Showing posts with label imprensa. Show all posts
Showing posts with label imprensa. Show all posts

Wednesday, July 27, 2011

Histeria e transe coletivo na escola de Itatira no Ceará



Já faz pouco mais de um ano que aconteceu um fenômeno de transe e histeria coletiva em uma escola no Ceará que paralisou e assustou a cidade de Itatira. Na época o jornal Folha de São Paulo publicou a matéria: abaixo:

Após "transe" coletivo e suspensão das aulas, escola do CE retoma atividades
14/6/2010 - Folha de São Paulo - Jean-Philip Struck

As aulas de uma escola municipal no interior do Ceará retornaram nesta segunda-feira, após as aulas ficarem suspensas depois que dezenas de alunos começaram a sentir um mal-estar. Psicólogos, parapsicólogos e até religiosos foram chamados ao local para ajudar a explicar o que aconteceu com os estudantes.

Os sintomas eram dores musculares e de cabeça, palidez, calafrios, náusea, paralisia muscular, aumento dos batimentos cardíacos e pressão alta.

Segundo a direção da escola municipal Eduardo Barbosa, na área rural de Itatira (221 km de Fortaleza), a maioria do grupo afetado é de meninas de 8 a 16 anos.

Há 12 dias foi realizada uma missa na escola, após pedido da comunidade local. Na cerimônia, 25 pessoas --alunos e até pais-- apresentaram os sintomas. Todos foram levados a hospitais em cidades vizinhas.

"Alguns ficaram com a voz mais grossa. Pareciam em transe", afirma Eliane Dias, diretora do Colégio Estadual Nazaré Guerra, que compartilha as instalações da escola

Após a missa, as atividades foram suspensas. Os cerca de 500 alunos só retornaram às aulas hoje. Não houve incidentes.

A diretora afirmou que a prefeitura e a escola investigaram os alimentos e a água consumida, mas não detectaram anormalidades. Conforme os relatos, os jovens ficam mais agressivos e não se lembram de nada depois.

Na quarta-feira passada (9), o padre e parapsicólogo Élio Correia de Freitas, de Fortaleza, foi chamado pela paróquia local para conversar com os alunos e membros da comunidade. Na reunião, realizada na escola, sete pessoas desmaiaram.

"A comunidade está começando a acreditar que a escola é amaldiçoada, mas se trata de um caso de histeria coletiva ou contágio psíquico", diz o padre.

Uma reportagem na TV Globo também investigou o caso, no YouTube encontramos a reprodução da matéria veiculada no Jornal Nacional falando em surto psicótico onde até o espírito de um ex-aluno morto é citado.



A matéria da Folha continuou lembrando o fato ocorrido nos EUA em 1962:

Transe causou mortes nos EUA em 1692 (para assinantes)
14/6/2010 - Folha de São Paulo

Em Salem (EUA), 19 pessoas foram condenadas à forca em 1692, em caso relatado na peça e no filme "As Bruxas de Salem". Tudo começou quando duas meninas entraram em suposto transe e foram consideradas enfeitiçadas.
O episódio conturbou a cidade. Logo, outras pessoas começaram a manifestar os "sintomas". Poucos anos depois, a comunidade reconheceu erros nos julgamentos.
Salem tem hoje um museu sobre o fato e explora turisticamente o episódio.

Pânico, surto, transe e histeria coletiva em toda uma cidade, um quadro que lembra o apocalipse que pode ser incluido facilmente na lista de sinais do fim do mundo.

Vírus assassino descoberto na África do Sul em 2008

it says: no photos!

Lembrei desta notícia publicada no jornal O Globo e que encontrei reproduzida no site da Universidade Federal do Ceará. Fala das mortes provocadas anos atrás por um virus até então desconhecido. Também cita um caso de morte por virus misterioso no Brasil, vale pesquisar as consequencias.


Descoberto novo vírus hemorrágico letal
Universidade Federal do Ceará, Jornal O Globo 5/11/2008

Um novo vírus que causa uma febre hemorrágica letal foi descoberto no sul da África. Ele matou quatro pessoas na África do Sul e deixou mais uma doente. Porém, autoridades de saúde sul-africanas dizem que o surto está controlado, segundo o jornal “New York Times”. Vírus hemorrágicos — dos quais o Ebola é o mais conhecido — são temidos devido à elevada taxa de mortalidade. Se não forem identificados depressa, costumam ser letais.

O vírus identificado agora é da família dos arenavírus, conhecidos causadores de febres hemorrágicas, principalmente na África e na América do Sul. Exemplos são as febres de Lassa, do oeste da África; Machupo e Guanarito, ambas sulamericanas.
Muitos desses microorganismos permanecem misteriosos anos após terem sido descobertos.

No Brasil, o arenavírus Sabiá matou uma mulher em SP em 1990 e desapareceu sem que sua origem na natureza tenha sido identificada.

A descoberta de vírus que infectam animais não é um evento incomum. Um exemplo é um vírus de febre aftosa identificado no mês passado em cabras da Suíça. Porém, é relativamente raro descobrir microorganismos que causam doenças fatais em seres humanos, como o coronavírus que provocou a síndrome respiratória que se espalhou pela Ásia em 2002. Estudos recentes, no entanto, indicam que o número de doenças infecciosas tem crescido nas últimas décadas, possivelmente em função da globalização (que facilita viagens) e do aumento da população.

Ninguém sabe ainda como a primeira vítima do novo vírus foi infectada.
Porém, os arenavírus são comuns em roedores. A urina seca desses animais se mistura à poeira e pode transmitir o vírus, se inalada.
A descoberta foi confirmada pelo Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul e pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

A primeira vítima chamava-se Cecilia van Deventer, uma vendedora de viagens em Lusaka, na Zâmbia. Ela adoeceu em 2 de setembro e foi levada de avião para Johannesburgo, na África do Sul.
Aparentemente, Cecília transmitiu a doença para Hannes Els, o paramédico que a acompanhou na viagem, e Gladys Mthembu, a enfermeira que a atendeu na Clínica Morningside, em Johannesburgo.

A quarta pessoa a morrer foi Maria Mokubung, a faxineira que limpou o quarto onde Cecília faleceu, em 14 de setembro. Segundo jornais sul-africanos, a morte de Maria inicialmente teve erro de diagnóstico, porque ela tinha tuberculose e meningite, e já estava muito fraca e confusa quando sua família resolveu buscar socorro. A quinta pessoa a adoecer sobreviveu. Ela é a enfermeira que cuidou de Hannes Els. A mulher ainda está muito mal, mas tem respondido ao tratamento com a droga ribavirina.

A doença começa com sintomas semelhantes aos da gripe, como febre e diarréia. Em seguida aparecem manchas como as do sarampo. A próxima fase é a hemorragia que leva a colapso respiratório e circulatório.
Autoridades de saúde da África do Sul disseram que não houve casos novos, mas elas ainda vão esperar até o fim do mês para considerar o surto definitivamente debelado.

Será difícil localizar a origem do vírus. O corpo de Cecília foi cremado e Zâmbia não guardou amostras de seu sangue. Amostras de tecidos das outras vítimas só podem ser retiradas em laboratório de segurança máxima e o único na região está fechado.
(O Globo, 5/11)

Fonte: Jornal da Ciência 3636, 06 de novembro de 2008.


Recentemente o medo de uma epidemia desconhecida foi retomado pelo ocorrido na Alemanha e Europa, onde uma bactéria que ataca e destrói os rins causou várias mortes. Na época epidemias e surtos causados pelo virus Ebola, fungos ou bactérias desconhecidas ainda causavam mais temor, dando origem a livros e filmes sobre o tema. Um cenário de calamidade pública e de saúde digno do apocalipse com os microscópicos sinais do fim do mundo exterminando e martirizando pessoas, cidades e civilizações.

Monday, July 25, 2011

A falência dos Estados Unidos em contagem regressiva

PB240117

Depois de passar por uma crise imobiliária e financeira em 2008, os Estados Unidos estão em um novo impasse entre presidência, deputados e senadores onde governo e os políticos tentam fechar um acordo que evite a falência e o calote da dívida. Imaginar que o maior país do mundo e a economia mais desenvolvida deixe de pagar funcionários e contas pode ser catastófrico e contagiar o mundo inteiro com pessimismo e pânico.

Algumas notícias veiculadas na imprensa até o momento:


ATUALIZAÇÕES

5/8/2011 - Economico.pt - Mais uma cidade dos EUA declara-se insolvente
Central Falls, no estado de Rhode Island, foi o quinto município norte-americano a abrir falência em 2011.

2/8/2011 - Folha - Obama se rende no acordo quanto à dívida
O prêmio nobel de economia Paul Krugman alerta que o acordo com os Republicanos é um desastre, e não apenas para Obama e seu partido. Ele danificará ainda mais uma economia já deprimida; provavelmente agravará o problema do deficit norte-americano em longo prazo, ao contrário de aliviá-lo.



25/7/2011 - BBC Brasil -
Impasse sobre dívida nos EUA precisa ser resolvido 'hoje', afirma Geithner
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, afirmou que o governo comandado pelo presidente Barack Obama e a oposição republicana precisam alcançar um acordo ''hoje'' para pôr fim ao impasse sobre o limite da dívida pública do país e, assim, evitar o risco de calote.

25/7/2011 -
Estadão - Perda de confiança na dívida dos EUA ameaça outras nações
Em avaliação anual da economia norte-america, Fundo Monetário Internacional afirma que tal cenário pode criar efeitos 'universalmente grandes e negativos' no restante do mundo

17/7/2011 - Correio Braziliense - Norte-americanos foram forçados a reduzir o consumo em US$ 2,3 trilhões
Investidores e representantes de governos perderam o sono nas últimas semanas, diante do temor de que o mundo entre em uma nova recessão

17/5/2011 - Folha - Rebublicanos tomam os Estados Unidos como refém
O prêmio nobel de economia Paul Krugman explica o impasse entre governo e oposição e lembra que um editorial do "Wall Street Journal" ridicularizava as pessoas preocupadas com a possibilidade de que o limite de endividamento seja atingido, definindo-as como "o lobby do Armagedom".


Os EUA tem uma fábrica de dinheiro e dolar, mas se não houver credibilidade ou bom senso, a moeda vai ser vista apenas como papel sem valor (o que no fundo ela é, todo o resto é confiança). Se todos de uma vez resolverem abandonar e vender seus dólares e passar a comprar ouro, diamantes, obras de arte, metais valiosos e pedras preciosas para garantir o valor de suas economias, vai ser um estouro da boiada e fuga de ativos norte-americanos digno de caos e fim de mundo.

Wednesday, July 20, 2011

Milhares de pássaros mortos que caíram do céu



No começo deste ano de 2011 um acontecimento assustador surgiu no estado americano do Arkansas, milhares de aves mortas (melros) surgiram nos primeiros dias e horas de janeiro. Caídas nas estradas, telhados e jardins das casas do povoado de Beebe como uma chuva de cadávares de passarinhos, como mostra este video gravado de uma reportagem do canal de TV CNN veiculado em 2/1/2011.

Matéria do site Time NewsFeed - Why did thousand of birds drop dead in the Arkansas sky? (Por que milhares de pássaros cairam mortos do céu de Arkansas?) - traz a declaração da ornitóloga Karen Rowe da Comissão de Caça e Pesca do Arkansas dizendo que este tipo de incidente não é tão raro quanto se pensa, relâmpagos e chuva de granizo em altitudes podem provocar este tipo de massacre nos animais. Especulações sobre envenamento e traumas e stress extremo causados por queima de fogos no reveillon provocando as mortes das aves também surgiram na imprensa.

No estado próximo da Louisiana o fenômeno misterioso ocorreu novamente dias depois, como noticiou o portal G1 dia 4/1/2011: EUA tem nova chuva de pássaros mortos. Desta vez cerca de 500 cadávares de pássaros surgiram na paróquia de Pointe Coupee, completando o quadro que remete a um quadro de apocalipse sinalizando o fim do mundo.

Estas mortes misteriosas de milhares de animais de uma vez são cada vez mais assustadoras, lembrando algumas vezes as 10 pragas do Egito descritas no velho testamento. Particularmente as invasões de chuva de rãs e sapos e tempestade de gafanhotos enviados por Deus para libertar o povo de Israel.

Planeta Nibiru? Video mostrando segundo sol na TV da China



Este video publicado em março deste ano no YouTube e com 188.777 exibições até agora, mostra uma reportagem no telejornal chinês supostamente veiculado na TV daquele país. As imagens mostram a filmagem onde aparece um segundo sol de forma clara, ao lado do sol original. Como a profecia maia do fim do mundo em 2012 fala do aparecimento do planeta Nibiru (ou Planet X) de forma parecida, a apreensão, especulação, notícias, brincadeiras e sinais em torno do apocalipse iminente cresce enquanto a data fatídica da previsão se aproxima.

O site americano MsnNbc Space.com publicou sobre estranho fato do aparecimento dos 2o sol ocorrido na China na matéria Two suns spotted on China defied explanation (2 sóis aparecem na China e desafiam explicações). A reportagem traz declarações do astrônomo Jim Kaler da Universidade de Illinois que acredita que o que aconteceu foi uma miragem causada por alguma concentração anormal e rara de partículas na atmosfera. Este tipo de ilusão de ótica acontece normalmente próximo da linha do horizonte, diferente do mostrado na tv chinesa que o próprio Kaler não acredita que tenha sido um efeito gerado por computador.

A reportagem do site americano ainda cita o astrônomo Michael Minnaert e seu livro Light and Color in the Outdoors como a mais completa referência em sol duplo, cão do sol, halo solar, falso sol, etc. Minnaert explica que existem vários registros de falso sol na mesma posição mostrada no video chinês, inclusive com fotos. O cientista Grant Perry, estudioso da atmosfera na Universidade Winsconsin, alertou que o fênomeno é incomum e que pensou na possibilidade de ser uma ilusão causada pelo reflexo na lente ou do equipamento de gravação, mas para isso a imagem deveria se mover junto com o movimento da câmera, o que não acontece.

A matéria do Space.com lembra do boato recente que se alastrou na internet sobre explosão de uma estrela próxima da Terra causaria o aparecimento de um segundo sol, de qq forma, seja ilusão de ótica, miragem, planeta nibiru ou aparição religiosa, a imagem nítida de 2 sóis no céu pode com certeza entrar na lista de sinais do fim do mundo.

Monday, July 18, 2011

Agua que sai da terra e radioatividade no Japão depois do terremoto



Reportagem do correspondente do Jornal Nacional da TV Globo no Japão - Após terremoto, água quente que sai do solo preocupa cidade no Japão - mostra o fenômeno que acontece em Iwaki, com o surgimento de várias fontes de água quente que vem do subterrâneo. A água termal alaranjada aparece brotando de prédios, escadas e calçadas, preocupando os moradores.

A reportagem tb cita que o Japão é o lugar com maior número de fontes de água quente do mundo, chamadas de onsen, são 28 mil fontes de águas termais no país. A cidade de Iwaki fica na província de Fukushima, próximo ao epicentro do terremoto que provocou o trágico tsunami e o acidente na usina nuclear japonesa, a água morna que aparece por lá tem a cor laranja por causa da presença de ferro e outros minerais. Em outro local próximo, a água sai quente a 50 graus e é da cor branca e com mau cheiro de ovo podre, por causa do ácido sulfídrico presente.


Césio radioativo na água da torneira em Tóquio

Outra reportagem da ABC News de 4/7/2011 - Radioactive cesium found in Tokyo tap water (césio radioativo encontrado na água de torneira em Tóquio) - revela que foram detectadas presença de cesio 137, mas em quantidades consideradas seguras pelas autoridades japonesas, uma semana antes, testes com crianças em Fukushima apontaram contaminação por cesio 137 e cesio 134. A matéria tb revela que em abril, foram encontrados cesio em peixes pescados próximo a usina nuclear acidentada, a espécie chamada young lance em inglês, e konago em japonês, geramente consumido seco ou cozido.

Pra quem se lembra, o cesio foi protagonista de um acidente radioativo no Brasil, quando catadores de sucata abriram e desmontaram em 13/9/1987 um aparelho de radioterapia de um hospital abandonado em Goiânia/GO. Na época houve pânico e, mesmo sem acidentes em usinas ou bombas atômicas, o país viveu a proximidade do que seria a idéia do holocausto radioativo e a hipótese concreta de um fim do mundo nuclear.

Monday, July 11, 2011

Sumiço de abelhas e caos no trânsito, artigo de Gilberto Dupas na Folha de SP


Bees, Do Not Block Intersection, upload feito originalmente por Tony Shi..
Este artigo escrito pelo engenheiro Gilberto Dupas, presidente do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI) e coordenador-geral do Grupo de Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo (USP) morto em 2009, foi publicado no jornal Folha de São Paulo em 27/7/2011, mas vale a pena relembrar porque tanto o sumiço das abelhas quanto o caos no trânsito continuam até hoje.

Sumiço de abelhas e o caos no trânsito

Gilberto Dupas

Aprendiz de feiticeiro, nossa civilização só desperta para os perigos de seus caminhos tecnológicos quando tragédias acontecem

O que tem a ver o recente sumiço das abelhas em várias partes do mundo com os imensos congestionamentos que infernizam a vida dos cidadãos das grandes cidades? Mais do que parece. O caos do trânsito, resultado da primazia do transporte individual, tem dramáticos efeitos sobre o tempo e a saúde das pessoas. Ao lado da emissão de gases e toxinas industriais, a poluição do ar por veículos é variável crítica tanto do aquecimento global e dos efeitos no clima como de doenças.

A British Air Foundation conduziu pesquisas provando que bastam seis horas pedalando no tráfego intenso para causar danos aos vasos sangüíneos, tornando-os menos flexíveis, reduzindo proteínas que previnem coágulos e favorecendo riscos cardíacos. O Laboratório de Poluição Atmosférica da USP estima que a poluição ambiental encurte em média dois anos da vida do paulistano.

O índice de abortos também aumenta, porque o fluxo arterial na placenta diminui; e há suspeitas de efeitos severos na fertilidade. Dados do banco de sêmen do hospital Albert Einstein confirmam que a concentração de espermatozóides no sêmen dos paulistanos caiu significativamente nos últimos dez anos. Entre as hipóteses estão poluição, excessivo consumo de produtos industrializados, estresse, medicamentos, produtos para queda de cabelo, exposição à radiação, substâncias tóxicas dos plásticos de embalagem, pesticidas e outros venenos da vida moderna.

“São coisas que as pessoas vão incorporando em sua dieta e fazem um estrago tremendo nas mitocôndrias e no DNA, causando não só a morte celular como também danos à motilidade e à morfologia”, afirma Dirceu Mendes Pereira, da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana. Porém, o século 21 ficará conhecido como a era do automóvel popular. Carros de US$ 6.000, produzidos no padrão chinês, abarrotarão o mundo e farão crescer a degradação ambiental gerada ao fabricá-los e usá-los. Logo agora, quando questões vitais relativas ao clima e à saúde humana exigiriam o abandono radical do transporte individual em benefício do coletivo.

Mas, como convencer o cidadão chinês, indiano ou brasileiro de que a festa vai acabar justo quando ela chega à sua porta? Ou as grandes corporações globais, que já fazem os cálculos dos lucros em grande escala propiciados por essa nova fronteira de acumulação no “mercado dos pobres”? Mas o que têm abelhas com isso? Muito. No último outono do hemisfério Norte, elas deram para desaparecer. O mesmo fenômeno foi notado em vários países, inclusive no Brasil, causando perplexidade entre cientistas, apicultores -que chegaram a perder 50% de suas colméias- e ecologistas, todos alarmados com os danos ao ambiente e à agricultura se uma crise permanente ocorrer.

Afinal, abelhas são os grandes polinizadores naturais que viabilizam a formação de frutos e sementes. Cientistas da Universidade Harvard fazem hipóteses que incluem intoxicação por inseticidas, infecções por vírus e até radiação de telefones celulares. Quanto aos pesticidas, há inúmeras tragédias humanas que alguns já causaram. Por que não atingiriam as abelhas? Nos anos 1970-80, utilizados nos bananeirais da América Central, esterilizaram 30 mil homens.

Na ilha de Kyushu, no Japão, milhares de pessoas que consumiram óleo de arroz contaminado por dibromo cloropropano ficaram doentes e 112 morreram de intoxicação aguda, câncer e outras afecções; seus filhos herdaram distúrbios imunológicos e do desenvolvimento. A OMS estimou em 3 milhões o número de casos de contaminação desse tipo no mundo. Resíduos tóxicos como metais pesados são encontrados em animais das regiões mais distantes do mundo, numa poluição sistêmica global que atinge vegetais e humanos.

Quanto às ondas magnéticas, o planeta se tornou um imenso emissor delas, produto das múltiplas transmissões de rádio, TV, celular e radar, cujas conseqüências exatas sobre o meio ambiente e a saúde humana estamos longe de conhecer. Basta imaginar a brutal quantidade de emissão de ondas que poluem o espaço para que funcionem os 2 bilhões de celulares que abarrotam nosso globo. É razoável supor que afetem as abelhas?

Aprendiz de feiticeiro, nossa civilização só desperta para os perigos de seus caminhos tecnológicos quando tragédias acontecem. O sumiço temporário das abelhas pode ser mais um grave sintoma para que fiquemos em estado de alerta.

Giberto Dupas, 64, é presidente do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI) e coordenador-geral do Grupo de Conjuntura Internacional da USP. É autor de “O Mito do Progresso”, entre outras obras.

Infelizmente o quadro continua atual e alarmante nas grandes cidades, onde cada aumento de preço no pote de mel, congestionamento e estacionamento lotados nos supermercados viram lembretes do apocalipse e sinal do fim do mundo.

Friday, July 8, 2011

Video do tsunami de areia nos Estados Unidos



Impressionante o video da tempestade de areia do dia 5/7/2011 que cobriu a cidade americana de Phoenix no estado do Arizona. Publicado no portal iG - Video: Tempestade de areia cobre cidade dos EUA - e assinado pela BBC Brasil, a notícia informa que foram 80 quilometros de nuvem de areia e ventos de quase 100 km por hora que derrubaram árvores e postes provocando apagão de energia elétrica. Devido a falta de visibilidade o aeroporto foi fechado cancelando pousos e decolagens.

As imagens gravadas da tempestade de areia são tão impressionantes que a imprensa usou o termo "tsunami de areia", lembrando os videos similares captados no tsunami verdadeiro com maremoto no Japão. Para completar o sinistro quadro do apocalipse, aquela região dos Estados Unidos também enfrentou um incêndio florestal de proporções gigantescas - mais de 58 mil hectares - no estado do Novo Mexico. Esta última catástrofe chegou a atingir o arsenal atômico do Laboratório Nacional de Los Alamos, como na reportagem publicada dia 27/6/2011 no site da revista Veja: Incêndio chega perto de laboratório de armas nucleares. Imagens e fatos aterrorizantes como sinais do fim do mundo.

Wednesday, July 6, 2011

Tartarugas encontradas flutuando no mar por causa do lixo plástico



Esta matéria no Jornal Nacional do dia 18/6/2011 revelou que no litoral do Rio Grande do Sul várias tartarugas marinhas tem sido encontradas flutuando sem conseguirem nadar ou mergulhar, uma delas até foi atingida pela hélice de um barco. A causa desta anormalidade é a ingestão de plástico - sacolas plásticas, sacos, barbeadores, escovas e tubos de pasta de dente, embalagens diversas, capas de celulares, etc - que usamos e jogamos no lixo mas acabam poluindo os oceanos e confundindo os peixes e animais que comem o lixo pensando que são agua-vivas, algas, arraias ou outros peixes.

Tartaruga gigante em Santos



Já em Santos/SP, segundo esta reportagem do dia 27/3/2011 no Domingo Espetacular da TV Record, uma tartaruga gigante de 2 metros de comprimento e 200 kg foi encontrada em situação parecida, boiando, tentando desesperadamente nadar e mergulhar sem sucesso por causa dos gases provocados pela prisão de ventre.

As reportagens na TV mostram veterinários do museu oceanográfico de Rio Grande/RS e do aquário de Santos/SP tratando e operando as tartarugas resgatadas e devolvendo ao mar as que sobrevivem a esta tragédia ambiental. De qualquer forma, só de imaginar o tamanho do uso de do descarte de plástico das cidades do mundo podemos concluir que outras milhares de tartarugas podem estar boiando sem rumo pelos mares, se chocando com transatlânticos repletos de turistas em cruzeiros ou marinheiros e pescadores que trabalham em barcos, lanchas e navios.

Um alerta que mesmo atos simples do cotidiano, como fazer compras de supermercado e escovar os dentes todos os dias, produzem tanto lixo plástico que no final acabam no estômago e intestinos de animais e peixes boiando e agonizando em alto mar, uma paisagem marítima apocalíptica e aterrorizante como mais um sinal claro do fim do mundo.

Thursday, June 9, 2011

Fim do mundo adiado para dia 21/10/2011


Harold Camping on WFME 66 052311, upload feito originalmente por JSF0864.

O fundador da seita cristã evangélica Family Radio, Harold Camping, que tinha interpretado a Bíblia e previu o apocalipse pro dia 21/5/2011, adiou a data do fim do mundo para 21 de outubro deste ano. Notícia no Estadao.com publicada em 24/5/2011 explica: Radialista evangélico dos EUA aponta nova data para 'Juízo Final'.

Segundo a matéria, o pastor concluiu em seu programa de rádio que houve um erro de cálculo. Em vez do mundo acabar em um terremoto cataclímico e instantâneo como ele havia previsto, na verdade o que começou no dia 21 de maio foi o início do fim do mundo na forma espiritual, gradativa, e que em 5 meses o mundo acaba concretamente, ou seja, a previsão do apocalipse foi adiado para o dia 21 de outubro de 2011.

No programa de rádio, chamado de Open Forum e é transmitido da cidade de Oakland do estado americano da Califórnia, Harold Camping falou por 90 minutos, respondendo repórteres inclusive, lamentando também que o arrebatamento que ele tinha tanta certeza que aconteceria não ocorreu no sábado do dia 21 de maio. O estudioso da Bíblia, lembrou que 21 de outubro sempre foi a data final de sua cronologia do Fim dos Tempos, do apocalipse, armagedom e fim do mundo.


Wednesday, May 25, 2011

Sinal do celular pode ser a causa do sumiço das abelhas


bee killers?, upload feito originalmente por jspad.

Notícia no site G1 - Celulares fazem abelhas abandonar colmeia e morrer, diz estudo - publicada dia 13/5/2011 fala de uma pesquisa realizada em 2009 por Daniel Favre do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça que aponta para os sinais eletromagnéticos da telefonia celular como uma das possíveis causadores do sumiço misterioso de abelhas, a epidemia CCD, Colony Collapse Disorder em inglês.

Segue copy paste da matéria:


Celulares fazem abelhas abandonar colmeia e morrer, diz estudo

13/5/2011 - G1 - Altieres Rohr

Sinais electromagnéticos têm consequências para os insetos.
Após 20 horas de exposição, abelhas emitem som para abandonar casa.

Celulares podem estar confundindo e até matando abelhas ao redor do mundo, segundo uma pesquisa realizada por Daniel Favre do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça. O estudo foi realizado em 2009, mas só foi publicado agora, em maio de de 2011. Para o experimento, Favre gravou os sons de abelhas expostas a sinais electromagnéticos emitidos por celulares, e observou a produção de sons semelhantes ao que abelhas produzem quando abandonam a colmeia.

Favre expôs a abelha a ondas de celulares por 20 horas. O pesquisador fixou esse período porque, segundo ele, estudos anteriores já mostraram que a exposição prolongada a celulares fez com que abelhas não mais encontrassem o caminho de volta para a colmeia, e deixando-a praticamente vazia entre 5 e 10 dias.

Mas já no período de 20 horas no experimento, as abelhas fizeram sons como se estivessem no processo de abandono da colmeia – quando elas saem para dar lugar a outras abelhas em um ninho “congestionado”.

No entanto, elas permaneceram na colmeia, o que significa que elas estavam confusas ou que outros processos poderiam se iniciar com uma exposição mais prolongada. De acordo com Favre, foi o primeiro estudo envolvendo a gravação de sons de abelhas quando expostas à emissões electromagnéticas de celulares.

Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) publicado em 2010 revelou uma queda global na população de abelhas. Para a ONU, isso é motivo de preocupação porque entre os 100 produtos agrícolas responsáveis por 90% dos alimentos consumidos mundialmente, 71 são polinizados por abelhas.

Segundo o relatório, o uso de químicos, mudanças climáticas e poluição podem estar ligadas à essa diminuição. Com o novo estudo de Daniel Favre, o uso de celulares também pode entrar a lista de possíveis responsáveis.

O site do jornal inglês Mail Online também publicou sobre a pesquisa: Why a mobile phone ring may make bees buzz off: Insects infuriated by handset signals (Por que o toque de telefone celular pode estar espantando as abelhas: Insetos ficam enfurecidos com o sinal dos aparelhos). Citando a pesquisa do Swiss Federal Institute of Technology da cidade de Lausanne e um artigo do Doutor Favre no jornal Apidologie, a matéria cita o Transtorno do Colapso das Colônias (Colmeias) e menciona também que novos agrotóxicos e pesticidas que afetam o sistema nervoso das abelhas deixando-as perdidas e confusas.

Fim do mundo em nossas mãos

Se for confirmada a relação entre a expansão do uso dos celulares com o desaparecimento das abelhas, cujas consequencias podem ser drásticas para o meio ambiente, a agricultura e alimentação no planeta, seria um inédito sinal do fim do mundo causado por todos nós, pessoas comuns que utilizam a telefonia celular e nossa civilização tecnológica.



Thursday, May 12, 2011

Fim do mundo dia 21/5/2011 no Facebook pra confirmar sua presença no evento


No Facebook foi criada a página do evento do fim do mundo marcado para o dia 21/5/2011 previsto pela seita evangélica americana Family Radio. Quem quiser confirmar presença ou convidar os amigos naquela rede social, é só acessar: Evento Fim do Mundo segundo a Biblia.

Criado por Rubens Barbassa, o evento já tem 45 pessoas confirmadas, 34 recusaram o convite, 5 estão indecisos e 407 ainda estão pendentes. Parece que o autor da página tomou conhecimento da profecia apocalíptica cristã através do site da Revista Exame, que publicou dia 10/5/2011 a matéria Evangélicos americanos anunciam o fim do mundo no dia 21 de maio.

Wednesday, April 20, 2011

Mistério dos sumiços das abelhas e transgênicos

Worker Bee
Worker Bee, upload feito originalmente por Zabrisky Point.

Como comentei aqui anteriormente, uma das hipóteses para o misterioso sumiço das abelhas, onde colméias inteiras desaparecem sem deixar vestígios de corpos e cadávares dos insetos, a chamada Desordem do Colapso das Colônias (ou CCD - Colony Colapse Disorder em inglês), é que seria um efeito colateral da expansão das plantações geneticamente modificadas nos Estados Unidos e Europa.

Uma matéria de Brit Amos publicado em 27/3/2008 no site Information Liberation - Death of the Bees: GMO Crops and the Decline of Bee Colonies in North America (Morte das abelhas: Agricultura transgênica e o declínio das colméias na América do Norte) - conclui que a ingestão de proteínas geneticamente modificadas (Organismos geneticamente modificados, GMO em inglês) é a causa do desaparecimento das abelhas, mais do que as teorias das ondas da telefonia celular, parasitas, fungos, passagens dimensionais, brechas de universos paralelos, etc.

Depois de imagens de instestinos das abelhas, o autor avisa que a ingestão de substâncias indigeríveis e artificiais criadas pelo homem vem eliminando as abelhas da mesma forma que causando câncer do cólon em seres humanos.

Por outro lado uma pesquisa publicada na revista Science e reproduzida no jornal Estadão, afirma que os transgênicos não são maisnocivos que os inseticidas, agrotóxicos e pesticidas, usados na agricultura há decadas, antes mesmo do fenômeno ainda inesplicado do desaparecimento das colméias. Segue abaixo a reprodução da matéria:


Transgênico não põe abelhas em risco maior que inseticida

8/6/2007 - Giovana Girardi, Jornal O Estado de São Paulo
Revisão de estudos com algodão e milho Bt sugere que eles apresentam algumas vantagens à natureza.

Cultivos de algodão e milho geneticamente modificados com o Bacillus thuringiensis (Bt) - que aumenta a resistência das plantas ao ataque de insetos - parecem ter um impacto relativamente pequeno em espécies que não são o alvo do inseticida, como borboletas e abelhas.

A conclusão, divulgada hoje na revista Science (www.sciencemag.org), é resultado de uma meta-análise feita em cima de 42 experimentos anteriores de campo e lança dúvidas sobre os eventuais problemas ao ambiente que podem ser causados pelos transgênicos. De certo modo também oferece uma resposta às suspeitas de que o cultivo de milho Bt estaria eliminando abelhas nos Estados Unidos.

A avaliação indica que os invertebrados que não são o alvo da tecnologia geralmente estão presentes em maior abundância nas plantações de algodão e milho Bt do que naquelas não transgênicas que utilizam inseticidas convencionais.
No entanto, o levantamento observa que, em comparação com campos de cultivo que não usam nenhum tipo de inseticida, a presença desses insetos é menor nas plantação geneticamente modificadas (GM).

Os autores, liderados por Michelle Marvier, do Instituto de Estudos Ambientais da Universidade Santa Clara, na Califórnia (EUA), escrevem que muitos dos experimentos usados para testar a segurança ambiental dos organismos geneticamente modificados são muito limitados para serem conclusivos.

Pesquisadores

De um modo geral, afirmam os pesquisadores, os trabalhos são pouco ponderam
replicados, são de curta duração ou levam em conta poucas variáveis. Somente que estudos comparando os vários estudos eles acreditam ser possível apresentar uma analisam visão mais generalizada sobre a interação entre a tecnologia Bt e os insetos. pequenas 'Nossa análise fornece algum suporte para a alegação áreas (das empresas) de que as plantas geneticamente modificadas podem reduzir aspectos ambientalmente indesejáveis da agricultura, particularmente o impacto dos inseticidas no que não é o alvo', escreve a equipe.

No entanto os cientistas ponderam que examinaram só um tipo de modificação genética e que as pesquisas trabalhavam com escalas pequenas de produção, em vez dos grandes sistemas agrícolas, existentes principalmente nos Estados Unidos, e misturam num mesmo campo transgênico e uso de inseticida tradicional.

Também não há na análise nenhuma ponderação sobre outros riscos ambientais, como a contaminação de outras plantas.


De qualquer forma, sociedades complexas como abelhas, cupins e formigas, em colapso e desaparecendo ao mesmo tempo que plantações de grãos transgênicos e os alimentos feitos com ingredientes geneticamente modificados se expandem de forma crescente, ainda deixando dúvidas sobre seus efeitos na natureza e na saúde das pessoas, pode ser uma visão assustadora e completar o quadro apocalíptico como mais um dos sinais do fim do mundo.

Tuesday, April 5, 2011

Fim do mundo será dia 21/5/2011 para a Family Radio


Judgment Day: May 21, 2011, upload feito originalmente por JonDissed.

Notícia hoje no site do Jornal O Estado de São Paulo fala da interpretação da bíblia feita pela seita Family Radio (Familyradio.com) que prevê o fim do mundo para o dia 21 de maio deste ano. No site eles anunciam um versículo em Ezequiel 33:3: "... toquem as trombetas... avisem as pessoas", o Dia do Julgamento está chegando. Segue cópia da matéria no Estadão:


Grupo anuncia ''fim do mundo''
5/4/2011 - Bruno Boghossian / RIO - O Estado de S.Paulo

Integrantes da Family Radio circulam por Minas e Rio e fazem propaganda até em ônibus.

Um novo alerta apocalíptico chegou ao País com um aviso: o fim pode estar mais próximo do que se imagina. Um grupo cristão dos Estados Unidos, com representantes em Belo Horizonte, está rodando o Brasil para divulgar a tese de que o juízo final está marcado para 21 de maio - e não para 2012, segundo a popular profecia feita pelos maias.

Com propagandas até nas traseiras de ônibus, evangélicos da Family Radio fazem malabarismo com números e datas da Bíblia para garantir que há provas de que o mundo vai acabar nos próximos meses. No Rio, um grupo vestido de branco circulou pelas ruas do centro com placas que alertavam para o fim do mundo. Há semanas, ônibus regulares circulam com os enigmáticos dizeres "21/05/2011: Deus vai trazer o dia do julgamento".

A previsão bíblica foi interpretada pelo americano Harold Camping, responsável pela Family Radio, que tenta emplacar um apocalipse pela segunda vez em sua carreira de profeta. Nos anos 1990, ele publicou um livro em que dizia haver "alta probabilidade" de Cristo voltar à Terra em 6 de setembro de 1994 para julgar os homens. Um grupo se reuniu em uma cidade da Califórnia para esperar o evento.

A sede brasileira da Family Radio fica no bairro de Nova Gameleira, em Belo Horizonte, tendo como atividade principal a divulgação da tese do fim do mundo. Um site em português explica passo a passo a matemática feita por Camping: o juízo final começaria 7 mil anos depois do grande dilúvio, que teria acontecido em 4990 a.C.

Criticado por cristãos americanos, o grupo já foi chamado de seita e Camping acusado de ser "falso profeta". A sede brasileira da Family Radio não respondeu aos e-mails enviados pelo Estado na manhã de ontem.

O blog Casa de Levi viu no blog do Aluizio Amorim e tb postou o artigo e uma foto que foi publicada no jornal com a publicidade do fim do mundo nos ônibus circulando na cidade do Rio de Janeiro.


Sinalizar o fim do mundo através de publicidade pode ser um outro sinal. Para motoristas e pedestres, se deparar com uma mensagem supostamente bíblica entre veículos no meio do trânsito infernal das grandes cidades pode ser adequadamente estressante.


Wednesday, March 9, 2011

Milhões de peixes mortos aparecem boiando na California


Millions of dead fish sinking to the bottom, upload feito originalmente por Tina Hsu.

Ontem, terça-feira de carnaval, um assustador fenômeno aconteceu nos Estados Unidos. Milhões de peixes mortos apareceram boiando no mar, na costa do estado da California. Os cientistas acreditam que a carnificina ocorreu por causa da maré vermelha que forçaram os peixes (anchovas, sardinhas, etc) a morrerem aglomerados, esprimidos e sufocados nas águas próximas ao porto King Harbour, na praia de Redondo.

Para alguns carnaval tem origem no temo "carne valle", adeus à carne, feriado para os cristãos católicos e tempo de justificar e tolerar os excessos carnais (e eróticos) antes das penitências e provações que antecedem a Páscoa. A visão aterrorizante dos peixes mortos pode até lembrar que o animal foi símbolo do cristianismo antes da cruz e o costume de trocar a carne por peixe caracterizar a ressureição do messias.

Abaixo copy paste da matéria que saiu site portugues Jornal de Notícias:


Milhões de peixes mortos na Califórnia
8/3/2011

Milhões de peixes mortos emergiram nas águas de Redondo Beach, na Califórnia, nos EUA. Em alguns pontos, não se consegue, sequer, ver a água.

As autoridades de Redondo Beach estão a investigar as causas da morte de milhões de peixes, esta segunda-feira, nas águas da marina de King Harbour.

"Basicamente, há peixe por todo o lado no porto", disse Jason McMullin, director adjunto do Kings Harbour, em declarações ao Los Angels Times.

Uma maré vermelha, fenômeno natural originado por algas, terá empurrado as anchovas para o porto, onde viriam a morrer por falta de oxigenio na água, aventou Jason McMullin.

Segundo aquele diário californiano, funcionários dos serviços sanitários de Redondo Beach foram enviados para o local para investigar as causas da morte dos peixes.

A reportagem inclui o link para o video da reportagem da TV local KTTV mostrando a misteriosa tragédia ambiental:


Talvez em maiores proporções, esse extermínio se parece com o que aconteceu no começo do ano aqui no Brasil, no litoral sul de São Paulo e no Paraná (Paranaguá) onde milhares de peixes apareceram mortos sem causa aparente.

Além das conexões com as datas e símbolos cristãos, uma visão trágica de um mar fedorendo e prateado, por onde quase se pode caminhar na camada de peixes mortos refletindo o sol e a lua, pode mesmo parecer um quadro do apocalipse. Genocídio dos peixes, mais um para a lista dos sinais do fim do mundo.


Monday, March 7, 2011

Aids das abelhas e o desaparecimento das colméias


They're gone!, upload feito originalmente por D.Broberg.

Uma das explicações para o misterioso sumiço das abelhas no hemisfério norte, denominada pelos cientistas de CCD - Colony Collapse Disorder (desordem do colapso das colônias) é que a doença pode ser causada por um virus. A estranha doença dizima as colmeias e as abelhas desaparecem, sem deixar vestígios e cadávares foi chamada de Aids das abelhas qdo começou a surgir nos Estados Unidos e Europa.

Abaixo uma reportagem publicada no Estadão:


Vírus pode ter levado a sumiço de abelhas
09/07/2007
Essa seria uma entre diversas causas do fenômeno nos EUA

Cientistas afirmam que a causa do sumiço de bilhões de abelhas nos Estados Unidos, que intriga apicultores e biólogos há meses, é um vírus que teria sido levado para o país num carregamento de abelhas australianas.

Misturando uma nova técnica de análise genética com a boa e velha estatística, o grupo da Universidade Columbia identificou o vírus de paralisia aguda israelense como o gatilho potencial para o mistério. O trabalho foi publicado ontem na edição online da revista Science (www.sciencexpress.org).

Para ter certeza, os pesquisadores vão infectar colméias com o vírus para verificar se é realmente letal. "Pelo menos agora temos uma pista a seguir. Podemos usá-lo como um marcador e investigar se de fato causa a doença", afirmou o epidemiologista W. Ian Lipkin, um dos autores do estudo.

O fenômeno foi chamado de desordem do colapso das colônias (CCD, na sigla em inglês) e atinge principalmente países da América do Norte e da Europa. Outras hipóteses levantadas são infecção por parasitas, uso excessivo de pesticidas e difusão de plantações transgênicas.

Especialistas dizem que, apesar do novo dado, a dúvida permanece. O vírus pode ser apenas a gota d?água. "Essa pode ser uma peça ou algumas peças neste quebra-cabeças, mas eu realmente não acho que responda tudo", disse Jerry Hayes, chefe da seção de apiários do Departamento de Agricultura do estado da Flórida.

Traços desse vírus, identificado no país em 2004, são encontrados em colônias quase todas as vezes que se procura por ele. Já as colônias que até agora aparecem livres do CCD não apresentam o vírus. Parece provável então que a doença funcione como um sinal para que a colméia seja colocada em quarentena.

"Os próprios autores (do estudo) reconhecem que essa não é uma jogada certeira", disse May Berenbaum, entomologista da Universidade de Illinois. Ela chefiou recentemente uma análise sobre o declínio de abelhas melíferas e outros polinizadores na América do Norte.

Para Berenbaum, o CCD é apenas o último de uma série de problemas que têm devastado a população de abelhas na região. Por seu papel como dispersores de sementes, calcula-se que as abelhas respondam por US$ 15 bilhões anuais à agricultura norte-americana.


Virus desconhecidos ou isolados em áreas nunca antes atingidas por animais ou seres humanos são um constante temor para teorias conspiratórias e hípoteses do apocalipse. Mas para onde vão as abelhas desaparecidas? O virus pode consumir os corpos dos insetos sem deixar vestígios? Dúvidas que confirmam o desaparecimento das abelhas como mais um dos sinais do fim do mundo.

Explosão solar gigante em 24/2/2011 - Video da Nasa


O site Weather Channel publicou uma nota sobre o registro em video de uma enorme explosão solar feita pela Agência Espacial Norte Americana: Stunning solar flare NASA video. Segue uma tradução:


Quando uma grande (classe 3.6 M) explosão solar ocorreu dia 24 de fevereiro, espalhou uma onda fenomenal de plasma que girou e se contorceu por 90 minutos. O fenômeno foi capturado pela nave espacial observatório de dinâmica solar da Nasa (Solar Dynamics Observatory spacecraft).
Link para o video no site Weather Channel
.


Pelo que li, as classes de intensidade das tempestades e explosões solares começa com C (fracas), M (médias) e X (grandes, com efeitos no nosso planeta). Como publiquei no post Falhas no 3G, Wi-fi e telecomunicações e as explosões solares alguns cientistas alertavam para este ano o início de uma grande atividade no sol culminando em 2012, o ano do fim do mundo na profecia maia.

Uma nota no Jornal do Dia, reproduzindo a Folha de São Paulo, citou as erupções na superfície do sol nas primeiras semanas de fevereiro. Segue Copy paste:

Nasa mostra explosão solar que não acontecia havia quatro anos
18/2/2011

O Observatório de Dinâmica Solar da Nasa registrou nesta semana imagens da mais forte explosão na superfície do Sol dos últimos quatro anos.

A erupção, com muita radiação ultravioleta, foi emanada a partir de um ponto do Sol.
O fenômeno, chamado de “X-flare’’ pelos cientistas, emitiu um intenso feixe luminoso em direção à Terra. As erupções devem chegar à Terra nos próximos dias, causando aumento da atividade geomagnética no planeta.

O BGS (Serviço Geológico Britânico, em inglês) chegou a emitir um alerta sobre a possibilidade de esse tipo de atividade radioativa afetar comunicações, navegação via satélite, redes elétricas e operações de aeronaves.

Especialistas dizem que o Sol está “acordando’’, após anos de pouca atividade.


Se as alterações nos campos eletromagnéticos se confirmarem, podem justificar apagões, bairros sem luz, internet e 3G fora do ar, GPS desorientados, etc. Abelhas e baleias desorientadas, será? Vale investigar mais estes sinais do fim do mundo.

Sunday, February 27, 2011

Barulho misterioso no interior de São Paulo


chora cavaco, upload feito originalmente por chamarelli.

Dia 9 de fevereiro um barulho estranho e misterioso foi ouvido na região de Bauru no interior do Estado de São Paulo. Ao lado de relatos fantásticos de bolas de fogo, clarões de luz e meteoros, muita gente acreditou em terremoto mas os sismógrafos no Brasil não detectaram nada. Segue notícia no site G1.

Moradores de municípios de São Paulo sentem tremor de terra
G1 - 9/2/2011

Pessoas ouviram um ruído forte nesta terça-feira (8/2/2011). USP, UnB e Unesp não registraram o tremor na região.

Moradores de nove municípios da região Oeste do estado de São Paulo sentiram um possível tremor de terra nesta terça-feira (8/2/2011). Apesar dos depoimentos, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) não registraram a ocorrência.

O possível tremor foi sentido em Boracéia, Borebi, Agudos, Pederneiras, Barra Bonita, Bariri, Lençóis Paulista, Piratininga e Bauru, esse último município localizado a 379 km de São Paulo. Em Agudos, uma das cidades em que a perturbação foi mais sentida, moradores afirmaram que escutaram um ruído forte, como se fosse um trovão ou uma explosão.

Na zona rural da região, alguns agricultores ainda contaram que viram uma espécie de bola de fogo, o que poderia ser um meteorito, mas nada foi encontrado. Defesa Civil e bombeiros estiveram nos locais onde houve relatos do tremor e também não localizaram nada.


O site 94 FM de Bauru/SP tb publicou uma reportagem sobre o barulho misterioso na cidade.

Moradores de Bauru e outras três cidades sentem tremor por 10 segundos
94 FM, 9/2/2011 - Adaptado de Folha Online

Tremor atingiu Agudos, Pederneiras e Borebi na tarde desta terça. Moradores de Bauru e outras três cidades sentem tremor por 10 segundos. Tremor atingiu Agudos, Pederneiras e Borebi na tarde desta terça quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011.

Moradores de Bauru, e ao menos outras três cidades da região sentiram um tremor leve por volta das 15h desta terça-feira (08.02). De acordo com a Defesa Civil de Bauru, moradores da cidade e também de Agudos, Borebi e Pederneiras ficaram assustados e entraram em contato com o Corpo de Bombeiros para obter informações.

"Temos apenas relatos das pessoas, nenhuma informação oficial, mas sabemos que não foi nada significativo", afirmou o coordenador da Defesa Civil Álvaro de Brito.

Morador de Bariri diz ter visto meteoro na hora do tremor

De acordo com ele, além da sensação de tremor alguns moradores notaram lustres balançando e portas vibrando. A ocorrência teria durado cerca de dez segundos e não se repetiu durante a tarde.Não houve registro de danos em nenhuma das localidades.

A Polícia Militar de Agudos confirmou que moradores constataram o tremor.

O Observatório Sismológico da UnB (Universidade de Brasília) afirmou não ter nenhum registro do evento até o final da tarde de hoje. O pesquisador George Sand França não descartou, no entanto, a possibilidade de ter havido um tremor. Segundo ele, uma nova verificação será feita nesta quarta (09/02/2011) e poderá apontar uma eventual ocorrência.O USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos) registrou nesta terça um tremor de magnitude de 5,4 no Atacama, Chile. Como reflexo, o serviço aponta São Paulo como uma das áreas atingidas.

A rádio FM ouviu alguns moradores e publicou os arquivos em audio em seu site.

Tremor desta terça (8/2/2011) foi causado por um meteoro, revela morador de Bariri
94 FM - 9/2/2011

José de Carvalho Campos estava em Ourinhos e diz ter visto o meteoro quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011.

O transportador de cargas, José Antonio de Carvalho Campos disse nesta manhã (09.02) que o tremor sentido na tarde de ontem (08.02) foi causado por um meteoro que caiu na região.

Ele viajava entre Ourinhos e Bariri e avistou um forte clarão. Quando olhou para o céu, viu uma grande "bola de fogo" caindo em direção à Terra.

Segundo o transportador, o fato ocorreu por volta das 15h desta terça. (...)

A ouvinte Cristiane de Oliveira, que mora em Bauru, afirma ter visto um clarão por volta das 15h quando andava pela Azarias Leite, no centro da cidade.
Outros internautas confirmaram a versão, relatando que também viram um clarão no mesmo horário.

A repórter Maria José entrevistou o Professor de Geofísica do Departamento de Geofísica da Universidade de São Paulo, USP, Marcelo Assunção, que não descarta a possibilidade de ter havido um pequeno tremor de terra na região. (...)

A repórter Maria José também entrevistou o coordenador da Comissão Municipal da Defesa Civil, Álvaro Brito, sobre a possibilidade de ter caído um meteorito aqui por dentro.

Brito também explica como as pessoas devem se comportar caso de deparem com uma pedra vinda do espaço. (...)

Ouça os arquivos de áudio no site da rádio.


Dias mais tarde, estranhamente, na cidade de São Paulo, próximo ao bairro de Higienópolis, um estrondo assustador foi ouvido por cerca de 5 segundos. No Twitter, blogueiras conhecidas e moradoras do local @rosana e @claraaverbuck relataram o momento exato do som misterioso: 10h15 de 22/2/2011.


Além da incerteza e mistério, fenômenos desta natureza no Brasil causam preocupações, pois todo mundo sabe que somos um país despreparado para terremotos, abalos sísmicos e desastres naturais de grandes proporções. Sinais do fim do mundo cada vez mais próximos.

Tuesday, February 22, 2011

Baleias encalhadas antecipam terremoto na Nova Zelandia



Notícias de ontem anunciaram que 107 baleias piloto foram encontradas encalhadas em uma praia no sul da Nova Zelandia. Video com reportagem da TV Record reproduzido no portal R7 - Cerca de cem baleias morrem em praia da Nova Zelandia - mostra a tragédia, tb conhecida como suicídio de baleias, onde turistas encontraram 50 baleias já mortas, as outras foram sacrificadas por equipes enviadas ao local.

Hoje um terremoto de magnitude 6,3 graus na escala Richter atingiu a região, causando destruição na cidade de Christchurch (Igreja de Cristo em português). Noticia no O Globo Online - Terremoto na Nova Zelandia deixa 65 mortos - anunciou as primeiras vítimas do desastre.

Aparentemente o encalhe das baleias anunciou o terremoto, uma teoria indiana reproduzida no site IPS (abaixo) liga as alterações nas placas tectônicas a alterações eletromagnéticas e consequente embaralhamento dos sentidos dos animais marinhos. Neste caso o termo suicídio coletivo anunciando terremoto não se aplicaria, pois não indicaria um comportamento voluntário.


Animais para prever terremotos
Malini Shankar

Bangalore, Índia, 17/2/2011, (IPS) - Não há consenso entre os especialistas quanto à confiabilidade na previsão de terremotos a partir do comportamento de mamíferos marinhos.

Os céticos costumam considerar essas afirmações como conjecturas. “É impossível estabelecer uma ligação definitiva entre animais perdidos e calamidades naturais, apesar da grande quantidade de dados reunidos”, afirmou Mridula Srinivasan, bióloga marinha e pesquisadora da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos. “Os mamíferos encalham por diversas razões”, disse.

O decano da Academia Médica K. S. Hegde, na costa oeste da Índia, Arunachalam Kumar, está convencido de que quando um mamífero marinho fica perdido na costa é sinal de que haverá um terremoto. Arunachalam previu um terremoto, que provocou um tsunami em dezembro de 2004, e o anunciou em um grupo de discussão eletrônico da Universidade de História Natural de Princeton, nos Estados Unidos, três semanas antes de acontecer.

“Minha observação, confirmada ao longo dos anos, de suicídios maciços de cetáceos mostra que o fato está relacionado com modificações nos campos eletromagnéticos e com possíveis realinhamentos das placas tectônicas”, escreveu Arunachalam em uma análise de 2009 sobre as baleias encalhadas em novembro de 2004 na costa da Tasmânia, na Austrália. “Após calibrar os epicentros com as datas em que animais aparecem perdidos, tenho razões para afirmar que os grandes terremotos ocorrem uma ou duas semanas depois de os cetáceos encalharem”, acrescentou. O terremoto de 9 graus na escala Richter de 26 de dezembro daquele ano causou um tsunami no Oceano Índico que deixou 230 mil mortos.

“Não creio na teoria sobre uma ligação entre mamíferos perdidos e a ocorrência de desastres naturais”, afirmou o oceanógrafo indiano Sarang Kularni. “Quantos animais ficam perdidos sem que ocorra um sismo?”, perguntou à IPS. Contudo, “no dia do tsunami da Ásia, os cães de rua de Port Blair, nas Ilhas Andamán, estavam muito quietos, submissos e assustados, e me seguiam de uma aldeia a outra”, reconheceu.

“Várias baleias encalharam na costa da Nova Zelândia no dia 20 de agosto de 2010, um anúncio de que haverá um grande terremoto, em terra ou no oceano, dentro de duas a três semanas”, escreveu Arunachalam em seu blog três dias após o encalhe. “No final deste mês ou começo do próximo haverá um terremoto no arquipélago indonésio”, previu. O monte Sinabung, um vulcão de 400 anos considerado extinto, entrou em erupção no dia 29 de agosto e um terremoto de 7,1 graus na escala Richter sacudiu a Nova Zelândia no dia 4 de setembro.

Não há um “comportamento histórico natural que seja possível construir” para quantificar de forma crível essas previsões, segundo a Pesquisa Geológica dos Estados Unidos. Encalham entre 1.200 e 1.600 animais apenas nas costas dos Estados Unidos, segundo um estudo iniciado pelo Serviço de Pesca e Vida Silvestre. A conduta intuitiva dos animais deve ser mais documentada estatisticamente, destacou Arunachalam.

“O comportamento dos animais selvagens diante de desastres naturais continua sendo uma conjectura”, disse à IPS o decano do Instituto de Vida Silvestre da Índia, V. B. Mathur. “Há uma década, quando nos preparávamos para montar um elefante na Reserva de Tigres Kanha, o animal não deixava colocar os arreios. Quatro horas depois ficamos sabendo que houve um terremoto na Indonésia. O treinador atribuiu o nervosismo do animal ao tremor”, disse Mathur. A Reserva, no centro da Índia, fica a cerca de dois mil quilômetros da Indonésia.

A Pesquisa Geológica dos Estados Unidos informou que “não foram ouvidos pássaros cantando” na manhã da erupção vulcânica no monte Saint Helens, no Estado de Washington, em 1980. Moradores das ilhas indianas de Nicobar também observaram que não houve canto de pássaros no amanhecer do terremoto de 2004, na Ásia.

Os primeiros registros do comportamento animal antes de um tremor datam de 373 anos antes de Cristo. Historiadores relatam roedores e cobras abandonando a cidade grega de Hélice dias antes de um terremoto. Em 1975, autoridades chinesas evacuaram a cidade de Haicheng, de um milhão de habitantes, devido ao estranho comportamento de muitos animais. Poucos dias depois houve um terremoto de 7,3 graus na escala Richter. Essa decisão permitiu diminuir a quantidade de vítimas.

Morreram poucos animais selvagens no Parque Nacional Yala, no Sri Lanka, após o tsunami de 2004. Foi observado que elefantes usando rádios-colares se deslocaram terra adentro uma hora antes do tsunami. Na Índia, não morreram animais selvagens, com exceção de dois cervos no Estado de Tamil

Nadu. Envolverde/IPS

Monday, February 21, 2011

Pesquisa liga vírus a sumiço das abelhas

what's happening to bees?

Matéria no jornal Folha de São Paulo com uma hipótese para explicar a epidemia do sumiço das abelhas, CCD (Colony Collapse Disorder).

Pesquisa norte-americana liga vírus a sumiço das abelhas
Monica Girardi
Folha de São Paulo, 7/9/2007

Uma nova pista pode ajudar a solucionar o mistério do sumiço das abelhas, que vem dando um nó na cabeça de apicultores e biólogos mundo afora. Um novo vírus foi considerado o melhor candidato a assassino.

Pesquisadores americanos chegaram a esse resultado ao comparar amostras de colméias doentes (que perderam rapidamente suas abelhas operárias) de vários pontos dos EUA com amostras saudáveis.

Eles identificaram cinco grandes grupos de bactérias, quatro linhagens de fungos e sete tipos de vírus. Mas apenas um deles estava sempre associado ao desaparecimento da Apis mellifera (ou abelha européia) naquele país: o vírus israelense da paralisia aguda (IAPV, na sigla em inglês).

"Se é exatamente um agente causador ou só um marcador muito bom da doença é a próxima questão que precisamos tentar responder", afirmou Diana Cox-Foster, da Universidade Estadual da Pensilvânia. A entomóloga é líder do estudo publicado no site da revista científica americana "Science" (www.scienceexpress.org).

Os demais participantes da pesquisa procuraram ressaltar, em entrevista coletiva, que a descoberta não é definitiva e que o problema ainda não está resolvido. O próximo passo do grupo agora é infectar colônias saudáveis com o IAPV para ver se elas entram em colapso.

Os cientistas suspeitam ainda que a fonte do vírus possa ser a Austrália, visto que os Estados Unidos passaram a importar grandes quantidades de abelhas daquele país desde 2005. Para testar, eles analisaram uma amostra supostamente saudável de abelha de lá e encontraram sinais do IAPV.

Crime sem corpo

O problema, que recebeu o nome de desordem do colapso das colônias (ou CCD), foi observado inicialmente na Europa, mas foi nos EUA que ocorreram os maiores estragos. Desde o final do ano passado, mais da metade dos Estados do país observou uma queda abrupta na população de abelhas. Produtores perderam de 50% a 90% de suas colônias.

O fenômeno tem deixado os biólogos em pânico: afinal, as abelhas são polinizadores, fundamentais para a agricultura (Albert Einstein dizia que, se elas desaparecessem, os humanos sumiriam em cinco anos).

O inseto é conhecido por sua vulnerabilidade, tanto que não chega a ser incomum a morte de uma colméia inteira, e os apicultores estão acostumados a lidar com isso. Mas o curioso no caso da CCD, além da rapidez com que ela se espalha e da sua virulência, é que esse é um crime sem cadáver.

Não são achadas abelhas mortas dentro das colméias ou nas proximidades. Elas literalmente desaparecem. Saem do ninho para coletar néctar e pólem e não voltam mais. No final do processo costumam restar somente a rainha e algumas guardiãs, mas todas acabam morrendo pela falta de comida.

A descoberta do vírus, no entanto, ainda não esclarece por que isso ocorre. "É possível que a infecção altere a habilidade das abelhas de encontrar o caminho de casa, mas não podemos afirmar com certeza", disse à Folha Ian Lipkin, do Centro de Infecção e Imunidade da Universidade Columbia e um dos autores do estudo.

Na mesma edição do jornal, uma outra reportagem comparava com a situação brasileira. O site Jornal da Ciência republicou a matéria.

Colapso no Brasil pode ter causa diferente

Apesar de ser em uma proporção bem menor do que a observada nos EUA, o sumiço de abelhas também tem começado a atingir as culturas no Brasil, segundo relatos de apicultores de Minas, SP e Rio Grande do Sul.
Entretanto os pesquisadores que estudam o caso por aqui não têm certeza de que se trata do mesmo colapso que atinge os insetos americanos. De fato foi registrado um aumento da mortalidade e uma rápida diminuição das colméias, mas a maioria dos corpos é encontrada no local.
O vírus localizado pelos pesquisadores norte-americanos tampouco foi observado no Brasil, mas outros patógenos identificados por eles durante a investigação são comuns por aqui, como o o ácaro Varroa destructor e o fungo Nosema ceranae.

O primeiro é velho conhecido dos cientistas e até hoje não deu muito trabalho para os apicultores brasileiros. "Mas na pesquisa americana ele foi identificado como um facilitador do IAPV, o que merece então nossa atenção", explica o entomólogo David de Jong, do Departamento de Genética da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.
Já o fungo Nosema causou, sim, um aumento claro de mortalidade nos últimos anos.
Jong alerta ainda para o risco de usar geléia real da China para alimentar as rainhas, como muitos apicultores brasileiros têm feito. No estudo americano foi detectada a presença do vírus no material importado.

Um ponto a favor dos criadores nacionais é que a abelha cultivada aqui é mais robusta. Conhecida como africanizada, ela é uma mistura da variante européia com a selvagem africana, que se espalhou pelo país e por todo o continente nos anos 1960.
A mistura foi um descuido do geneticista brasileiro Warwick Kerr, que na época estudava a africana e sem querer deixou alguns exemplares escaparem.
Os animais resultantes eram tão ferozes que foram chamados de assassinos. Quase foi a desgraça do pesquisador. A resistência dos híbridos hoje é sua redenção.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO