia causa esclarecida e os estudos preliminares indicavam alguma razão física, indicando que as mortes não se relacionavam com nenhuma doença, vírus ou bactérias.

Pra apavorar ainda mais, o caso repetiu o que aconteceu no reveillon de 2011, quando publicamos o post Milhares de pássaros mortos caem do céu, discorrendo várias hipóteses e casos semelhantes na região que intrigaram a todos. O incrível é que se o video publicado no YouTube estiver correto, demonstra um padrão de repetição desta tragédia e sinal de colapso ambiental, poderíamos prever algo aterrorizante para a passagem de ano de 2013 para 2014, não apenas na America mas quem sabe em qualquer lugar do mundo.

De qualquer forma, invés de fogos de artifício, música alta e champanhe estourando, a visão de animais mortos chovendo e caindo sobre nossas cabeças, casas, telhados, carros e plantações não deixa de ser aterradora, um claro sinal do apocalipse e cenário do fim do mundo ambiental e misterioso.

Monday, July 22, 2013

Quando será o próximo fim do mundo? Chegou a hora de uma profecia brasileira?

Queimadas

Depois que o fim do mundo maia em 2012 passou e nada catastrófico aconteceu, parece que ninguém da população da Terra escolheu qual será a profecia de apocalipse que está valendo e que devia monopolizar as atenções da midia, das pessoas e dos crédulos até o verdadeiro final dos tempos.

Chuva de meteoros e cometas, profecias do Nostradamus revitalizadas, interpretações da Bíblia, vírus letais e epidemias, ataque de zumbis, tudo isso volta e meia é colocado na mesa, vira filme, documentário e assunto nas redes sociais mas nenhuma virou a sucessora da profecia maia nem contagiou ou ganhou adesão como a próxima profecia da unanimidade.

E para muita gente ter uma data para o fim do mundo é útil e necessária, imprescindível até, assim como já comentamos aqui, o fim do mundo com dia e hora marcado funciona como um deadline, um objetivo, uma meta, que ajuda a espantar a preguiça e botar as pessoas pra trabalhar e viver melhor priorizando as atividades e apressando as ações daqueles que sabem que o fim está próximo.

Proposta para um fim do mundo brasileiro

Acho que o vácuo que todos estamos vendo pode ser preenchido por uma profecia, lenda ou premonição brasileira, que tal? Não estou falando da cultura e da civilização brasileira moderna, com o conhecido desfile de histórias macabras e terríveis de corrupção, racismo, desigualdade, crueldade e violência. Isso tudo é apocalíptico e assustador, mas faz parte do cotidiano do povo brasileiro, é o dia a dia nas cidades e no campo, e tem pouca chance de convencer e aterrorizar o mundo mostrando que ele está próximo do fim total e tem uma data de validade.

O mais adequado e atraente seria resgatar alguma lenda ou apocalipse supostamente presente nas crenças dos índios, que assim como os maias, sobrevivem aqui desde tempos imemoriais e cujos remanescentes podem ensinar e apontar com sua sabedoria o que devemos temer do futuro.

Na página Religião dos Indios Brasileiros do site Brasil Cultura encontramos uma explicação breve: a notável movimentação migratória dos Tupi-Guarani pode ser explicada à busca da "terra sem mal", onde os homens poderiam refugiar-se quando chegasse o fim do mundo, e que estaria colocado na direção leste, além do grande mar (Oceano Atlântico). Por isso, cada vez que a situação se tornava calamitosa, os Tupi, sob o comando de um pajé ou de um profeta, empreendiam a longa caminhada em busca desta espécie de Paraíso.

Segundo este site, para os Mundurucu, tupis do Tapajós, existe um deus criador onisciente e herói civilizador chamado de Caro Sacaibu, esta divindade ensinou aos homens a caça e a agricultura. No entanto, foi maltratado pelos mundurucu e retirou-se ao mais alto do céu, onde se confunde com a cerração. No fim do mundo, queimará os homens no fogo. Mas é benévolo e atende as preces dos que a ele recorrem (antes da caça, da pesca, nas doenças), castiga os maus e acolhe os bons.

Já entre os Arikens, do Pará, o Ser Supremo é Purá, identificado com o sol, enquanto o seu companheiro, Murá, se identifica com a lua. Ambos moram na montanha do céu, donde observam todas as coisas: não morrem, não envelhecem, não têm pais nem parentes. Purá criou os homens, esculpindo-os em madeira. Fê-los imortais, mas como não quiseram seguir suas ordens, foram consumidos por um incêndio, do qual só poucos escaparam. Sobre estes, Purá mandará no
fim do mundo um incêndio total.

Em outro site, na Revista Mundo e Missão na página O sagrado nas culturas indígenas, existe uma explicação da profecia dos indios Guarani, para eles o deus Nhanderu, nosso primeiro pai, foi quem dispersou as trevas primordiais com a luz de sua sabedoria. Ele criou o mundo, colocando-o sobre duas traves cruzadas, que por sua vez são apoiadas sobre quatro palmeiras. No dia em que essas palmeiras desabarem, será o fim do mundo material.

Assim, o fogo, a queimada, a destruição das 4 bases da natureza que sustentam o mundo dos homens, podem ser elementos para se definir uma previsão de origem brasileira que agrade a imprensa, diretores de cinema, administradores de fanpages de humor e vlogueiros. Algo que se baseie na contagem de tempo destas civilizações antigas ou na observação do estado das palmeiras que apoiam o mundo e possa apresentar um prazo para o apocalipse também da nossa civilização de consumo ocidental.

Wednesday, September 5, 2012

Tornados e redemoinhos de vento no nordeste brasileiro


No começo do ano a Ana Maria Braga comentou na TV Globo sobre um tornado que assombrou os moradores no litoral maranhense, como mostra esta reportagem em video publicado em 16/2/2012 no site do programa Mais Você: Tornado no Maranhão deixa a população em alerta. Já esse outro video abaixo, publicado no YouTube em 9/3/2011, mostra o registro de outro tornado ou redemoinho de vento, desta vez em Gurinhém na Paraíba.



O video filmado por volta das 13 horas nas imediações do Sítio Riacho Verde foi publicado na reportagem do site PB Agora - Vídeo: tornado em Gurinhém assusta moradores - ao lado de fotos registrando o desastre causado pelo tornado em Gurinhém e vendaval em Várzea, na Paraíba.

No Ceará, reportagem do Diário do Nordeste publicada em 13/3/2009 - Tornados assustam população do interior - registrou a passagem de mini tornados nos municípios Jaguaribara e Senador Pompeu no interior e Aquiraz na região metropolitana de Fortaleza/CE. O site defende que o fenômeno é normal e pode voltar a acontecer naquela região. Um ano depois, em 26/4/2011, o site publicou a notícia - Tornado assusta no Vale do Curu - registrando a passagem de tornados em Paramoti e em cidades do Vale do Curu: General Sampaio e Tejuçuoca.

A professora Maria Ângela de Sousa disse a reportagem do Diário do Nordeste que estava assistindo televisão, quando avistou o fenômeno da natureza que chegou acompanhada de ventos fortes. "Estava acompanhando o caso de Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, que mostrava uma matéria idêntica ao que vi aqui em Riacho das Pedras. Eles surgiram em três pontos diferentes acompanhados de pontos luminosos e causou medo", disse.

Assim como os videos captados por celulares e câmeras, seja de tufão, furacão, tornado e redemoinho, mais essa descrição assustadora, terrível e enigmática, tudo pode deixar a impressão da proximidade do fim do mundo. Mudanças repentinas e bruscas no clima, escuridão, estrondo e imagens fantasmagóricas no céu, em um país e região acostumado a acreditar que como brasileiros éramos livre de catástrofes naturais, pode ser mais uma peça que formam o retrato das mudanças climáticas e do apocalipse.

Monday, April 30, 2012

Ofensa de querer que o mundo acabe em barranco pra morrer encostado

Redário

Taí um dito popular que ouvi sendo usado de forma depreciativa e muitas vezes ofensiva: fulano deseja que o mundo acabe em barranco pra morrer encostado. Geralmente a frase é lembrada pra acusar alguem de preguiçoso, vagabundo e corpo mole. De qualquer forma traz a lembrança e a proximidade do fim do mundo com uma visão engraçada e absurda da morte como um descanso final e literal.

Mas o barranco, que já foi visto como um fenômeno geológico inferior e chinfrim, agora em tempos de deslizamentos de terra catastróficos, mudanças climáticas, terremotos e tsunamis, já causam medo e pavor, desestimulando o uso do xingamento que pode ter perdido a graça e se tornado uma ameaça real, principalmente em tempos de chuvas e tempestades torrenciais fora do normal.

Outra interpretação desta ofensa na verdade pode ser um alívio e conforto para as pessoas desmotivadas e sem movimento, pois o fim do mundo faria com que o ambiente ao seu redor se modifique, mudando seu estado e configuração sem exigir que o ser humano faça o mínimo esforço. O homem e sua civilização no centro de tudo, mesmo que para concretizar o apocalipse e o fim dos tempos.

Wednesday, April 18, 2012

Som estranho e estrondo em Taubaté volta a acontecer apavorando os moradores



Consultando os relatos e registros de estrondos, barulhos e sons misteriosos no mapa colaborativo Estrondos Misteriosos que lançamos ano passado, notei que na cidade de Taubaté no interior de São Paulo, o fenômeno misterioso se repete desde novembro de 2011, pelo menos, como mostra o mapa abaixo. Já o video da reportagem acima, apresentada por Marcelo Hespana da TV Vanguarda, detalha o estrondo misterioso que foi ouvido em 12/11/2011 nas proximidades do bairro Alto de São Pedro.


No portal de notícias G1, a notícia Moradores relatam tremor e estrondo em Taubaté, SP explica que moradores de vários bairros de Taubaté relataram ter ouvido um forte estrondo e sentido a terra tremer no sábado do dia 12/11/2011. Houve registros no Centro e nos bairros Independência, Itaim e até na cidade de Tremembé. Pessoas relataram que janelas e portas tremeram em casas e prédios da cidade e que o barulho teria sido muito forte.

Novamente agora, 120 dias depois em 14/3/2012, notícia no site VNews avisou De novo: Moradores de Taubaté ouvem forte estrondo na cidade. A reportagem afirma que moradores de diversos bairros de Taubaté relataram terem ouvido um forte estrondo no fim da manhã do dia 14/3/2012. Alguns relatos dão conta de que as casas chegaram a tremer nos bairros Estiva, Parque Ipanema e Parque Aeroporto. Na Vila Bela, moradores saíram na rua com medo e sem saber o que aconteceu. Os moradores contam que o barulho ouvido se parecia com uma explosão de bomba ou estrondo de um raio. Alguns moradores de Tremembé também sentiram o impacto.

Seria um terremoto se aproximando ou estes barulhos estariam relacionados aos sons estranhos vindo do céu que estão se multiplicando pelo mundo e em muitas cidades do Brasil? Seja como um desastre da natureza, arma secreta sem controle inventada pelo homem ou trombetas do apocalipse, a repetição e intensidade destes fenômenos garantem um lugar na lista de sinais do fim do mundo.

Tuesday, March 13, 2012

Toneladas de peixes mortos aparecem boiando em Paranaguá/PR e nos EUA em 2011


No reveillon de 2011 a Baia de Paranagua amanheceu com centenas de milhares de peixes mortos boiando nas águas do mar, os peixes começaram a aparecer no último dia de 2010, uma quinta-feira, e continuaram a surgir nos dias subsequentes. Noticiário no Paraná TV da RPC retransmissora da Globo do dia 3/1/2011 registro o mistério que permanece sem conclusão até hoje: Toneladas de peixes aparecem mortos na baía de Paranaguá.

Tb em 3/1/2011 o jornal Gazeta do Povo publicou a reportagem sobre o fenômeno inesperado - Milhares de peixes aparecem mortos na Baía de Paranaguá - onde segundo o presidente da Federação das Colônias de Pescadores de Paranaguá, Edmir Manoel, cerca de 60 toneladas de peixes apareceram mortos de maneira misteriosa principalmente nas proximidades do Porto de Paranaguá e na costa da Ilha de Amparo. Eram principalmente sardinhas e xingós, mas também foram encontrados corvinas e bagres. Os pescadores afirmaram que os peixes afetados são de águas mais profundas e acreditam que algum produto tóxico causou as mortes.

A partir de material coletado no local, pesquisadores do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgaram uma análise técnica preliminar divulgado em 6/1/2011 pelo site Planeta Universitário - Centro de Estudos do Mar cogita 4 hipóteses para morte de sardinhas no litoral do PR - que apontavam as possíveis causas da mortandade: 1) alguma doença; 2) toxinas de microalgas; 3) efeito de despejo químico; e 4) um possível descarte pesqueiro.

No entando, a prefeitura de Paranaguá não concordou com as conclusões da universidade e preferiu apoiar a explicação dos pescadores, como noticiou o site Paraná Online em 12/1/2011: Paranaguá contesta lauda da UFPR sobre peixes mortos. Em uma coincidência intrigante, na mesma época em Arkansas nos Estados Unidos, depois de testemunhar o mistério de cadávares de pássaros que surgiram caídos nas ruas, cerca de 100 mil peixes apareceram mortos no Rio Arkansas, como registrou o site de notícias G1 em 3/1/2011: Após pássaros, estado americano do Arkansas tem morte de peixes.

De qualquer forma, iniciar um ano novo com toneladas de animais, pássaros ou peixes mortos em várias partes do Brasil e do mundo pode ser entendido como um sinal do fim do mundo e cenário do apocalipse.



Monday, March 5, 2012

Tornado de fogo em Araçatuba, no Alcorão e na Bíblia



No dia 24/8/2010 o canal Associated Press no YouTube publicou este video com registro impressionante de um redemoinho de fogo que surgiu em Araçatuba no interior do estado de São Paulo. Aparentemente o tornado aconteceu em meio a queimadas e os ventos e movimentos do ar reuniram as chamas formando figuras assustadoras e inéditas. Segundo o site Hub Pages - Fire Tornado Phenomenon (Complete with Amazing Video) -  tornados de fogos aconteceram tb nos EUA, no dia 1/3/2011 em Budapeste na Hungria e no terremoto de Toquio em 1923, cujo desastre e fogo deixaram 38 mil mortos em 15 minutos.

O fênomeno no Brasil aterrorizou alguns muçulmanos, que lembraram de um versículo do Alcorão (livro sagrado islâmico) que cita o tornado de fogo e publicaram este video no YouTube: Fire tornado in Quran, How punishment of God from Quran verses look like in reality (Tornado de fogo no Alcorão, como o castigo de Alá citado nos versículos do Alcorão se parece na realidade). Por outro lado, entre os cristão, existe até um ministério chamado Tornado de Fogo, que interpreta o fogo chamado Galgal em Ezequiel 13:13 como um tornado de fogo, mencionado primeiramente na Biblia no versículo reproduzido abaixo:
Ezequiel 1:4 Olhei, e eis que um vento tempestuoso vinha do Norte, e uma grande nuvem, com fogo a revolver-se, e resplendor ao redor dela, e no meio disto, uma coisa como metal brilhante, que saía do meio do fogo.
O capítulo descreve a visão do profeta de um homem de linho e 4 seres misteriosos. Não sou um estudioso da Biblia mas estes personagens por si só são intrigantes o suficiente para uma pesquisa mais detalhada das interpretações do fenômeno.

De qq forma, mesmo sem nenhum consenso religioso em relação ao acontecimento, um mundo e a natureza sendo devastada por queimadas e incêndios sem controle, junto com a visão de remoinhos, tornados e tufões de fogo são aterrorizantes ao ponto de incluirmos na lista de sinais do fim do mundo.

Wednesday, July 20, 2011

Milhares de pássaros mortos que caíram do céu



No começo deste ano de 2011 um acontecimento assustador surgiu no estado americano do Arkansas, milhares de aves mortas (melros) surgiram nos primeiros dias e horas de janeiro. Caídas nas estradas, telhados e jardins das casas do povoado de Beebe como uma chuva de cadávares de passarinhos, como mostra este video gravado de uma reportagem do canal de TV CNN veiculado em 2/1/2011.

Matéria do site Time NewsFeed - Why did thousand of birds drop dead in the Arkansas sky? (Por que milhares de pássaros cairam mortos do céu de Arkansas?) - traz a declaração da ornitóloga Karen Rowe da Comissão de Caça e Pesca do Arkansas dizendo que este tipo de incidente não é tão raro quanto se pensa, relâmpagos e chuva de granizo em altitudes podem provocar este tipo de massacre nos animais. Especulações sobre envenamento e traumas e stress extremo causados por queima de fogos no reveillon provocando as mortes das aves também surgiram na imprensa.

No estado próximo da Louisiana o fenômeno misterioso ocorreu novamente dias depois, como noticiou o portal G1 dia 4/1/2011: EUA tem nova chuva de pássaros mortos. Desta vez cerca de 500 cadávares de pássaros surgiram na paróquia de Pointe Coupee, completando o quadro que remete a um quadro de apocalipse sinalizando o fim do mundo.

Estas mortes misteriosas de milhares de animais de uma vez são cada vez mais assustadoras, lembrando algumas vezes as 10 pragas do Egito descritas no velho testamento. Particularmente as invasões de chuva de rãs e sapos e tempestade de gafanhotos enviados por Deus para libertar o povo de Israel.

Monday, July 18, 2011

Agua que sai da terra e radioatividade no Japão depois do terremoto



Reportagem do correspondente do Jornal Nacional da TV Globo no Japão - Após terremoto, água quente que sai do solo preocupa cidade no Japão - mostra o fenômeno que acontece em Iwaki, com o surgimento de várias fontes de água quente que vem do subterrâneo. A água termal alaranjada aparece brotando de prédios, escadas e calçadas, preocupando os moradores.

A reportagem tb cita que o Japão é o lugar com maior número de fontes de água quente do mundo, chamadas de onsen, são 28 mil fontes de águas termais no país. A cidade de Iwaki fica na província de Fukushima, próximo ao epicentro do terremoto que provocou o trágico tsunami e o acidente na usina nuclear japonesa, a água morna que aparece por lá tem a cor laranja por causa da presença de ferro e outros minerais. Em outro local próximo, a água sai quente a 50 graus e é da cor branca e com mau cheiro de ovo podre, por causa do ácido sulfídrico presente.


Césio radioativo na água da torneira em Tóquio

Outra reportagem da ABC News de 4/7/2011 - Radioactive cesium found in Tokyo tap water (césio radioativo encontrado na água de torneira em Tóquio) - revela que foram detectadas presença de cesio 137, mas em quantidades consideradas seguras pelas autoridades japonesas, uma semana antes, testes com crianças em Fukushima apontaram contaminação por cesio 137 e cesio 134. A matéria tb revela que em abril, foram encontrados cesio em peixes pescados próximo a usina nuclear acidentada, a espécie chamada young lance em inglês, e konago em japonês, geramente consumido seco ou cozido.

Pra quem se lembra, o cesio foi protagonista de um acidente radioativo no Brasil, quando catadores de sucata abriram e desmontaram em 13/9/1987 um aparelho de radioterapia de um hospital abandonado em Goiânia/GO. Na época houve pânico e, mesmo sem acidentes em usinas ou bombas atômicas, o país viveu a proximidade do que seria a idéia do holocausto radioativo e a hipótese concreta de um fim do mundo nuclear.

Monday, July 11, 2011

Sumiço de abelhas e caos no trânsito, artigo de Gilberto Dupas na Folha de SP


Bees, Do Not Block Intersection, upload feito originalmente por Tony Shi..
Este artigo escrito pelo engenheiro Gilberto Dupas, presidente do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI) e coordenador-geral do Grupo de Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo (USP) morto em 2009, foi publicado no jornal Folha de São Paulo em 27/7/2011, mas vale a pena relembrar porque tanto o sumiço das abelhas quanto o caos no trânsito continuam até hoje.

Sumiço de abelhas e o caos no trânsito

Gilberto Dupas

Aprendiz de feiticeiro, nossa civilização só desperta para os perigos de seus caminhos tecnológicos quando tragédias acontecem

O que tem a ver o recente sumiço das abelhas em várias partes do mundo com os imensos congestionamentos que infernizam a vida dos cidadãos das grandes cidades? Mais do que parece. O caos do trânsito, resultado da primazia do transporte individual, tem dramáticos efeitos sobre o tempo e a saúde das pessoas. Ao lado da emissão de gases e toxinas industriais, a poluição do ar por veículos é variável crítica tanto do aquecimento global e dos efeitos no clima como de doenças.

A British Air Foundation conduziu pesquisas provando que bastam seis horas pedalando no tráfego intenso para causar danos aos vasos sangüíneos, tornando-os menos flexíveis, reduzindo proteínas que previnem coágulos e favorecendo riscos cardíacos. O Laboratório de Poluição Atmosférica da USP estima que a poluição ambiental encurte em média dois anos da vida do paulistano.

O índice de abortos também aumenta, porque o fluxo arterial na placenta diminui; e há suspeitas de efeitos severos na fertilidade. Dados do banco de sêmen do hospital Albert Einstein confirmam que a concentração de espermatozóides no sêmen dos paulistanos caiu significativamente nos últimos dez anos. Entre as hipóteses estão poluição, excessivo consumo de produtos industrializados, estresse, medicamentos, produtos para queda de cabelo, exposição à radiação, substâncias tóxicas dos plásticos de embalagem, pesticidas e outros venenos da vida moderna.

“São coisas que as pessoas vão incorporando em sua dieta e fazem um estrago tremendo nas mitocôndrias e no DNA, causando não só a morte celular como também danos à motilidade e à morfologia”, afirma Dirceu Mendes Pereira, da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana. Porém, o século 21 ficará conhecido como a era do automóvel popular. Carros de US$ 6.000, produzidos no padrão chinês, abarrotarão o mundo e farão crescer a degradação ambiental gerada ao fabricá-los e usá-los. Logo agora, quando questões vitais relativas ao clima e à saúde humana exigiriam o abandono radical do transporte individual em benefício do coletivo.

Mas, como convencer o cidadão chinês, indiano ou brasileiro de que a festa vai acabar justo quando ela chega à sua porta? Ou as grandes corporações globais, que já fazem os cálculos dos lucros em grande escala propiciados por essa nova fronteira de acumulação no “mercado dos pobres”? Mas o que têm abelhas com isso? Muito. No último outono do hemisfério Norte, elas deram para desaparecer. O mesmo fenômeno foi notado em vários países, inclusive no Brasil, causando perplexidade entre cientistas, apicultores -que chegaram a perder 50% de suas colméias- e ecologistas, todos alarmados com os danos ao ambiente e à agricultura se uma crise permanente ocorrer.

Afinal, abelhas são os grandes polinizadores naturais que viabilizam a formação de frutos e sementes. Cientistas da Universidade Harvard fazem hipóteses que incluem intoxicação por inseticidas, infecções por vírus e até radiação de telefones celulares. Quanto aos pesticidas, há inúmeras tragédias humanas que alguns já causaram. Por que não atingiriam as abelhas? Nos anos 1970-80, utilizados nos bananeirais da América Central, esterilizaram 30 mil homens.

Na ilha de Kyushu, no Japão, milhares de pessoas que consumiram óleo de arroz contaminado por dibromo cloropropano ficaram doentes e 112 morreram de intoxicação aguda, câncer e outras afecções; seus filhos herdaram distúrbios imunológicos e do desenvolvimento. A OMS estimou em 3 milhões o número de casos de contaminação desse tipo no mundo. Resíduos tóxicos como metais pesados são encontrados em animais das regiões mais distantes do mundo, numa poluição sistêmica global que atinge vegetais e humanos.

Quanto às ondas magnéticas, o planeta se tornou um imenso emissor delas, produto das múltiplas transmissões de rádio, TV, celular e radar, cujas conseqüências exatas sobre o meio ambiente e a saúde humana estamos longe de conhecer. Basta imaginar a brutal quantidade de emissão de ondas que poluem o espaço para que funcionem os 2 bilhões de celulares que abarrotam nosso globo. É razoável supor que afetem as abelhas?

Aprendiz de feiticeiro, nossa civilização só desperta para os perigos de seus caminhos tecnológicos quando tragédias acontecem. O sumiço temporário das abelhas pode ser mais um grave sintoma para que fiquemos em estado de alerta.

Giberto Dupas, 64, é presidente do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI) e coordenador-geral do Grupo de Conjuntura Internacional da USP. É autor de “O Mito do Progresso”, entre outras obras.

Infelizmente o quadro continua atual e alarmante nas grandes cidades, onde cada aumento de preço no pote de mel, congestionamento e estacionamento lotados nos supermercados viram lembretes do apocalipse e sinal do fim do mundo.

Friday, July 8, 2011

Video do tsunami de areia nos Estados Unidos



Impressionante o video da tempestade de areia do dia 5/7/2011 que cobriu a cidade americana de Phoenix no estado do Arizona. Publicado no portal iG - Video: Tempestade de areia cobre cidade dos EUA - e assinado pela BBC Brasil, a notícia informa que foram 80 quilometros de nuvem de areia e ventos de quase 100 km por hora que derrubaram árvores e postes provocando apagão de energia elétrica. Devido a falta de visibilidade o aeroporto foi fechado cancelando pousos e decolagens.

As imagens gravadas da tempestade de areia são tão impressionantes que a imprensa usou o termo "tsunami de areia", lembrando os videos similares captados no tsunami verdadeiro com maremoto no Japão. Para completar o sinistro quadro do apocalipse, aquela região dos Estados Unidos também enfrentou um incêndio florestal de proporções gigantescas - mais de 58 mil hectares - no estado do Novo Mexico. Esta última catástrofe chegou a atingir o arsenal atômico do Laboratório Nacional de Los Alamos, como na reportagem publicada dia 27/6/2011 no site da revista Veja: Incêndio chega perto de laboratório de armas nucleares. Imagens e fatos aterrorizantes como sinais do fim do mundo.

Wednesday, July 6, 2011

Tartarugas encontradas flutuando no mar por causa do lixo plástico



Esta matéria no Jornal Nacional do dia 18/6/2011 revelou que no litoral do Rio Grande do Sul várias tartarugas marinhas tem sido encontradas flutuando sem conseguirem nadar ou mergulhar, uma delas até foi atingida pela hélice de um barco. A causa desta anormalidade é a ingestão de plástico - sacolas plásticas, sacos, barbeadores, escovas e tubos de pasta de dente, embalagens diversas, capas de celulares, etc - que usamos e jogamos no lixo mas acabam poluindo os oceanos e confundindo os peixes e animais que comem o lixo pensando que são agua-vivas, algas, arraias ou outros peixes.

Tartaruga gigante em Santos



Já em Santos/SP, segundo esta reportagem do dia 27/3/2011 no Domingo Espetacular da TV Record, uma tartaruga gigante de 2 metros de comprimento e 200 kg foi encontrada em situação parecida, boiando, tentando desesperadamente nadar e mergulhar sem sucesso por causa dos gases provocados pela prisão de ventre.

As reportagens na TV mostram veterinários do museu oceanográfico de Rio Grande/RS e do aquário de Santos/SP tratando e operando as tartarugas resgatadas e devolvendo ao mar as que sobrevivem a esta tragédia ambiental. De qualquer forma, só de imaginar o tamanho do uso de do descarte de plástico das cidades do mundo podemos concluir que outras milhares de tartarugas podem estar boiando sem rumo pelos mares, se chocando com transatlânticos repletos de turistas em cruzeiros ou marinheiros e pescadores que trabalham em barcos, lanchas e navios.

Um alerta que mesmo atos simples do cotidiano, como fazer compras de supermercado e escovar os dentes todos os dias, produzem tanto lixo plástico que no final acabam no estômago e intestinos de animais e peixes boiando e agonizando em alto mar, uma paisagem marítima apocalíptica e aterrorizante como mais um sinal claro do fim do mundo.

Monday, April 4, 2011

Água radioativa despejada no mar do Japão dia 4/4/4 (2+0+1+1)

Notícia hoje no site da Folha de São Paulo fala de mais uma complicação imprevista no acidente da usina nuclear de Fukushima, avariada depois do tsunami no Japão. A empresa comunicou que começa esvaziar os reservatórios de água contaminada pela radiação jogando milhares de litros no mar. Segue a matéria copiada do site:


Japão irá despejar 11.500 toneladas de água radioativa no mar

4/4/2011 - Folha.com
Das agências de notícias France Presse e Efe.

A Tokyo Electric Power (Tepco), companhia operadora da usina nuclear de Fukushima Daiichi, irá despejar no mar cerca de 11.500 toneladas de água radioativa acumuladas nas instalações da central, anunciou nesta segunda-feira a agência Jiji.
Um porta-voz da Tepco afirmou que "cerca de 10.000 toneladas de água depositada nas piscinas e 1.500 toneladas atualmente nos reatores 5 e 6" serão despejadas no oceano Pacífico.
A fonte indicou que a concentração de radioatividade na água em questão é cem vezes maior que o limite legal, o que considerou relativamente baixa.

"Não temos outra opção senão despejar essa água contaminada no oceano como medida de segurança", disse à televisão local o porta-voz do governo, Yukio Edano.
O objetivo da operação é abrir espaço nesses lugares para poder transferir para ali a água com uma radioatividade ainda mais elevada que inunda os prédios de turbinas dos reatores 1, 2 e 3, e que dificulta seriamente os trabalhos dos operários da Tepco para resfriá-los.

Vazamento

A Tepco usou nesta segunda líquido com corante em um túnel próximo ao reator 2 da central para tentar determinar a rota pela qual a água radioativa vaza para o mar.
Segundo a rede de televisão NHK, os funcionários verteram o líquido de cor branca em um túnel que conduz à fossa onde no último sábado (2) foi detectada uma rachadura de cerca de 20 centímetros, que permite que água com uma elevada radioatividade escape para o mar.

Tentou-se deter o vazamento selando a rachadura com concreto e injetando polímero em pó para absorver a água, mas nenhum desses dois recursos obteve sucesso.
O objetivo do corante é poder seguir a rota exata pela qual chega ao mar a água contaminada, que por causa de seu elevado nível de radioatividade se acredita que poderia proceder do núcleo do reator 2.
A Tepco trabalha com várias possibilidades para deter o vazamento ao mar, como tentar tapar a rachadura com produtos químicos ou instalar uma barreira no litoral para conter a água radioativa.

De forma paralela, os técnicos continuam os esforços para drenar a água radioativa que inunda os porões dos prédios de turbinas das unidades 1, 2 e 3, que dificulta seriamente os trabalhos para esfriar os reatores da central de Fukushima.

Como já comentei aqui, o número 4 no Japão é ligado ao mau agouro e ao azar. A visão dos 4 reatores com problemas na usina nuclear, a pouca informação em relação ao reator nº 4 e a data do início da operação de despejar água radioativa no mar em pleno dia 4/4/2011, ano cuja soma tb é 4, pode dar origem a uma série de crendices, vaticínios e teorias da conspiração.

Pesquisei sobre a superstição em torno do número 4 e encontrei este blog português Aprender Japonês. Segue trechos da pg:


Aprender Japonês: Cultura Japonesa #2 - Superstições Japonesas


(...) esta aula foi gravada a seguir a uma sexta-feira 13, que para nós é considerado um dia de azar, mas no Japão não é, por isso vamos ver quais são as Meishin (superstição) japonesas.

Para nós, o número de azar é o 13, mas no Japão são os números 4 e 9. Isto porque 4 é por vezes dito em japonês shi que significa também morte e 9 é também por vezes dito em japonês ku que também significa sofrimento.

Kurushimi ou ku - sofrimento

Nos EUA, em alguns edifícios antigos não existe o 13º andar, no Japão existe também algo similar, nos hospitais e em alguns hóteis não existe o 4º andar. Nos hospitais também não existe o quarto número 4 nem os quartos entre o número 40 e 49.

Os japonese também têm em atenção de ,quando dão presentes a alguém, tipo um conjunto de pratos ou copos, oferecem conjuntos de 3 ou 5, nunca 4. Portanto no Japão temos que ter cuidado para não oferecer presentes que sejam conjuntos de 4.

Curiosidade: Portanto no Japão temos os números 4 e 9 como números de azar. Reparem que se somarmos estes dois números obtemos o nosso número de azar 13. Assim como se somarmos o 1 e o 3 do nosso número de azar obtemos o número 4 que no Japão também pode ser dito como Shi que significa morte.

(...)

Contaminar o mar com água radioativa 100 vezes acima do limite permitido por normas internacionais é realmente catastrófico. Coincidência ou não, o histórico de experiência nucleares da França com explosões nas ilhas do Oceano Pacífico foi a inspiração para a criação do monstro Godzilla, ícone e precursor da tradição do cinema japonês com filmes de monstros e cenas de destruição do Japão e do mundo.

Além do mais, a base da culinária japonesa vem do mar, alga, peixe cru, frutos do mar, água viva, etc. Admirada no mundo todo, sushis e sashimis podem começar a exigir medidores de radiação e controle para consumo humano seguro. É aterrador mas visões de animais mutantes e alterações genéticas causadas pela radiação que habitam o imaginário popular e os enredos de filmes de ficção científica, podem se tornar uma preocupação próxima e possível.

Talvez os milhões de peixes mortos e baleias e tartarugas gigantes encalhadas que apareceram misteriosamente nos últimos meses e anos seja um sinal, e a água radioativa se espalhando pelo planeta um cenário desolador e concreto da proximidade do fim do mundo.

Friday, April 1, 2011

Fumaça preta cobrindo o céu


black smoke, upload feito originalmente por The Wilderness Society.

Em meio a notícias do acidente na usina nuclear de Fukushima depois do tsunami no Japão, uma reportagem no jornal Extra mencionou a fumaça preta que saiu de um dos reatores.


Fumaça negra é vista saindo de reator em Fukushima
Extra Online, 23/3/2011

Tóquio, Japão - A Tokyo Electric Power disse que foi vista nesta quarta-feira uma fumaça preta saindo do reator 3 do complexo nuclear de Fukushima, no nordeste do Japão.

Funcionários da empresa disseram que trabalhadores foram retirados temporariamente da usina Fukushima Dai-ichi.

A empresa disse que ainda não está claro o que está causando a fumaça, que sobe acima da usina enquanto trabalhadores continuam os esforços para resfriar os reatores e restaurar a energia elétrica.

O nível de radiação na usina nuclear japonesa de Fukushima era de 435 microsieverts duas horas antes da fumaça subir do reator número 3, mas caiu para 283,7 microsieverts após a fumaça ter sido vista, disse um funcionário da Agência de Segurança Industrial e Nuclear nesta quarta-feira.

Ambos os níveis foram excepcionalmente elevados quando comparados com os níveis ao longo dos últimos dias. A usina foi danificada por um terremoto e do tsunami em 11 de março.

Mais cedo, autoridades disseram que a água da torneira em Tóquio foi testada duas vezes acima do limite de iodo radioativo considerado seguro para crianças, em meio a crescentes preocupações sobre a segurança de alimentos e bebidas.

Elevando a preocupação com os efeitos do vazamento de radiação da usina Fukushima, o primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, pediu nesta quarta-feira (horário local) que a população deixe de comer vegetais produzidos na região onde fica a instalação nuclear. Foram detectadosaltos índices de radiação em 11 tipos de vegetais na região, de acordo com a mídia.

Na usina, funcionários continuam tentando resfriar os reatores para impedir mais vazamentos e uma catástrofe nuclear.

(...)

Independente da ameaça radioativa, do fogo, incêndio ou devastação que eventualmenta acompanha, a visão da fumaça negra cobrindo o céu realmente pode ser assustadora. Isso me faz lembrar o vulcão Eyjafjallajokull na Islândia, que em abril de 2010 entrou em erupção e expeliu uma nuvem gigantesca de cinzas que cobriu os céus da Europa causando até a paralização do transporte aéreo.

Notícia no MSN citando a BBC publicou o fato na época:


Voos são cancelados na Europa pelo segundo dia por causa de nuvem vulcânica
MSN Notícias, 16/4/2010

O espaço aéreo da Grã-Bretanha vai permanecer fechado até a 1h de sábado (hora local, 21h de Brasília) por causa da nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão da geleira de Eyjafjallajoekull, na Islândia, informaram nesta sexta-feira as autoridades britânicas de aviação.

A erupção, que começou na quarta-feira, continua lançando cinzas na atmosfera e provocou o cancelamento de milhares de voos na Europa nesta sexta-feira, pelo segundo dia consecutivo.

Centenas de milhares de passageiros foram afetados e os cancelamentos e atrasos podem continuar até o fim de semana.

Segundo uma declaração do Serviço Nacional de Tráfego Aéreo (Nats, na sigla em inglês), "em geral, não se pode dizer com nenhuma certeza que a situação esteja melhorando".

(...)

A segunda erupção do vulcão da geleira de Eyjafjallajoekull em um mês começou na quarta-feira, lançando uma nuvem de fumaça a uma altura de 11 quilômetros na atmosfera. Uma fissura de 500 metros apareceu no topo da cratera.

O calor do vulcão derreteu parte do gelo em volta, provocando enchentes na região na quarta-feira.

Cerca de 800 pessoas tiveram que deixar suas casas, mas as informações são de que, na quinta-feira, as águas tinham baixado. O vulcão, no entanto, continuou emitindo nuvens de poeira em direção à Europa.

Especialistas não sabem quanto tempo esta erupção deve durar. A última erupção vulcânica debaixo da geleira, antes deste ano, começou em 1821 e continuou por dois anos.

A Islândia é localizada em uma região propensa a erupções vulcânicas.

Mesmo o atentado às torres gêmeas em Nova York, com as imagens dos aviões se chocando no World Trade Center, as colunas de fumaça preta ficam gravadas na memória. Assim como as nuvens brancas, que podem estimular a imaginação e fazer vermos imagens tranquilizadoras e mensagens no céu. Olhar para dentro da fumaça preta pode trazer interpretações e visões demoníacas e aterradoras. Ao cenário do fim do mundo se junta mais um elemento - disforme, gasoso, fluido, onipresente, fora de controle e inesperado.



Wednesday, March 16, 2011

Lua gigante, superlua (super moon), perigeu lunar em 19/3/11


2011-03-15 60D Super Moon in three days, upload feito originalmente por James FL USA.

Sábado, dia 19 de março de 2011 a lua estará em sua posição mais próxima da Terra nos últimos 18 anos. Matéria em inglês no Yahoo - Will March 19 'Supermoon' Trigger Natural Disasters? - publicada dia 10/3/2011 fala do astrólogo Richard Nolle e sua expectativa de terremotos, furacões, vulcões, tempestades, maremotos e outros desastres naturais causados pelo fenômeno.

Todo mundo sabe que a proximidade da lua e seu campo de gravidade causam as marés, e mudança do nivel dos oceanos. Tem gente que acredita que até os líquidos do corpo humano e efeitos no humor e estabilidade emocional das pessoas.

O blog Universo da Bia lembrou de outras supermoon e sua relação com catástrofes como o Terremoto e tsunami na Indonésia em 10/1/2005 e o furacão Katrina no Golfo do México e Nova Orleans, nos EUA. Segue trechos do post:


Super Lua, catástrofes marítimas e equinócio
13/3/2011 - Bia Fioretti

No próximo sábado (dia 19 de março de 2011) a lua estará numa órbita muito próxima da terra e pode aparecer até 30% maior e mais brilhante que o normal, será perceptível na hora dela subir no horizonte, no por do sol. (...) Do lado místico – durante o Perigeu, as forças de Lilith (a energia feminina, sedutora, que vive no lado negro da Lua) estão mais amenas agora estará representada pela Anciã, reverenciada na cultura Celta que representa a sabedoria e o aprendizado.

(...)


Do jeito que as águas estão turbulentas, uma aproximação desta magnitude do satélite natural da Terra, pode não ter vindo em boa hora. Ou será que é por causa desta proximidade que essa série de desastres encenando um apocalipse acontece neste período? Uma lua gigante e diferente no céu poderia enganar os profetas e ser visto como um novo planeta Nibiru ou uma das naves espaciais alienígenas aguardada pelos místicos, hipóteses levantadas pelo blog Revista Internet no post Lua Gigante publicado dia 15/3/2011.

De qq forma, a visão de uma bola gigante prateada chamando a atenção no céu em uma noite de sábado pode ser a moldura ideal para encenar mais um sinal do fim do mundo.


Friday, March 11, 2011

Video do tsunami de 11/3/11 no Japão



Video publicado no site português Sapo com vista aérea da gigantesca e apavorante onda do tsunami que atingiu o Japão destruindo casas, barcos, carros e invadindo as cidades costeiras como uma mancha mortal de destroços e terror.

As notícias falam em centenas de mortos e o terremoto que originou as ondas gigantes como o maior da história do Japão com magnitude de 8.9 na escala Richter. Para os ocultistas e supersticiosos a data e a hora, 14h46 de 11/3/11, também impressiona pela simetria e pelo número 4, que os japoneses atribuem mau agouro pois tem o mesmo som da palavra morte (shi).

A chegada do Big One?

Essa visão apavorante do fim do mundo ocorre dias depois de um terremoto no Japão e outro na China. Mês passado houve um terremoto na Nova Zelandia, na mesma região do suicídio de 107 baleias encalhadas. A enorme onda de milhões de peixes mortos que apareceram dia 8/3 na costa da California, no mesmo oceano Pacífico do tsunami pode intuir aos mais temerários que o Big One, grande terremoto aguardado para a região de San Francisco, San Diego e Los Angeles pode estar próximo.

Wednesday, March 9, 2011

Milhões de peixes mortos aparecem boiando na California


Millions of dead fish sinking to the bottom, upload feito originalmente por Tina Hsu.

Ontem, terça-feira de carnaval, um assustador fenômeno aconteceu nos Estados Unidos. Milhões de peixes mortos apareceram boiando no mar, na costa do estado da California. Os cientistas acreditam que a carnificina ocorreu por causa da maré vermelha que forçaram os peixes (anchovas, sardinhas, etc) a morrerem aglomerados, esprimidos e sufocados nas águas próximas ao porto King Harbour, na praia de Redondo.

Para alguns carnaval tem origem no temo "carne valle", adeus à carne, feriado para os cristãos católicos e tempo de justificar e tolerar os excessos carnais (e eróticos) antes das penitências e provações que antecedem a Páscoa. A visão aterrorizante dos peixes mortos pode até lembrar que o animal foi símbolo do cristianismo antes da cruz e o costume de trocar a carne por peixe caracterizar a ressureição do messias.

Abaixo copy paste da matéria que saiu site portugues Jornal de Notícias:


Milhões de peixes mortos na Califórnia
8/3/2011

Milhões de peixes mortos emergiram nas águas de Redondo Beach, na Califórnia, nos EUA. Em alguns pontos, não se consegue, sequer, ver a água.

As autoridades de Redondo Beach estão a investigar as causas da morte de milhões de peixes, esta segunda-feira, nas águas da marina de King Harbour.

"Basicamente, há peixe por todo o lado no porto", disse Jason McMullin, director adjunto do Kings Harbour, em declarações ao Los Angels Times.

Uma maré vermelha, fenômeno natural originado por algas, terá empurrado as anchovas para o porto, onde viriam a morrer por falta de oxigenio na água, aventou Jason McMullin.

Segundo aquele diário californiano, funcionários dos serviços sanitários de Redondo Beach foram enviados para o local para investigar as causas da morte dos peixes.

A reportagem inclui o link para o video da reportagem da TV local KTTV mostrando a misteriosa tragédia ambiental:


Talvez em maiores proporções, esse extermínio se parece com o que aconteceu no começo do ano aqui no Brasil, no litoral sul de São Paulo e no Paraná (Paranaguá) onde milhares de peixes apareceram mortos sem causa aparente.

Além das conexões com as datas e símbolos cristãos, uma visão trágica de um mar fedorendo e prateado, por onde quase se pode caminhar na camada de peixes mortos refletindo o sol e a lua, pode mesmo parecer um quadro do apocalipse. Genocídio dos peixes, mais um para a lista dos sinais do fim do mundo.


Sunday, February 27, 2011

Barulho misterioso no interior de São Paulo


chora cavaco, upload feito originalmente por chamarelli.

Dia 9 de fevereiro um barulho estranho e misterioso foi ouvido na região de Bauru no interior do Estado de São Paulo. Ao lado de relatos fantásticos de bolas de fogo, clarões de luz e meteoros, muita gente acreditou em terremoto mas os sismógrafos no Brasil não detectaram nada. Segue notícia no site G1.

Moradores de municípios de São Paulo sentem tremor de terra
G1 - 9/2/2011

Pessoas ouviram um ruído forte nesta terça-feira (8/2/2011). USP, UnB e Unesp não registraram o tremor na região.

Moradores de nove municípios da região Oeste do estado de São Paulo sentiram um possível tremor de terra nesta terça-feira (8/2/2011). Apesar dos depoimentos, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) não registraram a ocorrência.

O possível tremor foi sentido em Boracéia, Borebi, Agudos, Pederneiras, Barra Bonita, Bariri, Lençóis Paulista, Piratininga e Bauru, esse último município localizado a 379 km de São Paulo. Em Agudos, uma das cidades em que a perturbação foi mais sentida, moradores afirmaram que escutaram um ruído forte, como se fosse um trovão ou uma explosão.

Na zona rural da região, alguns agricultores ainda contaram que viram uma espécie de bola de fogo, o que poderia ser um meteorito, mas nada foi encontrado. Defesa Civil e bombeiros estiveram nos locais onde houve relatos do tremor e também não localizaram nada.


O site 94 FM de Bauru/SP tb publicou uma reportagem sobre o barulho misterioso na cidade.

Moradores de Bauru e outras três cidades sentem tremor por 10 segundos
94 FM, 9/2/2011 - Adaptado de Folha Online

Tremor atingiu Agudos, Pederneiras e Borebi na tarde desta terça. Moradores de Bauru e outras três cidades sentem tremor por 10 segundos. Tremor atingiu Agudos, Pederneiras e Borebi na tarde desta terça quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011.

Moradores de Bauru, e ao menos outras três cidades da região sentiram um tremor leve por volta das 15h desta terça-feira (08.02). De acordo com a Defesa Civil de Bauru, moradores da cidade e também de Agudos, Borebi e Pederneiras ficaram assustados e entraram em contato com o Corpo de Bombeiros para obter informações.

"Temos apenas relatos das pessoas, nenhuma informação oficial, mas sabemos que não foi nada significativo", afirmou o coordenador da Defesa Civil Álvaro de Brito.

Morador de Bariri diz ter visto meteoro na hora do tremor

De acordo com ele, além da sensação de tremor alguns moradores notaram lustres balançando e portas vibrando. A ocorrência teria durado cerca de dez segundos e não se repetiu durante a tarde.Não houve registro de danos em nenhuma das localidades.

A Polícia Militar de Agudos confirmou que moradores constataram o tremor.

O Observatório Sismológico da UnB (Universidade de Brasília) afirmou não ter nenhum registro do evento até o final da tarde de hoje. O pesquisador George Sand França não descartou, no entanto, a possibilidade de ter havido um tremor. Segundo ele, uma nova verificação será feita nesta quarta (09/02/2011) e poderá apontar uma eventual ocorrência.O USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos) registrou nesta terça um tremor de magnitude de 5,4 no Atacama, Chile. Como reflexo, o serviço aponta São Paulo como uma das áreas atingidas.

A rádio FM ouviu alguns moradores e publicou os arquivos em audio em seu site.

Tremor desta terça (8/2/2011) foi causado por um meteoro, revela morador de Bariri
94 FM - 9/2/2011

José de Carvalho Campos estava em Ourinhos e diz ter visto o meteoro quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011.

O transportador de cargas, José Antonio de Carvalho Campos disse nesta manhã (09.02) que o tremor sentido na tarde de ontem (08.02) foi causado por um meteoro que caiu na região.

Ele viajava entre Ourinhos e Bariri e avistou um forte clarão. Quando olhou para o céu, viu uma grande "bola de fogo" caindo em direção à Terra.

Segundo o transportador, o fato ocorreu por volta das 15h desta terça. (...)

A ouvinte Cristiane de Oliveira, que mora em Bauru, afirma ter visto um clarão por volta das 15h quando andava pela Azarias Leite, no centro da cidade.
Outros internautas confirmaram a versão, relatando que também viram um clarão no mesmo horário.

A repórter Maria José entrevistou o Professor de Geofísica do Departamento de Geofísica da Universidade de São Paulo, USP, Marcelo Assunção, que não descarta a possibilidade de ter havido um pequeno tremor de terra na região. (...)

A repórter Maria José também entrevistou o coordenador da Comissão Municipal da Defesa Civil, Álvaro Brito, sobre a possibilidade de ter caído um meteorito aqui por dentro.

Brito também explica como as pessoas devem se comportar caso de deparem com uma pedra vinda do espaço. (...)

Ouça os arquivos de áudio no site da rádio.


Dias mais tarde, estranhamente, na cidade de São Paulo, próximo ao bairro de Higienópolis, um estrondo assustador foi ouvido por cerca de 5 segundos. No Twitter, blogueiras conhecidas e moradoras do local @rosana e @claraaverbuck relataram o momento exato do som misterioso: 10h15 de 22/2/2011.


Além da incerteza e mistério, fenômenos desta natureza no Brasil causam preocupações, pois todo mundo sabe que somos um país despreparado para terremotos, abalos sísmicos e desastres naturais de grandes proporções. Sinais do fim do mundo cada vez mais próximos.

Tuesday, February 22, 2011

Baleias encalhadas antecipam terremoto na Nova Zelandia



Notícias de ontem anunciaram que 107 baleias piloto foram encontradas encalhadas em uma praia no sul da Nova Zelandia. Video com reportagem da TV Record reproduzido no portal R7 - Cerca de cem baleias morrem em praia da Nova Zelandia - mostra a tragédia, tb conhecida como suicídio de baleias, onde turistas encontraram 50 baleias já mortas, as outras foram sacrificadas por equipes enviadas ao local.

Hoje um terremoto de magnitude 6,3 graus na escala Richter atingiu a região, causando destruição na cidade de Christchurch (Igreja de Cristo em português). Noticia no O Globo Online - Terremoto na Nova Zelandia deixa 65 mortos - anunciou as primeiras vítimas do desastre.

Aparentemente o encalhe das baleias anunciou o terremoto, uma teoria indiana reproduzida no site IPS (abaixo) liga as alterações nas placas tectônicas a alterações eletromagnéticas e consequente embaralhamento dos sentidos dos animais marinhos. Neste caso o termo suicídio coletivo anunciando terremoto não se aplicaria, pois não indicaria um comportamento voluntário.


Animais para prever terremotos
Malini Shankar

Bangalore, Índia, 17/2/2011, (IPS) - Não há consenso entre os especialistas quanto à confiabilidade na previsão de terremotos a partir do comportamento de mamíferos marinhos.

Os céticos costumam considerar essas afirmações como conjecturas. “É impossível estabelecer uma ligação definitiva entre animais perdidos e calamidades naturais, apesar da grande quantidade de dados reunidos”, afirmou Mridula Srinivasan, bióloga marinha e pesquisadora da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos. “Os mamíferos encalham por diversas razões”, disse.

O decano da Academia Médica K. S. Hegde, na costa oeste da Índia, Arunachalam Kumar, está convencido de que quando um mamífero marinho fica perdido na costa é sinal de que haverá um terremoto. Arunachalam previu um terremoto, que provocou um tsunami em dezembro de 2004, e o anunciou em um grupo de discussão eletrônico da Universidade de História Natural de Princeton, nos Estados Unidos, três semanas antes de acontecer.

“Minha observação, confirmada ao longo dos anos, de suicídios maciços de cetáceos mostra que o fato está relacionado com modificações nos campos eletromagnéticos e com possíveis realinhamentos das placas tectônicas”, escreveu Arunachalam em uma análise de 2009 sobre as baleias encalhadas em novembro de 2004 na costa da Tasmânia, na Austrália. “Após calibrar os epicentros com as datas em que animais aparecem perdidos, tenho razões para afirmar que os grandes terremotos ocorrem uma ou duas semanas depois de os cetáceos encalharem”, acrescentou. O terremoto de 9 graus na escala Richter de 26 de dezembro daquele ano causou um tsunami no Oceano Índico que deixou 230 mil mortos.

“Não creio na teoria sobre uma ligação entre mamíferos perdidos e a ocorrência de desastres naturais”, afirmou o oceanógrafo indiano Sarang Kularni. “Quantos animais ficam perdidos sem que ocorra um sismo?”, perguntou à IPS. Contudo, “no dia do tsunami da Ásia, os cães de rua de Port Blair, nas Ilhas Andamán, estavam muito quietos, submissos e assustados, e me seguiam de uma aldeia a outra”, reconheceu.

“Várias baleias encalharam na costa da Nova Zelândia no dia 20 de agosto de 2010, um anúncio de que haverá um grande terremoto, em terra ou no oceano, dentro de duas a três semanas”, escreveu Arunachalam em seu blog três dias após o encalhe. “No final deste mês ou começo do próximo haverá um terremoto no arquipélago indonésio”, previu. O monte Sinabung, um vulcão de 400 anos considerado extinto, entrou em erupção no dia 29 de agosto e um terremoto de 7,1 graus na escala Richter sacudiu a Nova Zelândia no dia 4 de setembro.

Não há um “comportamento histórico natural que seja possível construir” para quantificar de forma crível essas previsões, segundo a Pesquisa Geológica dos Estados Unidos. Encalham entre 1.200 e 1.600 animais apenas nas costas dos Estados Unidos, segundo um estudo iniciado pelo Serviço de Pesca e Vida Silvestre. A conduta intuitiva dos animais deve ser mais documentada estatisticamente, destacou Arunachalam.

“O comportamento dos animais selvagens diante de desastres naturais continua sendo uma conjectura”, disse à IPS o decano do Instituto de Vida Silvestre da Índia, V. B. Mathur. “Há uma década, quando nos preparávamos para montar um elefante na Reserva de Tigres Kanha, o animal não deixava colocar os arreios. Quatro horas depois ficamos sabendo que houve um terremoto na Indonésia. O treinador atribuiu o nervosismo do animal ao tremor”, disse Mathur. A Reserva, no centro da Índia, fica a cerca de dois mil quilômetros da Indonésia.

A Pesquisa Geológica dos Estados Unidos informou que “não foram ouvidos pássaros cantando” na manhã da erupção vulcânica no monte Saint Helens, no Estado de Washington, em 1980. Moradores das ilhas indianas de Nicobar também observaram que não houve canto de pássaros no amanhecer do terremoto de 2004, na Ásia.

Os primeiros registros do comportamento animal antes de um tremor datam de 373 anos antes de Cristo. Historiadores relatam roedores e cobras abandonando a cidade grega de Hélice dias antes de um terremoto. Em 1975, autoridades chinesas evacuaram a cidade de Haicheng, de um milhão de habitantes, devido ao estranho comportamento de muitos animais. Poucos dias depois houve um terremoto de 7,3 graus na escala Richter. Essa decisão permitiu diminuir a quantidade de vítimas.

Morreram poucos animais selvagens no Parque Nacional Yala, no Sri Lanka, após o tsunami de 2004. Foi observado que elefantes usando rádios-colares se deslocaram terra adentro uma hora antes do tsunami. Na Índia, não morreram animais selvagens, com exceção de dois cervos no Estado de Tamil

Nadu. Envolverde/IPS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO