Showing posts with label astronomia. Show all posts
Showing posts with label astronomia. Show all posts

Monday, November 25, 2013

O que vai acontecer dia 11/12/13 às 14h15?


Dia 11 de dezembro de 2013 (11/12/13) se aproxima, e como acontece em todas as datas com números em sequência ou iguais chama a atenção de todos e desperta as pessoas para valorizarem a contagem do tempo e os possiveis sinais e comunicação que os números representam.

Entre tantas conspirações e devaneios, uma coisa sabemos, será a última vez neste século que uma data em sequência completa de dezenas, incluindo o ano, será possível. Nos próximos 87 anos teremos que nos conformar com coincidências numéricas apenas de dias e meses e somente no próximo século, se a humanidade ainda estiver no planeta ainda utilizando o sistema numérico decimal, presenciaremos uma data como esta.



Apesar de marcante, aparentemente nenhuma profecia está ligada a esta data. Nos Estados Unidos, cuja contagem do mês antecede ao dia, a data de 12 de novembro foi considerada romântica e propícia para casamentos. Uma visão otimista para este blog que acompanha sinais do apocalipse e do fim do mundo.

Na Biblia, o livro do Apocalipse, capítulo 11, versículos 12, 13, 14 e 15 está escrito:
Biblia Online: Apocalipse 11:12-15
E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram.
E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram muito atemorizados, e deram glória ao Deus do céu.
É passado o segundo ai; eis que o terceiro ai cedo virá.
E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.
E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram.
E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram muito atemorizados, e deram glória ao Deus do céu.
É passado o segundo ai; eis que o terceiro ai cedo virá.
E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.

Apocalipse 11:12-15
Ou seja, sons e vozes do céu, trombetas e terremotos. No mínimo preocupante e para muitos aterrorizador. Principalmente depois de relatos de barulhos e sons misteriosos vindo do céu e terremotos, tsunamis e outras catástrofes naturais comuns nos últimos tempos.

Com a aproximação dos Cometa ISON, chamado de cometa do século, e que vai atingir seu ponto mais próximo da Terra justamente no mês de dezembro, algumas pessoas estão especulando um choque e colisão com o planeta. Como este video no YouTube tenta explicar: Comet-of-the-Century! Brighter than Moon! Massive Comet-ISON Doomsday Collision Dec. 2013? Prophecy? (Cometa do século mais brilhante que a lua. Cometa gigante ISON em colisão apocalíptica em dezembro de 2013. Profecia?).

Pesquisando no blog Significado dos Números a numerologia do número 9, resultado da soma dos números 11, 12 e 13, o blog revela entre outras coisas que o 9 representa a conclusão de tarefas e tem aspectos negativos como egoísmo e arrogância. Um retrato que pode representar o fim de um ciclo e até mesmo antecipar uma despedida solitária.

Seja como for, você que está consciente e preocupado com a data pretensamente misteriosa, reveladora e harmoniosa, tem ainda algum tempo para se preparar e planejar algo para mentalizar ou fazer aos 15 minutos da hora 14 do ano 13 no mês 12 no dia 11.

Wednesday, March 21, 2012

Previsão de grande terremoto amanhã dia 22/3/2012



Alguns astrólogos que acompanham o alinhamento dos planetas do sistema solar e os terremotos na Terra acham que existe uma relação direta entre os fenômenos e alertam para amanhã, dia 22/3/2012, efeitos catastróficos principalmente na placa tectonica do Pacífico cujos limites e fendas passam próximo a cidades como San Francisco e Los Angeles, nos EUA, Nova Zelandia, Indonésia e Japão.

O autor do video acima ‪Earthquake Warning For March 22, 2012 @ 4:58:34 UTC‬ (Aviso de terremoto para dia 22 de março de 2012) publicado no YouTube em 25/1/2012, explica que o terremoto previsto pode acontecer com magnitude de mais de 9 graus na escala Richter, desviando o eixo do nosso planeta em 5 polegadas ou mais. Em mapas astrológicos anteriores, eventos similares aconteceram em 27/2/2010 e 11/3/2011 (com grandes terremotos no Chile e tsunami no Japão), em um ciclo de 188 dias que pode se repetir amanhã. O site Terral03 reúne os estudiosos deste ciclo, que começou a ser investigado depois da descoberta do cometa Elenin.

Outro video no YouTube - ‪Big sized earthquake prediction 19th to 28th of march 2012 ‬(Previsão de terremoto de grandes proporções entre os dias 19 e 28 de março de 2012) - amplia o período em que este terremoto gigante pode ser esperado. Visto desta forma, o terremoto que aconteceu ontem dia 20/3/2012 no México, noticia no portal G1 Forte terremoto atinge o México, pode ser interpretada como uma confirmação destas teorias e mesmo um dos sinais do fim do mundo e do apocalipse. O abalo ocorreu às 12h02 locais (15h02 de Brasília), na província de Oaxaca no Mexico, e teve magnitude de 7,4 graus.

Monday, March 12, 2012

Tempestade de partículas solares e sons estranhos vindo do céu



Pesquisando sobre as últimas erupções solares de 5 de março de 2012, que emitiu plasma e partículas em direção ao nosso planeta noticiada pela imprensa como sendo de uma intensidade poderosa, poucas vezes vista anteriormente, encontrei este video no YouTube onde o autor especula que os sons misteriosos no céu que vem sendo registrados em vários lugares do mundo pode ser provocado pelo vento solar entrando na nossa atmosfera.

Segundo matéria no Estadão publicada em 6/3/2012 - Erupção solar envia partículas na direção da Terra, diz Centro Espacial - uma forte erupção na superfície do Sol, somada com a temporada de tempestades, enviou ondas de plasma e partículas que alcançarão a Terra, conforme informou na noite de 5/3/2012, o Centro de Prognósticos Climatológicos Espaciais (SWPC). A explosão foi de classe X1.1, o que significa que se trata de uma das mais poderosas das erupções solares. O fenômeno aconteceu às 1h13 de segunda-feira (5/3). A expectativa é de que a onda de plasma e partículas solares alcançasse a Terra em dois ou três dias.

Ainda segundo o Estadão, em janeiro, os cientistas detectaram duas erupções no período de quatro dias seguidos por ondas com bilhões de toneladas de plasma viajando a cerca de 8 milhões de km/h. A onda causada pelo segundo dos dois clarões alcançou a Terra cerca de 34 horas depois da erupção, em vez dos dois ou mais dias que habitualmente esse deslocamento demora.

Na TV, o Jornal Nacional do dia 8/3/2012 noticiou a possível chegada das partículas de uma forma tranquilizadora: Tempestade solar poderosa tem consequências quase imperceptíveis. Exibindo imagens impressionantes da explosão solar transmitidas pela NASA (Agência Aeroespacial Norte Americana), avisou que eventualmente o impacto pudesse afetar, aparelhos de navegação por satélite e a telefonia celular, mas isso não aconteceu, segundo o JN.

Por outro lado, o site de notícias Band publicou no mesmo dia 8/3/2012 - Forte tempestade solar gera impactos na Terra - que essa tempestade solar, maior dos últimos cinco anos, forçou algumas companhias aéreas a desviar seus vôos, ameaçando interrupções de energia e causando uma impressionante aurora boreal. A Band tb alerta que alguns especialistas estão preocupados porque, como a dependência da tecnologia de satélite GPS é maior do que era durante a última tempestade solar, poderá haver mais transtornos na vida diária.

Tuesday, February 14, 2012

Video mostra suposto meteorito que caiu em praia de Israel



Este video publicado em 26/4/2010 divulgado no YouTube e em canais de TV no Brasil e no mundo foi divulgado pela polícia israelense a partir de gravações de celulares na praia de Bat Yam, próximo a capital Tel Aviv. Mostra um objeto pegando fogo, que acabou de cair do céu, aparentemente um meteorito. O site do jornal Estadão publicou em 26/4/2010 a notícia: 'Meteorito' cai e pega fogo em praia em Israel.

O objeto foi levado pelas autoridades para investigação, e segundo matéria no site Haaretz.com - Burning object at Bat Yam beach was not a meteorite - o Instituto Geológico de Jerusalem negou que seja um meteorito ou que tenha vindo do espaço. Análises comprovaram que o objeto misterioso continha grande quantidade de fósforo e possivelmente tenha sido fabricado por seres humanos.

No entanto, um relato de um israelense chamado Dudi Cohen, morador daquela região, publicado no site Surfing The Apocalypse Network - Triangle UFO Over Bat-Yam, Israel - em 19/10/2006, traz  testemunho e imagem de um disco voador em formato triangular que teria sobrevoado lentamente Bat Yam em dezembro de 2005. Como Israel é o berço da civilização judaico-cristã e atualmente local de conflitos e disputas preocupantes que podem levar o mundo a uma guerra nuclear, qualquer fenômeno estranho, misterioso, pode ser interpretado como um sinal do fim do mundo e do apocalipse.

Thursday, February 2, 2012

Kit de sobrevivência recomendado pela Nasa para emergências e catástrofes



Recentemente supostos alertas sobre kits de sobrevivência recomendados por governos e instituições americanas vêm sendo divulgados em correntes por email por pessoas de todas as classes sociais aqui no Brasil. Pesquisando no YouTube encontrei este video publicado no canal somdofritz2 - ‪Nasa alerta funcionários "Prepare sua família - A catástrofe global é iminente"‬ (21.526 exibições) - que mostra uma mensagem e instruções da Nasa para a necessidade de nos preparar para o imprevisível. O blog português Notura publicou - ‪Kit de Sobrevivência e a Tradução do Vìdeo da NASA sobre preparação para emergências‬ - ressaltando que ‪a Nasa afirma serem eles a única agência do governo americano que é responsável pela segurança e bem estar das pessoas, não só aqui na Terra, mas também fora deste planeta. ‬

Na pg do video no YouTube a descrição traz o email que anda circulando e causando histeria, apreensão e temor por eventuais desastres naturais em tempos de especulação do apocalipse maia e do fim do mundo provocado por tempestades solares, asteróides, sons estranhos, planetas misteriosos e naves alienígenas. Segue copy e paste do suposto email original e comentários:

Agência para todos os funcionários da Nasa:

Ponto de Contato: Darrius Lewis, apoio à Missão Direção, sede da Nasa, 202-358-0608, darrius.l.lewis@nasa.gov

Plano Familiar de Preparação Pessoal

NASA é a única agência federal responsável pela segurança do seu povo e bem-estar aqui na Terra e no espaço e tem um compromisso de longa data para a preparação de emergência e segurança. Durante o ano passado, o administrador Bolden tem enfatizado a importância da família e preparação Pessoal de toda família NASA.
Planos de preparação pessoal e familiar é essencial para proteger nossas famílias e comunidades durante as emergências potenciais, tais como incêndios, inundações, terremotos, furacões, tornados, ataques terroristas e outras catástrofes imprevistas.

O ativo mais importante para a realização bem sucedida da missão da NASA são as suas pessoas e seus entes queridos. A agência desenvolveu um conjunto de guias informativos destinados a prepará-lo, sua família e animais de estimação para emergências. Estes guias irá fornecer-lhe passo-a-passo sobre como desenvolver seu plano de preparação da Família.

Todos os colaboradores são incentivados a fazer o download desses guias, preparação de planos, e analisá-los seriamente com suas famílias. A agência tem tomado as medidas para preparar a nossa família NASA, agora é a sua obrigação pessoal de se preparar com sua família para uma catástrofe iminente.

Para ver o vídeo do Administrador Bolden na preparação da família e fazer o download do guia de preparação da família, visite:

http://www.nasa.gov/centers/hq/emergency/personalPreparedness/index.html

http://www.ready.gov/nle2011/index.html

========================================================
Após o vazamento deste email, o vídeo parece que foi removido, mas a mensagem permanece lá.

No vídeo, o líder da NASA fala sobre da sua experiência pessoal, que haverá algo imprevisto muito mais terrível que 9/11, fala de forças externas fora do controle, e que está em risco o povo de todo o planeta.

Também manda os funcionários da Nasa montarem kits de sobrevivência, e que toda a família deve estar bem informada, e que essa é uma missão crucial para todos, e diz:

"Você sabe. E Nós sabemos. E você sabe, que você procura o melhor para a sua família".

Some agora tudo isso, aos boatos "desmentidos" da NASA, a respeito do cometa Elenin.

Já percebeu que a mídia de massa não fala uma vírgula sobre o assunto?
-

Voltando a tradução feita pelo Blog Noturna, temos a seguinte descrição e detalhamento dos itens, produtos e apetrechos para emergências, com instruções de comportamento e eventual fuga:

Devemos estar preparados


O que ter em mãos?‬

‪1. Sair do centro da cidade - longe do caos urbano;‬
2. Procurar lugares altos, montanhas, cidades longe do litoral, se afastar de grandes rios, estradas que tenham rios no meio e barragens;‬
3. Ter em casa uma mochila com roupas e agasalhos para uma saída rápida;‬
4. Um bom Saco de dormir é fundamental (veja que eles têm diferença para agüentar temperaturas baixas) - isso evita cobertores etc - vamos ter que bivacar (Bivacar: ter uma das melhores experiências da vida;  dormir sob a luz das estrelas e acordar sendo banhado pelos primeiros raios de sol da manhã; acordar de repente à noite, para virar de lado e ver mais estrelas que um dia você sonhou em ver);‬
5. Ter em casa pastilhas de cloro;‬
6. Mantenha potes de - nozes, amendoim, castanha do pará, bananadinha, sopa em pó, etc. etc. (fácil de carregar e armazenar e dá mais energia que qualquer outra coisa).‬
7. Lanternas de mão sem baterias (acessam um dínamo);‬
8. Rádios para comunicação;‬

‪Não se trata de estar preparado para uma "catástrofe", mas de eventos muito fáceis de acontecer que muita gente nunca experimentou!‬
Por exemplo: dormir na rua; passar frio sem colchão, sem cobertor e sem travesseiro; ficar sem tomar banho; ficar sem água pra beber, ou sem comer ou aprender a fazer um fogo.‬

‪O ser humano se acostumou a ter coisas fáceis e cômodas.‬
É preciso aprender o desapego: sair de casa sem olhar pra trás!‬
Não é ruim! Se estiver com a perspectiva adequada, será uma sensação de liberdade.‬‪
A mente quer ser livre, mas o cérebro quer conforto!‬
‪Estude mapas de saída de onde você está.‬
Tenha algumas ferramentas básicas no porta malas.‬
Na hora do caos todos querem sair pelo mesmo buraco.‬
Mantenha o tanque do carro sempre cheio.‬

‪Nada de pânico, apenas tenha um plano B!‬
-

Para um país que sofreu ataques terroristas inesperados e convive com terremotos, furacões, tempestades de areia, tsunamis, etc, o kit de sobrevivência pode ser um item obrigatório para todos os cidadãos. Podemos imaginar que no mundo desenvolvido, procedimentos e treinamentos de evacuações para emergências e catástrofes tb podem ser organizados e realizados com frequencia, envolvendo exército, bombeiros, policiais, etc.

Mas não deixa de ser intrigante que esse tipo de alerta comece a ser discutido e comentado no Brasil, fazendo que toda a conversa e especulação entre na lista dos sinais do fim do mundo em 2012. Vc pretende seguir o conselho da Nasa para avisar sua família, comprar os itens de emergência e montar os kits para estarem preparados e terem mais chances de sobreviver a catástrofes, epidemias e desastres? Boa sorte a todos!

Tuesday, January 24, 2012

Tempestade solar que atinge a Terra hoje pode causar problemas no celular



A Nasa, agência espacial do governo dos Estados Unidos, comunicou em seu site que a mais poderosa tempestade solar desde 2005 poderia atingir a Terra hoje: Strongest Solar Radiation Storm Since September 2005 Could Reach Earth Today. Uma gigantesca explosão foi detectada no domingo, dia 22/1/2012, causando uma ejeção de massa coronal em direção ao nosso planeta.

O site do Estadão publicou hoje que o Sol lança tempestade geomagnética sobre a Terra nesta terça-feira. O jornal traduziu declarações de Terry Onsager, do Centro de Previsão Meteorológica Espacial dos Estados Unidos: "Quando nos atingir será como um grande aríete que empurra o campo magnético da Terra", disse Onsager, de Boulder, no Colorado. "Essa energia faz com que o campo magnético da Terra flutue".

No site G1, a notícia Nova tempestade solar atinge a Terra durante quatro dias alerta que "Devido a esse fenômeno é quase certo que haverá uma tempestade geomagnética", ressaltou um comunicado da NOAA (Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos). "A labareda solar associada alcançou sua máxima altura no dia 23 de janeiro", acrescentou.

Nos EUA, além dos problemas previstos com frequencias de rádio am aviões e satélites, um post de 24/1/2012 no site da Time Newsfeed avisa que a tempestade solar pode causar problemas em câmeras e celulares: Solar Storm: Get Out Your Camera, Put Away Your Cell Phone (Tempestade solar: Pegue sua câmera, guarde seu telefone celular). O site Mobile Inquirer publicou hoje: Solar Flare Blast Strongest in 7 Years Could Mess Your Mobile Phone Signal (Onda de tempestade solar mais forte em 7 anos pode bagunçar o sinal de sua rede de telefonia celular).

Em post de ontem, dia 23/1/2012, o site Venture Beat questiona a possibilidade das pessoas precavidas deixarem seus iPads em casa para que não sejam afetados pela tempestade e tenham problemas com os aparelhos: Solar storm coming Tuesday: should you let your iPad out of the house? (Tempestade solar chegando terça-feira, você deve levar seu iPhone ou iPad para fora de casa?).

Não que isto seja o caso desta tempestade solar que se aproxima, mas imagina uma onda magnética fora de controle provocando pane, estragando e destruindo celulares nas ruas em todo o mundo. Com o apego e admiração que as pessoas tem com seus aparelhos de celular, tablets e smartphones, acho que uma ameaça imprevista como esta vinda dos céus, pode muito bem ser entendido como sinal do fim do mundo que provocaria tristeza, tragédia e caos digno do apocalipse.

Friday, December 30, 2011

Previsões para 2012 de desastres e fim do mundo

Visitors from Outer Space !

Como estamos cansados de saber, 2012 será o ano onde o fim do mundo será muito falado, principalmente por causa da suposta previsão maia do apocalipse em 21 de dezembro de 2012. Mas outras previsões para o ano que se aproxima também profetizam o fim do mundo para o mesmo período, um verbete na Wikipedia em inglês tenta reunir todas estas especulações: 2012 Phenomenon (Fenômeno 2012). Abaixo um resumo das principais teorias e previsões catastróficas que têm levado pânico, medo, ansiedade e ceticismo para muitas pessoas.

A profecia do calendário maia e outras culturas mesoamericanas

Esta previsão afirma que o fim do calendário de 5.125 anos ou 13 b'ak'tun (baktun ou pik para alguns especialistas) coincide com a data de 21/12/2012, reforçado com os símbolos do monumento de Tortuguero no México, onde uma inscrição foi decifrada como uma profecia da chegada do deus Bolon Yokte Kuh marcada para esta data. Este deus seria o representante da guerra, dos conflitos e do mundo subterrâneo. O escritor Daniel Pinchbeck escreveu um livro ligando 2012 ao retorno de Quetzacoalt, a serpente voadora dos aztecas e maias. Segundo a Wikipedia nenhum especialista ou historiador confirma as interpretações divulgadas pela midia, escritores e indústria do entretenimento, cinema, etc, de que o fim do 13º baktun se daria em 21/12/2012, esta crença teria sido alimentada por livros de autores da nova era a partir dos anos 70.

A previsão do alinhamento do sol com as galáxias

Alguns estudiosos acreditam que os maias estudavam e interpretavam os movimentos das nebulosas e nuvens de poeira hoje chamadas de Great Rift usando o nome Xibalba ou Caminho Negro. Segundo o escritor John Major Jenkins no solstício de verão (inverno no hemisfério norte) de 2012 ocorrerá o alinhamento do sol com o centro da Via Láctea e os maias ligavam o fenômeno a chegada de uma profunda mudança espiritual da humanidade.

A previsão da onda do tempo zero e o I-ching

Segundo o filósofo e escritor Terence McKenna o ano de 2012 é apontado como o fim dos tempos através de fórmulas matemáticas e gráficos que denominou de ondas do tempo zero, somando a interpretação da sequencia de sinais do i-Ching, ou Livro das Mutações, utilizado como oráculo adivinhatório pelos chineses há mais de 2 mil anos. O autor acreditava que os eventos do tempo eram interligados e projetou o fim do mundo de dezembro de 2012 através de cálculos e correlações a partir da data da explosão da bomba atômica em Hiroshima.

A previsão do guru indiano Kalki Bhagavan

Na India o guru Kalki Bhagavan é considerado por seus 15 milhões de seguidores como reencarnação do deus Vishnu e desde 1998 anuncia o ano de 2012 como o prazo final para a humanidade atingir a iluminação. Kalki acredita que 2012 marca o fim da Kali Yuga, ou seja, da era da degeneração (ou decadência).

A previsão da inversão dos pólos magnéticos da Terra

O verbete lembra da séria de programas sobre o apocalipse maia em 2012 que foi ao ar no Discovery Channel em 2009. Neles desatres naturais que podem acontecer em 2012 seriam  consequencia de tempestades solares, inversão de pólos magnéticos, super vulcões, terremotos. O canal de TV History Channel também transmitiu vários programas e séries sobre o tema.

A previsão da colisão da Terra com o planeta Nibiru (ou Planeta X)

Segundo a Wikipedia, as primeiras citações a esta profecia vem desde 1995 e previam inicialmente o apocalipse para maio do ano de 2003. Os astronômos rejeitam esta hipótese pois um planeta ou corpo celeste tão próximo da Terra já estaria visível a olho nu no céu. 

A previsão do cinturão de fótons da estrela Alcyone

Essa previsão calcula que vai acontecer uma conexão entre o planeta Terra e Alcyone, maior estrela das Plêiades, criando um cinturão de fótons que vai causar o fim da vida.

A previsão da chegada da nave alienígena gigante

Em dezembro de 2010 uma matéria do site Examiner.com divulgou imagens de varreduras do espaço supostamente feitas pelo SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence, ou Busca por Inteligência Extraterrestre) indicando a aproximação de 3 naves alienígenas. Mais recentemente o site Gizmodo divulgou imagens da Nasa onde explosões solares revelam uma figura parecida com uma gigantesca nave espacial próxima ao planeta Mercúrio.

Mais informações e fatos correlatos estão no verbete na Wikipedia em inglês: 2012 Phenomenon (Fenômeno 2012).
Com tanta especulação e boatos vai ser interessante ficarmos atento aos sinais do fim do mundo e do apocalipse da terra neste ano que chega. Muita paz, alegria, felicidade, dinheiro saúde e Feliz Fim do Mundo em 2012 :-)


Imagem: Flickr de BenTaher

Tuesday, December 27, 2011

Site sobre o calendário sagrado dos maias em português

2012 wallpaper

Pesquisando sobre o calendário maia e sua profecia do fim do mundo em 23/12/2012, assunto que graças ao filme 2012 com certeza será discutido até a exaustão em 2012, encontrei o site CalendarioSagrado.org com informações e pesquisas brasileiras sobre a cultura e etnologia mesoamericana. Segue uma transcrição da matéria de abertura do site, publicada no jornal de alunos de ciências sociais da UFF (Universidade Federal Fluminense):

CalendárioSagrado.org: 2012?
Thiago Cavalcanti

"Os maias disseram que em 2012 ocorrerá o fim do mundo", vivem a repetir os populares. Outros, não menos inocentes, respondem: "2012 é apenas o fim do calendário maia". Ambas as idéias são disseminadas até mesmo por colegas universitários, pelos corredores das instituições, em momentos de descontração, curiosidade e em discussões levadas a sério. É digno reconhecer, por outro lado, que trata-se de um assunto muito mais de curiosidade do que de interesse para a maioria absoluta das pessoas, ao mesmo tempo em que o nível de complexidade do tema exige um verdadeiro contínuo interesse por parte do pesquisador.

O ciclo de "2012" consiste num período de 1.872.000 dias, que na prática é dividido em 13 ciclos Pik (ou, popularmente, Baktun), de 144.000 dias cada. Apesar de nem todas as teorias para 2012 estarem relacionadas à cultura maia, não há dúvidas de que o calendário foi o grande motor do fenômeno "2012" e também aquilo que o tornou tão popular, não por acaso motivando teorias paralelas e, em outras ocasiões, sendo usada em combinação a outros mitos. Envolver qualquer coisa com os maias é o caminho mais fácil para estar um pouco sob esse "holofote".

Quando falamos em fim do mundo, é importante destacar que a comunidade acadêmica não reconhece nenhum documento mais que justifique qualquer afirmação nesse sentido. Outra teoria igualmente sem bases é aquela que fala sobre o "fim do calendário maia": acima do ciclo Pik, existe  ciclo Piktun, que é equivalente a 20 ciclos Pik. Isso, por si só, demonstra que o calendário maia vai bem além de 13 Pik. Não bastasse isso, existem registros maias que citam datas num futuro que ocorrerá centenas de anos após "2012". Podemos dizer assim, que os maias pensavam que iríamos (na verdade, que eles próprios iriam) muito além de "2012".

Já sobre a inversão dos polos, teoria que leva em consideração o movimento de precessão da Terra, cuja duração é de "aproximadamente 26 mil anos", leva em consideração a hipótese de estarmos completando cinco ciclos de 13 Pik 
(ou 65 Pik), que equivalem a 26 mil Tun (o ano de 360 dias), o que faz com que essa teoria seja no mínimo atraente ao público. Entretanto, ao mesmo tempo que não podemos afirmar que em "2012" encerramos o quinto ciclo de 13 Pik ), a própria demarcação do início de um ciclo de 26 mil Tun ˜ão necessariamente coincide com uma eventual inversão dos pólos.

)Não há, de maneira alguma, uma unanimidade no que se refere à correlação entre o calendário maia e calendário gregoriano. Ou seja, o tal ciclo de "2012" pode já ter ocorrido há 200 anos ou ocorrer daqui a mais 200 anos, dentro das mais variadas teorias acadêmicas. Existe um único registro maia que reconhecidamente cita o fim do ciclo de 13 Pik, e obviamente não está escrito "2012" lá, por mais que a mídia etnocêntrica prefira dizer que está. Por isso é que "2012" esteve sempre presente entre aspas no presente texto, mais por seu apelo do que por sua validade; nunca devemos ignorar o fato que o fim do ciclo equivaler ao ano de 2012 está longe de ser uma unanimidade. Convido os colegas acadêmicos a colaborarem com esse esclarecimento.

O site também disponibiliza uma versão explicada do calendário sagrado dos maias 2011-2012 para baixae em PDF: Ano "13 Erva" (13 Eb). Mostrado abaixo no Scribd como alternativa de visualização e download.
Calendário Maia 2011-2012



Saturday, December 10, 2011

Explosão solar revela objeto estranho em video gravado pela Nasa


Post publicado dia 7/12/2011 no famoso blog de tecnologia Gizmodo - Vídeo incrível da NASA captura o que parece ser uma gigantesca nave alienígena - fala da gravação feita pelo satélite STEREO (Solar TErrestrial RElations Observatory, ou Observatório de relações solares com a Terra) e publicada no site SECCHI da Marinha Americana. O video mostra uma explosão solar gigante, chamada de ejeção de massa coronal, passando pelo planeta Mercúrio, momento em que é possível avistar um objeto misterioso muito parecido com o formato das naves espaciais dos filmes de ficção científica.

O post revela que existem 2 satélites STEREO, que fazem parte de um sistema de segurança que alerta cientistas quando uma explosão solar é tão forte que pode causar graves interferências em satélites na órbita da Terra. Por isso a Marinha Americana está envolvida, SECCHI significa Sun Earth Connection Coronal and Heliospheric Investigation, que em português deve significar: Investigação da Conexão Heliosférica e Coroaliana da Terra com o Sol.

A explicação dos cientista é que o que foi gravado pode muito bem ser um defeito no sensor, ou uma imagem fantasma do próprio planeta Mercúrio. A idéia da existencia de uma nave tão gigantesca, maior do que o planeta Mercúrio, é por si só assustadora, e a presença dela no sistema solar poderia ser um sinal do fim do mundo e de ameaça ao planeta Terra. 

Mercúrio e o calendário maia

A ufologia não está ligada necessariamente a esta visão ameaçadora de apocalipse mas se relacionarmos Mercúrio com o calendário maia e a profecia do fim do mundo em 2012 encontramos este esclarecimento no fórum Plurall feito por Thiago Cavalcanti, do projeto CMaia do site Calendariosagrado.org: o ciclo de 819 dias do calendário maia equivale a 7 ciclos de Mercúrio (uma revolução sinódica, ou seja, uma volta aparente do planeta vista da Terra) e o número 7 poderia representar os 7 deuses ou origens terrestres.


Tuesday, November 8, 2011

Asteróide próximo da Terra hoje dia 8/11/2011



Os astrônomos calcularam para hoje às 21h28 horário de Brasília o ponto mais próximo do asteróide 2005 YU55 em relação ao nosso planeta Terra. Matéria no site R7 publicado hoje - Nasa monitora asteroide que passa perto da Terra hoje - fala que o asteroide tem 400 m de diâmetro, equivalente ao comprimento de um porta-aviões e deve passar a uma distância mínima de 324.000 km, menos que a distância da Lua, que fica a cerca de 384.000 km da Terra.

Ainda segundo o R7, segue alguns trechos da reportagem:

(...) os cientistas já advertiram que a influência gravitacional do asteroide não terá nenhum efeito detectável na Terra, como marés ou movimentos nas placas tectônicas que causam terremotos. Embora esse asteroide costume realizar uma trajetória que o faz se aproximar periodicamente da Terra, bem como de Vênus e Marte, o encontro deste ano será o mais próximo dos últimos 200 anos.

Durante o monitoramento, os cientistas utilizarão as antenas de Goldstone e Arecibo, em Porto Rico, para rebater ondas de rádio no asteroide. Os ecos das ondas servirão para conhecer detalhes da superfície, forma, dimensões e outras propriedades do corpo celeste. As observações que o radar de Arecibo fez do asteroide em 2010 mostram que sua forma é quase esférica e viaja lentamente, com um período de rotação de aproximadamente 18 horas.

Os astrônomos indicam que a última vez que uma rocha espacial desse tamanho se aproximou tanto da Terra foi em 1976 e que a próxima aproximação conhecida de um asteroide com tais dimensões será no ano 2028.

A Nasa detecta e rastreia habitualmente os asteroides e cometas que passam perto da Terra usando telescópios terrestres e espaciais com seu programa Observação de Objetos Próximos à Terra, apelidado de Spaceguard, para detectar se algum pode ser potencialmente perigoso ao planeta.

O blog Radar Científico no site do Estadão aproveitou aproximação do corpo celeste e reproduziu algumas informações do site Space: Como defender a terra de um asteróide em rota de colisão. Alternatativas otimistas e drásticas, que não convem comentar aqui neste blog que discute os sinais do fim do mundo e do apocalipse :-)

No blog o Livro do Mundo, o post sobre o asteróide - Asteroide YU55 dia 8 - publicado em 28/10/2011, o comentário de Carlos Alberto Castilho alerta para a proximidade do dia 11/11/11 como um fator de temor e alarme. O post ainda continua descrevendo as condições do avistamento para quem quiser se preparar para observar o fenômeno:

(...) A oportunidade proporcionada pelo sobrevoo do asteroide é vista como tão extraordinária que os cientistas têm esperanças de que as observações revelem mais do que seria possível para um objeto escuro e, do ponto de vista astronômico, pequeno, como é esse mundo minúsculo.

Os astrônomos calcularam que o asteroide se moverá a uma velocidade de mais de 17 luas por hora. Isto é, o objeto viajará a uma velocidade tal que cobrirá uma distância equivalente 17 luas enfileiradas, em uma hora. Isso dá cerca de 0,3 diâmetro da Lua por minuto. Um movimento assim, tão rápido, será facilmente visível por astrônomos amadores através de telescópios pequenos, com abertura a partir de 15 cm.

Uns dois dias depois de sua maior proximidade, o movimento aparente do YU55 pelo céu diminuirá consideravelmente, embora o objeto se mantenha consideravelmente brilhante. Por essa razão, dizem os cientistas, a campanha de observação continuará por três ou cinco dias depois do 8 de novembro.

Algo que poderá ser captado, com base no estudo fotométrico que será feito, é a evidência de mudança do estado rotacional do asteroide, causado pelo puxão do campo gravitacional da Terra.

Por todas essas razões, a passagem do asteroide YU55 está sendo aguardada com enorme expectativa, não só pelos astrônomos e cientistas. De fato, o evento deve despertar o interesse geral, tendo em vista o risco potencial que esse arranha-terra representa.

Asteroides, meteoros, cometas, planetas x, meteoritos, explosões em Urano e no Sol, como acontece desde o início da nossa civilização, o céu e o universo refletem nossos limites e são fontes inesgotáveis de sinais do fim do mundo.

Wednesday, October 26, 2011

TV mostra meteorito no céu de Cuzco no Peru



Por volta das 14h00 do dia 25/08/2011 o Canal N transmitiu ao vivo a aparição e queda de um meteorito próximo à região de San Sebastian (São Sebastião) e San Jeronimo (São Jerônimo) na cidade de Cuzco no Peru. A imagem impressionante do asteróide, a cauda e a bola de fogo, assustou os moradores e foi apontado como possível causa de incêndios florestais.

A visão do meteoro por longos minutos, transmitido na TV,  reproduzido no YouTube ou presenciado pelos habitantes, realmente apavora e pode ser apreciada por muitos como um sinal claro e revelador do fim do mundo. Mais ainda em uma cidade mística como Cusco, antiga capital e vale sagrado do império Inca. Cusco em quéchua, lingua nativa dos incas, significa o umbigo do mundo, na cidade ainda existe vestígios do Templo do Sol, adorado pelos antigos habitantes, cuja visão do meteorito poderia sugerir um mini-sol, fragmento ou filho do sol caindo do céu, um sinal do apocalipse e do terror.

Incas, maias e o mistério das linhas de Nazca

Apesar de serem ambas antigas civilizações americanas e sul-americanas, não se pode afirmar nenhuma ligação entre a profecia do fim do mundo do calendário maia em 2012 e as crenças dos incas ou de outros povos antigos peruanos. A única ligação encontrada é a eventual semelhança entre os misteriosos desenhos gigantes do deserto de Nazca no Peru e alguns símbolos existentes em construções maias. O estudioso Gilbert de Jong encontrou similaridade entre as ruínas maias de Izapa, no Iucatã no México e os pictogramas de Nazca, o que poderia indicar uma influência da astronomia maia e seus ciclos sucessivos de 52 anos que se encerra em 21/12/2012.

Thursday, September 8, 2011

Fim do mundo segundo João Bosco - Chuva de meteoros

chuva de meteoros

Dia 5/9/2011 o blog Isso é o Fim publicou no post - João Bosco: Tenho pesadelos constantes com asteróides - um trecho da entrevista do cantor e compositor João Bosco ao portal iG onde ele revela um sonho recorrente do dia do apocalipse. Segue trechos da entrevista:

João Bosco: "Tenho pesadelos constantes com asteroides"
5/9/2011 - Ultimo Segundo iG, Valmir Moratelli, Rio de Janeiro

Autor da música da novela "O Astro" fala ao iG sobre misticismos e seu medo do fim do mundo

O cenário é desolador. Uma chuva de meteoros atinge o planeta. As pessoas correm desesperadamente, desordenadas, para todos os cantos. É o apocalipse. O fim de tudo. No meio do caos, João Bosco vai à rua tentar, sem sucesso, pegar um taxi. Ele sua frio de nervoso. Está sozinho, sem rumo, sem ter o que fazer.

Este é o pesadelo que o cantor e compositor João Bosco, um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira, tem com frequência há décadas. João é perseguido por uma chuva de meteoros enquanto dorme. Acordado, é ele quem os persegue, estudando-os e se mantendo informado sobre o assunto. “O mundo vai acabar por asteroides. Eu posso te assegurar isso”, diz, categórico.

iG: Como “Bijuterias” se tornou música de abertura de “O Astro”?
João Bosco: Estava gravando um disco em 1977 quando o pessoal da Globo procurou uma música para abertura da novela. O produtor Guto Graça Melo foi ao estúdio, ouviu “Bijuterias” e decidiu por ela na hora. O mais legal é que fizeram agora remake da novela, mas mantiveram a gravação. O que as pessoas ouvem todo dia em casa é a mesma gravação de 1977.

iG: É uma música com conotação mística. Ali está o seu lado transcendental?
João Bosco: Quando me perguntam sobre religião, respondo que sou brasileiro. A gente acredita em tudo, por via das dúvidas. Onde mais se encontra um cartaz no poste com “mãe Dinah traz a pessoa amada em três dias”? Não é em Berlim. Tem um amigo que não convido pra vir aqui em casa para ver jogo do Flamengo. Na primeira vez que ele veio, Flamengo tomou dois gols.

iG: Então sua “pedra é ametista”, sua “cor é o amarelo”?
João Bosco: Minha pedra pode ser ametista. Mas também deu muito certo a canção “Jade”. Tem famílias que me apresentam suas filhas com esse nome por causa da letra. Minha cor também é o amarelo. Tenho ligação com oxumaré, que tem todas as cores do arco-íris. Não só o amarelo. As cores estão aí para admirá-las.

iG: Você já separou a roupa com a qual quer morrer?
João Bosco: Não, mas penso nisso. Ao se enterrar alguém, só se está preocupado com o terno e a gravata, sem se importar com a qualidade do tecido. Por enquanto, eu quero que seja de linho, é gostoso, confortável. Vai que a viagem é longa... Mas meu problema atual são os asteroides, cometas e planetas.

iG: Como assim?
João Bosco: O universo está em expansão, é dinâmico e veloz. Esses meteoros já caíram aqui e vão cair de novo. Estamos carecas de saber. Meu pesadelo são os asteroides. Sempre que sonho com eles caindo, é sempre uma paisagem assustadora. Dependendo da comida do meu jantar, se como muito tarde, se for carne de vaca, acabo me deparando com eles caindo com mais frequência. Quando estou com algum medo não resolvido ou pendências de atitudes a tomar, os asteroides caem ainda mais.

iG: Como são esses pesadelos?
João Bosco: O mais engraçado é que eu vejo as pessoas correndo, em desespero, em sentidos completamente contrários umas das outras, perdidas, sem rumo. No meio disso tudo, há uma ponta de ironia, na qual estou sempre tentando achar um táxi livre. Lógico que não acho nenhum, então entro ainda mais em pânico, porque não tenho para onde ir. É um pesadelo que tenho há muito tempo.

iG: Já procurou ajuda de um analista para compreender esses sonhos?
João Bosco: Nunca procurei, porque talvez ele possa dizer que eu tenho razão em ter medo, porque o pesadelo pode virar realidade. E aí, o que eu faria (risos)? Falo do meu problema com os amigos. É a melhor maneira de lidar com isso. Quem não tem problemas? Toco meu violão, consigo entrar num avião por horas...

iG: Assiste a filmes sobre o assunto?
João Bosco: Claro. Vi agora o “Melancolia”, inclusive. Tenho problemas com o Lars von Trier (diretor), porque ele coloca a câmera no ombro e sai dirigindo. Tenho labirintite, me dá sensação de vertigem. Não consegui ver o filme com os dois olhos abertos, porque eu filava de vez em quando. Aí só faltava essa. Um planeta com data marcada de colisão com a Terra e eu com vertigem! Como que eu vou correr tendo vertigem? Vou ter que esperar aquilo deitado. É o fim do mundo, mesmo!

iG: Acha que o fim do mundo está próximo?
João Bosco: O mundo vai acabar por asteroides. Eu posso te assegurar isso. Estudo e frequento canais de TV especializados nessas pesquisas, falo com propriedade. Tem um asteroide com 340 metros de comprimento que vai passar muito próximo da Terra em 2029. Muito próximo mesmo. Como ele é grande e por haver campos magnéticos no universo, pode ser que a sua rota se altere. Uma ligeira mudança já é um perigo. O campo magnético da Terra pode afastá-lo, como pode atraí-lo.

iG: Acredita na profecia maia de que o apocalipse será em 2012?
João Bosco: Não. Acredito na profecia do universo, que está em transformação. Esses objetos estão todos andando por aí nos céus. Li ontem num jornal que os cientistas viram uma estrela sendo engolida por um buraco negro. Não se pode precisar quando aconteceu esse fenômeno. É mais uma prova de como o universo está vivo. Cai asteroide na Terra todo dia. Mas são de dez, quinze centímetros. Eles se incendeiam quando tentam atravessar a atmosfera terrestre. A velocidade é tão absurda, a diferença de temperatura é tão grande, que eles entram em combustão antes de atingir o solo.

iG: Há vida em outro planeta?
João Bosco: A vida na Terra foi trazida por cometas, eles contêm água. Só existimos por causa deles. A Terra não tinha composição química capaz de gerar água. Aquilo que algum dia nos tirou a vida, na era glacial, na era dos dinossauros, também algum dia nos trouxe a vida. É fantástico pensar assim. Os cometas são parceiros e parentes nossos, existimos por causa deles. Se não fosse a queda deles, a Terra jamais produziria vida.

iG: Então acredita em extraterrestres?
João Bosco: Não sei que tipo de vida, mas tem. Não tenho conhecimento científico para explicar. O homem terrestre tenta viajar no universo para achar, mas só encontramos indícios até hoje. Não saberia dizer se há vida inteligente, se há outra sociedade onde também se veste Armani, Gucci... Se ouvem música (risos).

O artista entrevistado é o autor da música tema da novela O Astro, essa música que começa "Minha pedra é ametista, minha cor o amarelo, pra ser sincero, preciso ir urgentemente ao dentista, tenho alma de artista..." voltando ao sucesso e grudando na memória das pessoas pode ser ela própria mais um sinal do fim do mundo, trilha sonora do apocalipse em tempos de meteoros, cometas e planetas revelados.


Monday, September 5, 2011

Fogo espontâneo em aparelhos eletrônicos e no metrô

::geladeiras, fogões & maquinas de lavar::

Dia 31/8/2011 eu estava no ônibus indo pro trabalho de manhã, quando ouvi a passageira da frente atender o celular por causa de uma emergência em sua casa, pelo que entendi a máquina de lavar roupa tinha pegado fogo sozinha. Logo em seguida, numa coincidência assustadora, a passageira do banco de trás recebe um telefonema relatando um problema muito semelhante, outro incêndio espontâneo na máquina de lavar roupas, ambos os incidentes provavelmente originados de curto circuito e oscilações de energia elétrica. Logo pensei que fosse a chuva e eventuais trovoadas e relâmpagos que atingiu a cidade durante a madrugada e que se estendeu até as 10h00, pelo menos na região da avenida Paulista, onde eu estava.

Incêndio e pane elétrica no metrô de SP

Dias depois desta coincidência de relatos de combustão espontânea fora do normal, uma notícia sobre a pane no metrô de São Paulo dia 2/9/2011 chamou a atenção por ser causada por falha elétrica, provocando filas, atrasos e aglomerações por toda a linha vermelha. O portal R7 na reportagem Trens da linha Vermelha voltam a circular 
normalmente após pane no metrô em SP traz o relato de um taxista que informou um princípio de incêndio na estação Sé do metrô.

Rede elétrica, atalho para uma catástrofe urbana



Depois lembrei de fatos bem recentes envolvendo acidentes na rede elétrica, inclusive os bueiros que explodem no Rio de Janeiro. Eu mesmo ouvi na rua do escritório um estrondo causado por explosão em postes de luz em pleno bairro dos Jardins. Do ponto de vista alarmista, podemos incluir esta onda de incêndios, fogo e combustão espontâneas, explosões e panes nas redes de energia elétrica como sinais do fim do mundo e da vulnerabilidade das cidades supostamente modernas que podem, em segundos, saltar da normalidade para o apocalipse.

Pra completar o quadro sinistro, é só incluir o aumento das tempestades solares e a passagem dos cometas Elenin e Honda, acompanhado das teorias que defendem que fenômenos como estes tem reflexo nas redes de energia, campos magnéticos, ondas de rádio, eletricidade, etc, e provocam oscilações gigantes, panes, terremotos, tufões, etc.


Wednesday, August 17, 2011

Cometa Honda próximo da Terra em 16/8/2011

Comet 45P/Honda-Mrkos-Pajdusakova Narrowfield R - July 27

Enquanto todo mundo discute a passagem do cometa Elenin em outubro como um sinal do fim do mundo e alerta do apocalipse maia de 2012 o blog Astro PT afirmou em um post publicado em 5/6/2011 que outro cometa teve a aproximação máxima ontem dia 16 de agosto de 2011: Cometa Honda perigoso em agosto.

Segundo o post no Astro PT o Cometa 45P/Honda-Mrkos-Pajdušáková foi descoberto em 1948 e passou mais próximo à Terra que o cometa Elenin, sem causar a mesma repercussão e rebuliço. Já o blog de Jonas Abramelin traduz um post - Cometas Honda e Elenin cumprem as profecias maia, hopi e cristãs (27/6/2011) - que reune os 2 corpos celestes em uma mesma interpretação apocalíptica.

De qualquer forma a passagem do Cometa Honda ontem e sua proximidade com o planeta pode ter provocado reações e acontecimentos em várias pessoas e locais que ainda não relacionaram o fenômeno com as consequências. Vocês sentiram, notaram ou testemunharam alguma diferença ou catástrofe natural, pessoal ou humana que justifique incluir o asteróide na lista de sinais do fim do mundo?

Mega explosão solar de 9/8/2011 e versículos do Apocalipse

Massive X-Class Solar Flare

Dia 9 de agosto de 2011 a Nasa - Agência Espacial Norte Americana - divulgou imagens de uma explosão solar classificada como X-class capturada no seu Observatório de Dinâmica Solar (Solar Dynamics Observatory). Matéria no jornal inglês The Mail destaca que foi a maior explosão registrada no sol em 5 anos: Sun unleashes largest solar flare in 5 years, sending 10 billion ton storm cloud hurtling through space at 5 million mph. Traduzindo rapidamente a manchete do jornal britânico seria "Sol lança maior explosão solar em 5 anos, enviando uma tempestade de 10 bilhões de toneladas de nuvens viajando pelo espaço em um velocidade de 5 milhões de milhas por hora".

A matéria no site do jornal The Mail usa uma foto do blecaute no Rio de Janeiro em 2009 para ilustrar as ameaças das ondas de raio-x e raios ultra-violeta que alcançam a terra em minutos após as explosões gigantes do sol, afetando as telecomunicações, sinais de rádio, celular, satélites, etc. Uma matéria no site MG1 publicada em 17/2/2011 - Gigantesca explosão solar atrapalha comunicações na China - lembra de outra explosão recente cuja tempestade magnética chegou a interromper conexões de rádio na Asia e ameaçar satélites e o funcionamento do GPS.

No site do jornal Folha de São Paulo, outra reportagem - Explosão solar é mistério para a ciência (27/2/2011) - traz declaração do astrônomo copiada abaixo:

(...) As chamadas "tempestades solares", erupções na superfície do Sol que liberam alta carga de energia no espaço, costumam atingir seu pico a cada 11 anos.
Como o último ponto mais alto foi registrado em 2001, era esperado que o próximo ocorresse no ano que vem. "Mas isso está longe de acontecer", explica o físico solar Pierre Kaufmann, especialista em astrofísica solar. De acordo com ele, a atividade do Sol está bastante retardada. E ainda: as explosões recentes tiveram baixa intensidade, depois de quatro anos de "repouso" solar.

Pelo andar da carruagem, pode ser que o auge do ciclo atual do Sol aconteça só em 2016", diz o cientista. Outra possibilidade é que o ciclo solar se feche em 2012, mas com um pico menos intenso do que se imaginava.

Durante um ciclo solar, surgem manchas na superfície do Sol. "Em volta dessas manchas há gás quentíssimo e ionizado (gás em que os átomos estão dissociados). Então, ocorrem as explosões súbitas", explica Kaufmann. (...)


Versículos da Bíblia e o segundo Sol (planeta Nibiru) da Profecia Maia




Como registrado pela Nasa e pela imprensa, esta atividade turbulenta e crescente do sol e explosões, pode atingir o auge em 2012, ano que a conhecida profecia Maia profetiza o acontecimanto do dia do fim do mundo. Pesquisando sobre o tema encontrei em um blog cristão este post publicado em 3/3/2011 a reprodução de versículos da Biblia que mencionam o papel do sol na possível revelação do fim dos tempos : O tempo é chegado - Apocalipse 16: 8-9.

"E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse (queimasse) os homens com [feroz e incandescente] fogo. E os homens foram abrasados com grandes calores (fogo), e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram [não sentiram qualquer tipo de lamentação, contrição e arrependimento por sua rebeldia, recusando-se a deixarem seus caminhos] para lhe darem glória." (Apocalipse 16:8-9)

“E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas.” (Lucas 21 : 25)

Como o cientista entrevistado na matéria da Folha prevê um possível auge destas atividades solares anormais para o ano de 2012, a ligação com a profecia Maia é imediata. Inclusive a imagem da Nasa pode remeter ao planeta Nibiru, ou Planeta X, da mesma profecia, que é citado muitas vezes como a visão do segundo Sol anunciando na Terra o sinal do fim do mundo.

Tuesday, August 9, 2011

Cometa Elenin e a cobra sagrada dos maias e aztecas

Aztec Snake

Acompanhando a apreensão que a aproximação máxima (perigeu) do recem descoberto Cometa Elenin em relação a Terra descobri este post no blog Extraterrestres - Elenin: Os dados finais expostos. A relação do cometa com o “cluster” e Nibiru / Tyche. O relatório final - que faz uma comparação entre a cauda de mais de 100.000 km do cometa com a divindade Quetzalcoatl, o Deus pássaro e serpente da mitologia maia e azteca.

O blog defende que os maias em sua conhecida profecia do fim do mundo em 2012 já sabiam da aproximação do cometa e ainda mostra fotos de campos de trigos com desenhos da serpente sagrada e a posição do sol e do nosso planeta supostamente feitos por extraterrestres. Um outro post no blog Hankarralynda detalha e explica o crop circle (círculos misteriosos nas plantações) que apareceu em 29/7/2011 e a chegada do cometa Elenin entre 16 e 20 de outubro deste ano.

Uma serpente sagrada da antiguidade ressurge representada por um cometa com uma cauda de proporções gigantescas no céu, para muitos mais um sinal do fim do mundo e do apocalipse.


Monday, August 1, 2011

Cometa Elenin mais próximo da Terra em 16/10/2011

C2010X1-050611-0148ut-L20min-2

Notícia no site JCnet publicada mês passado fala do perigeu (aproximação máxima em relação à Terra) do cometa Elenin que está previsto para outubro, no dia 16/10/2011. Assinada por Tisa Moraes, a reportagem reune vários comentários de sites, blogs internacionais, professores e astrônomos, segue copy paste de trechos publicados:

Cometa que se aproxima da Terra provoca divergências na internet
16/7/2011 - Jornal da Cidade - Tisa Moraes

(...) Especialistas, simpatizantes e curiosos da astronomia vem dividindo opiniões sobre as consequências da chegada do cometa Elenin, que deve atingir sua aproximação máxima junto à Terra (chamada perigeu) exatamente daqui a três meses.

Ainda que a expectativa seja de que sua órbita mantenha uma distância 90 vezes superior a da Lua, em blogs e sites há quem diga que os dados oficiais possam ser uma estratégia para maquiar a realidade e evitar pânico. Divergências de pontos de vista também já estão presentes em redes de relacionamento como Twitter e Facebook.

No www.hardmob.com.br, por exemplo, um dos colaboradores argumenta que o fato de a Agência Espacial Norte Americana (Nasa) pouco falar no assunto indica que algo que possa “afetar todo o mundo e matar milhões de pessoas” esteja sendo escondido.

O mesmo site faz uma associação entre o início do nome do cometa com a sigla ELE que, em inglês, significaria extinção em massa de espécies. “Pode ser que algo muito ruim venha acontecer logo, logo. Afinal, como podemos imaginar, um desastre desses, se fosse previsto, jamais seria relevado para o público, pois certamente haveria um caos no planeta inteiro”, diz o texto.

Pelo menos outros dois blogs fazem referência a uma notícia publicada em maio pelo Portal Terra na Argentina. Na matéria, um estudioso de astronomia confirmava informações de cientistas chineses de que o Elenin seria seguido por uma desconhecida formação ‘estranha e obscura’ parecida com um objeto voador não-identificado (ovni). “Atrás do cometa, os cientistas chineses asseguram que vem algo que eles chama de ‘cluster’, que significa um cúmulo globular, ou talvez uma nave extraterrestre”, afirma.

Já o responsável pelo endereço realidadeoculta.blog.com teme que o cometa venha provocar fortes influências no campo magnético terrestre, o que, segundo ele, poderiam causar terremotos, tsunamis ou erupções vulcânicas. No mesmo endereço, é cogitada ainda a possibilidade de o Elenin alterar o campo gravitacional do Sol, tendo como consequência tempestades magnéticas solares que poderiam atingir a Terra.

(...) Mas há quem tenha mais cautela ou tranquilidade para lidar com o assunto. No site www.provafinal.net, um colaborador destaca que a órbita do cometa ainda pode sofrer mudanças de cálculos nas próximas semanas, mas diz acreditar na improbabilidade de colisão do corpo celestial com a Terra. “No site da Nasa, é possível ver uma animação da trajetória do Elenin. Se houvesse algum tipo de colisão, não teriam colocado nada no site. Não é uma questão de confiar ou não no órgão oficial, mas de ler as entrelinhas”, argumenta.

De fato, todos os especialistas consultados pelo JC são unânimes. Não há motivo para pânico. O Elenin nem mesmo é um cometa de grandes proporções e deve passar a 34,9 milhões de quilômetros de distância da Terra. Para o físico Pedro D’Incao, toda a celeuma criada em torno dele é fruto de especulações sem fundamento, sempre presentes quando o assunto são fenômenos astrofísicos.

“O misticismo sobre o fim do mundo existe, principalmente em relação à astronomia, desde que o homem começou a observar a natureza. E, nesse mundo especulativo, cabe qualquer coisa”, pondera ele, que afirma acreditar nas informações oficiais. “Não acredito que haja a conspiração que se imagina”, defende.

(...) Para fins de comparação, o cometa Elenin é três vezes menor do que seu “irmão” mais famoso, o Halley, que em 2010 criou um clima de pânico em escala global após notícias serem veiculadas acerca do gás letal presente em sua cauda. O Halley passou, inofensivo, pela órbita da terra e voltou em 1986, deixando, mais uma vez, apenas um belo espetáculo como registro.

“O Halley não provocou nenhum tipo de influência na terra e com o Elenin será a mesma coisa. Não haverá nada de excepcional. Dependendo do quão distante ele estiver de nós, conseguiremos, no máximo, vê-lo através do telescópio”, adianta o físico Jorge Honel, responsável pelo setor de astronomia do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos.

(...) Se os cálculos estiverem certos e o cometa Elenin passar a 34,9 milhões de quilômetros de distância da Terra, nenhum efeito provocado por ele será sentido pelos humanos. É o que garantem especialistas consultados pelo JC.

Pesquisador do Departamento de Astrofísica do Observatório Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o astrofísico Carlos Henrique Veiga explica que são remotas as chances de o cometa provocar efeitos como tsunamis ou terremotos. Para tanto, o Elenin teria que atingir a atmosfera terrestre, o que está longe de acontecer, segundo as projeções.

“Pelo tamanho que ele tem (cerca de 3,5 quilômetros de massa), precisaria passar pelo menos a um milhão de quilômetros de distância da atmosfera para provocar algum efeito de maré, mas ainda sem nenhum dano aos humanos. Seria parecido com as alterações provocadas pela Lua, que tem o mesmo diâmetro do Elenin, mas está a 484 mil quilômetros da Terra, embora se movimentando em menor velocidade”, esclarece.

Já as chances de o cometa interferir no campo eletromagnético do Sol e provocar as chamadas manchas solares ou tempestades eletromagnéticas. Segundo Veiga, o que ocorre é justamente o contrário: se passar muito próximo do Astro-Rei, o Elenin poderá ser atraído e se chocar contra ele, sem nenhum reflexo para a Terra.

“Os cometas não são nada perto do Sol. As tempestades magnéticas, manchas e os ventos solares são provocados por distúrbios no campo eletromagnético do Sol ainda não muito bem entendidos pela Física. Algumas destas anomalias podem causar pane nos sistemas de telecomunicações da Terra, mas não são causadas por cometas, em absoluto”, alerta.

Responsável pelo setor de astronomia do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, o físico Jorge Honel também desconsidera a possibilidade de um ovni pegar carona na cauda do cometa. “Isso não tem nenhum fundamento. Essa é só a letra de um verso de música infantil”, ironiza, numa referência à música “Lindo Balão Azul”, do cantor Guilherme Arantes.

Ainda na matéria do Jornal da Cidade (Jcnet) há uma pequena apresentação do astrônomo amador que batizou o cometa, descoberto recentemente, no ano passado.

Leonid Elenin


Batizado oficialmente de C/2010 X1, o cometa Elenin foi descoberto em 10 de dezembro de 2010 pelo astrônomo russo Leonid Elenin, através de um dos telescópios robóticos do International Scientific Optical Network, instalado no Novo México, Estados Unidos. Segundo a agência espacial da Rússia Roscosmos, o cometa foi o primeiro descoberto por um russo neste século.

Segundo o site City Journalist - Are the disastrous earthquakes connected to comet Elenin (Os terríveis terremotos estão conectados com o cometa Elenin) - o próprio descobridor do cometa acredita que os terremotos deste ano estão relacionados a aproximação do cometa. Os terremotos aconteceram no dia exato, ou em datas bem próximas, do alinhamento do sol, da Terra e do cometa Elenin.

Novos e desconhecidos corpos celestes em direção a Terra, planetas misteriosos sendo relacionados a profecia maia do Planeta Nebiru, Nibiru ou Planeta X ligados ao fim do mundo em 2012, que muitos já acreditam ser o próprio cometa Elenin. Os cristãos da Family Radio prevendo o fim do mundo para o mesmo mês do perigeu esperado pelos astrônomos. Elementos que completam um quadro aterrorizante e sinistro como sinais do apocalipse.

Luis Fernando Veríssimo e o fim do mundo

Luís Fernando Veríssimo

O jornal O Estado de São Paulo publicou mês passado uma crônica do famoso escritor Luis Fernando Veríssimo, cuja obra inspira a autoria de dezenas de textos que circulam pela internet em emails e blogs, muitos deles que nem foram escritos por ele. Desta vez o cronista escreve sobre a sua visão de fim de mundo e a explosão do sol, que segundo os cientistas não vai se extinguir explodindo em uma supernova mas sim definhando. Abaixo segue o copy e paste do texto publicado no site do Estadão:

O fim do jogo
21/7/2011 - O Estado de S.Paulo - Luis Fernando Verissimo

Tem um pensamento que me consola em casos de vexame, desgosto com a espécie humana, noticiário de Brasília ou derrota do Internacional. Penso: daqui a alguns milhões de anos o Sol vai explodir, a Terra vai virar cinza e nada disto terá muita importância. O perigo, claro, é o consolo se virar contra o consolado, pois se pensar na nossa morte pessoal já nos angustia, pensar na morte de todo o sistema solar, ao qual somos tão ligados, pode angustiar mais. Mas é bom aceitar o risco da angústia terminal, botar tudo em perspectiva e ver nossos infortúnios num contexto maior. Em latim fica mais bacana: "Sub specie aeternitatis". Do ponto de vista da eternidade, como dizia o filósofo Espinosa, segundo o Google.

Do ponto de vista da eternidade tudo tem o mesmo sentido, ou sentido nenhum. Surpreende que a frase não seja invocada mais vezes, por exemplo, nas crises econômicas. Sob o ponto de vista da eternidade o carrossel das finanças, a gangorra dos juros e das dívidas, o escorregador das falências nacionais e os balanços dos balanços não passam de brinquedos. Tudo é um jogo que só é dramático e afeta a vida de tanta gente porque lhe dão um sentido falso que omite a explosão do Sol, no fim, quando até o ouro virará nada. O fim do jogo, para quem o leva a sério, é um mítico mundo com as economias equilibradas e o mercado redimido e triunfante. Não é. O fim do jogo é o nada.

Os "indignados" que protestam nas ruas da Europa contra as medidas de austeridade que exigem sacrifícios dos já sacrificados para corrigir a safadeza alheia, da minoria culpada pela crise internacional, estão dizendo isto, que a vida é mais importante do que o jogo, que nenhuma promessa de sanidade econômica a longo prazo compensa a miséria humana agora - ainda mais que a longo prazo seremos todos cinza.

E se?. Já que falamos em vexame... Razão teve o Fernando Calazans, que sempre tem razão. E se os três substituídos pelo Mano Menezes, Neymar, Ganso e Pato, estivessem em campo para bater pênaltis, o resultado seria o mesmo? Nunca saberemos.


Muitos anos antes da publicação deste texto, Luis Fernando Veríssimo, ou LFV, já tinha escrito uma apresentação para o livro O Fim do Mundo Como o Concebemos, do filósofo Immanuel Wallerstein que tb teve o livro O Declínio do Poder Americano lançado no Brasil. O site Portal Literal, na matéria Verissimo apresenta o fim do mundo, publicado em 8/8/2008, reproduz o texto de LFV, segue o copy paste:

Portal Literal - Publicado originalmente em 26/02/2003

Um trampolim
Luis Fernando Verissimo

Existem autores-colchão e autores-trampolim, e já me explico. Autores-colchão são aqueles em que você se aconchega, certo de que passará algum tempo mergulhado no seu pensamento e esquecido do mundo. Sua mente se entrega à dele como, de alguma forma, um corpo se entrega a um bom e confortável colchão. Não que sejam, necessariamente, autores repousantes. O pensamento deles pode ser original e suas teses instigantes, mas você só reagirá ao que leu quando emergir do colchão. E o proveito que terá da sua leitura é o mesmo que tem de uma noite bem dormida: idéias claras, boa disposição, satisfação generalizada.

Já nos autores-trampolim sua mente mergulha e pula, mergulha e pula. Está constantemente abandonando o texto em divagações que o próprio texto sugere, pois cada sacada do autor é um impulso para um pulo que ela dá sozinha. Há muitos autores que valem mais pelos pensamentos que provocam, ou pela maneira inédita de pensar que exemplificam, do que propriamente pelas suas idéias. Marshall MacLuhan (lembra dele?) era assim. Marcuse era assim. Norman O. Brown era assim. Você estava sempre interrompendo a leitura de um texto deles para sair num vôo solo, inspirado pelo seu exemplo.

Immanuel Wallerstein é assim. É um pensador mais consistente e politicamente pertinente do que os citados acima, mas tem o mesmo poder de mandar a nossa mente pelos ares nas suas próprias buscas. Também faz analogias provocantes e ligações surpreendentes e gosta de incluir a geocultura - um termo que já inclui tudo - nas análises políticas e econômicas que faz dos seus "world systems".

Mesmo quando trata de detalhes específicos de coisas como sistemas hegemônicos em mutação ou declínio, sua visão é culturalmente paronâmica, e culturalmente informada como poucas. Pois mais do que um cientista político nos interpretando o mundo do homem econômico da sua forma peculiar, Wallerstein é um historiador da modernidade, da grande aventura humana rumo à utopia ou o caos.

Você não precisa concordar com ele para viajar com ele, e pode pular dele para outras conclusões. Só não espere sair da leitura deste livro reconfortado, como depois de um bom sono. Ela manterá sua mente acordada, e saltando, o tempo todo.

Pênaltis mal cobrados , impérios desmoronando, textos apócrifos e os sinais do fim do mundo como uma nova perspectiva, o ponto de vista da eternidade. Diante do caos e do apocalipse, seria melhor rir do que chorar?

Wednesday, July 20, 2011

Planeta Nibiru? Video mostrando segundo sol na TV da China



Este video publicado em março deste ano no YouTube e com 188.777 exibições até agora, mostra uma reportagem no telejornal chinês supostamente veiculado na TV daquele país. As imagens mostram a filmagem onde aparece um segundo sol de forma clara, ao lado do sol original. Como a profecia maia do fim do mundo em 2012 fala do aparecimento do planeta Nibiru (ou Planet X) de forma parecida, a apreensão, especulação, notícias, brincadeiras e sinais em torno do apocalipse iminente cresce enquanto a data fatídica da previsão se aproxima.

O site americano MsnNbc Space.com publicou sobre estranho fato do aparecimento dos 2o sol ocorrido na China na matéria Two suns spotted on China defied explanation (2 sóis aparecem na China e desafiam explicações). A reportagem traz declarações do astrônomo Jim Kaler da Universidade de Illinois que acredita que o que aconteceu foi uma miragem causada por alguma concentração anormal e rara de partículas na atmosfera. Este tipo de ilusão de ótica acontece normalmente próximo da linha do horizonte, diferente do mostrado na tv chinesa que o próprio Kaler não acredita que tenha sido um efeito gerado por computador.

A reportagem do site americano ainda cita o astrônomo Michael Minnaert e seu livro Light and Color in the Outdoors como a mais completa referência em sol duplo, cão do sol, halo solar, falso sol, etc. Minnaert explica que existem vários registros de falso sol na mesma posição mostrada no video chinês, inclusive com fotos. O cientista Grant Perry, estudioso da atmosfera na Universidade Winsconsin, alertou que o fênomeno é incomum e que pensou na possibilidade de ser uma ilusão causada pelo reflexo na lente ou do equipamento de gravação, mas para isso a imagem deveria se mover junto com o movimento da câmera, o que não acontece.

A matéria do Space.com lembra do boato recente que se alastrou na internet sobre explosão de uma estrela próxima da Terra causaria o aparecimento de um segundo sol, de qq forma, seja ilusão de ótica, miragem, planeta nibiru ou aparição religiosa, a imagem nítida de 2 sóis no céu pode com certeza entrar na lista de sinais do fim do mundo.

Wednesday, June 29, 2011

Cientista explica o fim do sol


work sun 01, upload feito originalmente por hunter run.

Com as recentes explosões solares este ano e a expectativa que as atividades eletromagnéticas aumentem até 2012 vale resgatar a informação de que os cientistas descartam a hipótese do sol explodir completamente. As estrelas que explodem em supernova são aquelas de 5 a 10 vezes maior do que o sol. Em alguns bilhões de anos o fim do sol, e consequentemente do nosso planeta, será gradativo e ele terminará como uma estrela anã branca. Antes disso, o sol vai expandir até Marte, como uma estrela gigante vermelha, e o calor nesta fase destruirá a Terra.

Em declarações respondendo ao site Terra Educação - Um dia o sol vai explodir? - a astrônoma Thaisa Storchi Bergmann da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), explica este processo:

"Estrelas como o Sol morrem menos catastroficamente. O Sol, daqui a alguns bilhões de anos, vai comecar e expandir suas camadas externas, que se extenderão até a distância de Marte, aproximadamente. Depois, o Sol vai perder as camadas externas, chegando na fase de nebulosa planetária. O que sobrar será uma uma estrela muito compacta, com cerca de uma massa do Sol e compactada num raio igual ao da Terra, a chamada anã branca."

O fim do sol representa a certeza do fim do mundo, sem profecias ou adivinhações, apenas a certeza da ciência e dos números. Como naquela piada onde uma velinha assistia a palestra de astronomia explicando o ciclo de vida das estrelas e o palestrante disse que o sol ia acabar em alguns bilhões de anos e o mundo ia acabar. A velhinha agitada se levanta e pergunta assustada: - quando professor??? Ele repete: - daqui a alguns bilhões de anos senhora. A velhinha suspira aliviada: - ufa, pensei que fossem milhões de anos...


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO