Friday, December 30, 2011

Previsões para 2012 de desastres e fim do mundo

Visitors from Outer Space !

Como estamos cansados de saber, 2012 será o ano onde o fim do mundo será muito falado, principalmente por causa da suposta previsão maia do apocalipse em 21 de dezembro de 2012. Mas outras previsões para o ano que se aproxima também profetizam o fim do mundo para o mesmo período, um verbete na Wikipedia em inglês tenta reunir todas estas especulações: 2012 Phenomenon (Fenômeno 2012). Abaixo um resumo das principais teorias e previsões catastróficas que têm levado pânico, medo, ansiedade e ceticismo para muitas pessoas.

A profecia do calendário maia e outras culturas mesoamericanas

Esta previsão afirma que o fim do calendário de 5.125 anos ou 13 b'ak'tun (baktun ou pik para alguns especialistas) coincide com a data de 21/12/2012, reforçado com os símbolos do monumento de Tortuguero no México, onde uma inscrição foi decifrada como uma profecia da chegada do deus Bolon Yokte Kuh marcada para esta data. Este deus seria o representante da guerra, dos conflitos e do mundo subterrâneo. O escritor Daniel Pinchbeck escreveu um livro ligando 2012 ao retorno de Quetzacoalt, a serpente voadora dos aztecas e maias. Segundo a Wikipedia nenhum especialista ou historiador confirma as interpretações divulgadas pela midia, escritores e indústria do entretenimento, cinema, etc, de que o fim do 13º baktun se daria em 21/12/2012, esta crença teria sido alimentada por livros de autores da nova era a partir dos anos 70.

A previsão do alinhamento do sol com as galáxias

Alguns estudiosos acreditam que os maias estudavam e interpretavam os movimentos das nebulosas e nuvens de poeira hoje chamadas de Great Rift usando o nome Xibalba ou Caminho Negro. Segundo o escritor John Major Jenkins no solstício de verão (inverno no hemisfério norte) de 2012 ocorrerá o alinhamento do sol com o centro da Via Láctea e os maias ligavam o fenômeno a chegada de uma profunda mudança espiritual da humanidade.

A previsão da onda do tempo zero e o I-ching

Segundo o filósofo e escritor Terence McKenna o ano de 2012 é apontado como o fim dos tempos através de fórmulas matemáticas e gráficos que denominou de ondas do tempo zero, somando a interpretação da sequencia de sinais do i-Ching, ou Livro das Mutações, utilizado como oráculo adivinhatório pelos chineses há mais de 2 mil anos. O autor acreditava que os eventos do tempo eram interligados e projetou o fim do mundo de dezembro de 2012 através de cálculos e correlações a partir da data da explosão da bomba atômica em Hiroshima.

A previsão do guru indiano Kalki Bhagavan

Na India o guru Kalki Bhagavan é considerado por seus 15 milhões de seguidores como reencarnação do deus Vishnu e desde 1998 anuncia o ano de 2012 como o prazo final para a humanidade atingir a iluminação. Kalki acredita que 2012 marca o fim da Kali Yuga, ou seja, da era da degeneração (ou decadência).

A previsão da inversão dos pólos magnéticos da Terra

O verbete lembra da séria de programas sobre o apocalipse maia em 2012 que foi ao ar no Discovery Channel em 2009. Neles desatres naturais que podem acontecer em 2012 seriam  consequencia de tempestades solares, inversão de pólos magnéticos, super vulcões, terremotos. O canal de TV History Channel também transmitiu vários programas e séries sobre o tema.

A previsão da colisão da Terra com o planeta Nibiru (ou Planeta X)

Segundo a Wikipedia, as primeiras citações a esta profecia vem desde 1995 e previam inicialmente o apocalipse para maio do ano de 2003. Os astronômos rejeitam esta hipótese pois um planeta ou corpo celeste tão próximo da Terra já estaria visível a olho nu no céu. 

A previsão do cinturão de fótons da estrela Alcyone

Essa previsão calcula que vai acontecer uma conexão entre o planeta Terra e Alcyone, maior estrela das Plêiades, criando um cinturão de fótons que vai causar o fim da vida.

A previsão da chegada da nave alienígena gigante

Em dezembro de 2010 uma matéria do site Examiner.com divulgou imagens de varreduras do espaço supostamente feitas pelo SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence, ou Busca por Inteligência Extraterrestre) indicando a aproximação de 3 naves alienígenas. Mais recentemente o site Gizmodo divulgou imagens da Nasa onde explosões solares revelam uma figura parecida com uma gigantesca nave espacial próxima ao planeta Mercúrio.

Mais informações e fatos correlatos estão no verbete na Wikipedia em inglês: 2012 Phenomenon (Fenômeno 2012).
Com tanta especulação e boatos vai ser interessante ficarmos atento aos sinais do fim do mundo e do apocalipse da terra neste ano que chega. Muita paz, alegria, felicidade, dinheiro saúde e Feliz Fim do Mundo em 2012 :-)


Imagem: Flickr de BenTaher

Tuesday, December 27, 2011

Site sobre o calendário sagrado dos maias em português

2012 wallpaper

Pesquisando sobre o calendário maia e sua profecia do fim do mundo em 23/12/2012, assunto que graças ao filme 2012 com certeza será discutido até a exaustão em 2012, encontrei o site CalendarioSagrado.org com informações e pesquisas brasileiras sobre a cultura e etnologia mesoamericana. Segue uma transcrição da matéria de abertura do site, publicada no jornal de alunos de ciências sociais da UFF (Universidade Federal Fluminense):

CalendárioSagrado.org: 2012?
Thiago Cavalcanti

"Os maias disseram que em 2012 ocorrerá o fim do mundo", vivem a repetir os populares. Outros, não menos inocentes, respondem: "2012 é apenas o fim do calendário maia". Ambas as idéias são disseminadas até mesmo por colegas universitários, pelos corredores das instituições, em momentos de descontração, curiosidade e em discussões levadas a sério. É digno reconhecer, por outro lado, que trata-se de um assunto muito mais de curiosidade do que de interesse para a maioria absoluta das pessoas, ao mesmo tempo em que o nível de complexidade do tema exige um verdadeiro contínuo interesse por parte do pesquisador.

O ciclo de "2012" consiste num período de 1.872.000 dias, que na prática é dividido em 13 ciclos Pik (ou, popularmente, Baktun), de 144.000 dias cada. Apesar de nem todas as teorias para 2012 estarem relacionadas à cultura maia, não há dúvidas de que o calendário foi o grande motor do fenômeno "2012" e também aquilo que o tornou tão popular, não por acaso motivando teorias paralelas e, em outras ocasiões, sendo usada em combinação a outros mitos. Envolver qualquer coisa com os maias é o caminho mais fácil para estar um pouco sob esse "holofote".

Quando falamos em fim do mundo, é importante destacar que a comunidade acadêmica não reconhece nenhum documento mais que justifique qualquer afirmação nesse sentido. Outra teoria igualmente sem bases é aquela que fala sobre o "fim do calendário maia": acima do ciclo Pik, existe  ciclo Piktun, que é equivalente a 20 ciclos Pik. Isso, por si só, demonstra que o calendário maia vai bem além de 13 Pik. Não bastasse isso, existem registros maias que citam datas num futuro que ocorrerá centenas de anos após "2012". Podemos dizer assim, que os maias pensavam que iríamos (na verdade, que eles próprios iriam) muito além de "2012".

Já sobre a inversão dos polos, teoria que leva em consideração o movimento de precessão da Terra, cuja duração é de "aproximadamente 26 mil anos", leva em consideração a hipótese de estarmos completando cinco ciclos de 13 Pik 
(ou 65 Pik), que equivalem a 26 mil Tun (o ano de 360 dias), o que faz com que essa teoria seja no mínimo atraente ao público. Entretanto, ao mesmo tempo que não podemos afirmar que em "2012" encerramos o quinto ciclo de 13 Pik ), a própria demarcação do início de um ciclo de 26 mil Tun ˜ão necessariamente coincide com uma eventual inversão dos pólos.

)Não há, de maneira alguma, uma unanimidade no que se refere à correlação entre o calendário maia e calendário gregoriano. Ou seja, o tal ciclo de "2012" pode já ter ocorrido há 200 anos ou ocorrer daqui a mais 200 anos, dentro das mais variadas teorias acadêmicas. Existe um único registro maia que reconhecidamente cita o fim do ciclo de 13 Pik, e obviamente não está escrito "2012" lá, por mais que a mídia etnocêntrica prefira dizer que está. Por isso é que "2012" esteve sempre presente entre aspas no presente texto, mais por seu apelo do que por sua validade; nunca devemos ignorar o fato que o fim do ciclo equivaler ao ano de 2012 está longe de ser uma unanimidade. Convido os colegas acadêmicos a colaborarem com esse esclarecimento.

O site também disponibiliza uma versão explicada do calendário sagrado dos maias 2011-2012 para baixae em PDF: Ano "13 Erva" (13 Eb). Mostrado abaixo no Scribd como alternativa de visualização e download.
Calendário Maia 2011-2012



Monday, December 26, 2011

Cardeal acusa Papai Noel de assassinato do menino Jesus no Natal


No começo deste mês, quando os cristãos (católicos principalmente) celebram sua maior festa, o Cardeal arcebispo de São Paulo dom Odilo Scherer publicou um texto reproduzido em jornais condenando o culto excessivo a figura do Papai Noel ofuscando a celebração do nascimento do menino Jesus.

O site Guarulhos Web publicou em 22/12/2011 uma entrevista: Dom Odilo Scherer: "Papai Noel vai conseguindo o que Herodes não conseguiu". Nela a autoridade religiosa afirma que o Natal se tornou uma grande ocasião para o consumismo e a referência a Jesus Cristo nem aparece mais.

Em 13/12/2011 o blog CEBs Notícias publicou a íntegra do texto de Dom Odilo Scherer, copiado abaixo:

Conseguirá Papai Noel, o que Herodes não conseguiu? - "Matar o menino?!"

O Menino, o rei e o bom velhinho

No Natal os cristãos comemoram o nascimento de Jesus Cristo. Aconteceu há cerca de 2 mil anos, quando ainda não se fazia registro do nascimento com lugar, dia e hora – isso é bastante recente. Mas quem duvidaria de que Jesus nasceu e existiu? Vinte séculos de testemunhos ininterruptos mantiveram viva sua memória, apesar das tentativas de apagar sua lembrança da História. Perseguições aos seus seguidores, regimes totalitários ou simplesmente movimentos culturais já se propuseram a eliminar, depurar ou passar para a posteridade de maneira distorcida o legado de Jesus Cristo para a humanidade. Não conseguiram.

Isso já começou logo que Jesus nasceu. Conta-nos o evangelista São Mateus que o rei Herodes, encarregado romano de governar a Judeia, ao saber que em Belém havia nascido um menino, procurado e admirado por gente de toda parte, ficou assustado e quis saber mais sobre o pequeno: era Jesus, filho de Maria, casada com José, o carpinteiro de Nazaré. Sábios e intérpretes das Escrituras Sagradas afirmavam ao rei que as profecias sobre o ressurgimento do reino de Davi apontavam para Belém e o futuro rei poderia ser esse mesmo, o pequeno que acabara de nascer. Herodes, enciumado e furioso, tentou eliminá-lo já no berço, mas não conseguiu: o bom José tomou o menino e sua mãe e fugiu com eles para o Egito. Enquanto isso, Herodes espalhava terror e luto em Belém e arredores, com a ordem para que todos os meninos abaixo de 2 anos de idade fossem mortos (cf. Mt 2).

Nos primeiros tempos do cristianismo, os cristãos comemoraram mais a Páscoa do que o Natal. O anúncio do Evangelho estava centrado, sobretudo, no significado dos padecimentos, da morte e ressurreição de Jesus, no início da pregação dos apóstolos e no surgimento prodigioso da Igreja. Aos poucos, porém, também foi incluída a reflexão sobre a origem de Jesus, seu nascimento e sua infância, que a Igreja comemora no Natal (cf. Mt 1-2 e Lc 1-2).

Teólogos e pregadores dos séculos seguintes elaboraram reflexões de extraordinária beleza e profundidade sobre essa primeira etapa da vida de Jesus, partindo da fé dos cristãos: nesse menino, o próprio Deus veio ao encontro da humanidade e assumiu nossa condição frágil e precária, para redimi-la e dar-lhe sentido e perspectiva de futuro. A liturgia católica do Natal ainda conserva algumas dessas joias, que o pensamento teológico lapidou naquela época: “Ó Deus, nesta noite santa, o céu e a Terra trocam seus dons… No momento em que vosso Filho assume a nossa fraqueza, a natureza humana recebe uma incomparável dignidade!”.

São Nicolau, um bispo do 4.º século nascido em Mira, na atual Turquia e cujo sarcófago está conservado na Catedral de Bari, no sul da Itália, compreendeu isso muito bem: na festa do Natal, saía pelas ruas distribuindo presentes aos pobres, sobretudo às crianças. Queria, assim, compartilhar a festa e a alegria com todos porque o Natal de Jesus era um imenso presente de Deus para a humanidade inteira! Talvez tenha nascido aí a tradição dos presentes de Natal e da festa contagiante, que também hoje se faz.

Na Idade Média, São Francisco de Assis não se cansava de contemplar o “sublime mistério” do Natal: o Grande Deus veio a nós na simplicidade e na fragilidade de uma criança! Alguém poderia ter imaginado algo assim?! Ninguém mais precisa ter medo de se aproximar do Eterno! Os braços estendidos do menino são o abraço de Deus, que acolhe a todos com infinita ternura!

Francisco, poeta e cantor da beleza, quis que a cena do Natal de Jesus, narrada nos Evangelhos, fosse percebida concretamente e “criou” o presépio, com a ambientação e os figurantes dos relatos bíblicos sobre o nascimento de Jesus. A tradição dos presépios no Natal espalhou-se rapidamente pelo mundo cristão.

Os tempos modernos deram-se conta de que o Natal tinha um apelo comercial muito bom e vendia bem. Natal virou coisa para comprar! E para promover melhor o seu consumo foi criado um garoto-propaganda, chamado Papai Noel, o “bom velhinho”, de barbas brancas, botas, roupão vermelho e gorro de lã… Alguma coisa nele ainda lembra o bispo São Nicolau, de outros tempos, que distribuía presentes de verdade! Papai Noel saiu da fantasia, talvez de trenó puxado por renas imaginárias, lá dos espaços nórdicos, onde faz frio nesta época do ano. Mas se deu muito bem nos trópicos também… Que importa um pouco de suor debaixo das pesadas roupas invernais? Doce fantasia, que encanta crianças e também agrada a adultos!

Natal tornou-se a festa de Papai Noel. E o Menino Jesus, onde ficou? Não era dele a festa? Será que o “bom velhinho” – Hô! Hô! Hô! -, na sua pachorra, vai conseguindo o que Herodes não conseguiu com sua ira: eliminar o menino da cena? Presépio? Em seu lugar, uma árvore enfeitada de desejos coloridos. Duendes e bruxas em lugar do menininho de braços estendidos. Bichinhos da Disney em lugar dos pastores de Belém e suas ovelhas. E uma infinidade de pacotes e de doces, em vez do ouro, incenso e mirra, oferecidos pelos reis magos ao Menino Jesus!

Pois é… Quase tudo como no começo!

Quando Maria estava para dar à luz, José, muito aflito, batia de porta em porta e procurava um lugar em Belém para que o Filho de Deus pudesse nascer entre os homens. São Lucas informa apenas: “Não havia lugar para eles”. Por isso Jesus veio ao mundo num abrigo para animais, fora da cidade. Na cidade não havia lugar para ele. E, no entanto, continua atual o anúncio do anjo aos pastores nos campos gelados de Belém: “Não tenhais medo! Eis que vos anuncio uma boa notícia, e será boa também para todo o povo! Hoje nasceu para vós um salvador, que é o Cristo, Senhor!”.

Mais atual do que nunca!

Dom Odilo Pedro Scherer
-

O religioso lembra a origem do Papai Noel ligada a figura de São Nicolau, mas o blog Blogadilla.com no post Santa Claus and his evil servant cita as figuras pagãs da mitologia nórdica como o deus Odin, o ogro Tomte ou Nisse, Papai Natal, etc. O blog cita o ajudante malvado do Papai Noel, duendes e criaturas como a cabra Yule, o demônio Krampus e Black Peter (Preto Pedro) que acompanhavam Santa Claus (São Nicolau) no Natal.

Completando o cenário a figura que hoje invade e sufoca o menino Jesus e a origem cristã da celebração de 25 de dezembro é atribuída aos desenhos de Haddom Sundblom nos cartazes e anúncios publicidade da Coca-Cola veiculados a partir dos anos 30 do século XX, como explica e ilustra o blog de Liliane Ferrari: A transformação do Papai Noel (post de 24/12/2010).

Uma festividade cristã transformada em uma orgia de consumo, luzes piscando e desfile de duendes e santos sem hierarquia, um típico festival de solstício de inverno, a ponto de exigir um chamado e alerta das autoridades católicas, pode ser interpretada como um sinal do fim do mundo e do apocalipse.


Saturday, December 10, 2011

Explosão solar revela objeto estranho em video gravado pela Nasa


Post publicado dia 7/12/2011 no famoso blog de tecnologia Gizmodo - Vídeo incrível da NASA captura o que parece ser uma gigantesca nave alienígena - fala da gravação feita pelo satélite STEREO (Solar TErrestrial RElations Observatory, ou Observatório de relações solares com a Terra) e publicada no site SECCHI da Marinha Americana. O video mostra uma explosão solar gigante, chamada de ejeção de massa coronal, passando pelo planeta Mercúrio, momento em que é possível avistar um objeto misterioso muito parecido com o formato das naves espaciais dos filmes de ficção científica.

O post revela que existem 2 satélites STEREO, que fazem parte de um sistema de segurança que alerta cientistas quando uma explosão solar é tão forte que pode causar graves interferências em satélites na órbita da Terra. Por isso a Marinha Americana está envolvida, SECCHI significa Sun Earth Connection Coronal and Heliospheric Investigation, que em português deve significar: Investigação da Conexão Heliosférica e Coroaliana da Terra com o Sol.

A explicação dos cientista é que o que foi gravado pode muito bem ser um defeito no sensor, ou uma imagem fantasma do próprio planeta Mercúrio. A idéia da existencia de uma nave tão gigantesca, maior do que o planeta Mercúrio, é por si só assustadora, e a presença dela no sistema solar poderia ser um sinal do fim do mundo e de ameaça ao planeta Terra. 

Mercúrio e o calendário maia

A ufologia não está ligada necessariamente a esta visão ameaçadora de apocalipse mas se relacionarmos Mercúrio com o calendário maia e a profecia do fim do mundo em 2012 encontramos este esclarecimento no fórum Plurall feito por Thiago Cavalcanti, do projeto CMaia do site Calendariosagrado.org: o ciclo de 819 dias do calendário maia equivale a 7 ciclos de Mercúrio (uma revolução sinódica, ou seja, uma volta aparente do planeta vista da Terra) e o número 7 poderia representar os 7 deuses ou origens terrestres.


Friday, December 9, 2011

O que vai acontecer em 13/12/11 às 10h09?

Trombón

Este ano já tivemos o dia 11/11/11, cuja incrível reunião de números iguais fez muita gente prestar atenção e comentar a data, lembrar atentados terroristas e desastres naturais, acreditar em abertura de portais para outras dimensões e universos e até lançar um filme de terror. Agora, neste mês de dezembro, daqui a alguns dias vamos ter o 13/12/11, uma data não tão fascinante como o 11/11/11 mas cuja sequencia de números decimais descendentes tb é fascinante.

Procurando na internet achei este post no Tumblr My Life Would Suck Without Them - Quando for 13 de novembro será 13/12/11 - que estranhamente conta o mês 11 como dezembro (12), mesmo assim o post tem incríveis 12.668 reblogs até agora. No Facebook, a fanpage Expect 13.12.11 (com 25 fãs até o momento) faz um misterioso alerta, ou ameaça:

Expect 13.12.11


Você já se perguntou o que falta ser feito na internet? À primeira vista, a resposta é nada. Mas isso não é verdade, de forma alguma.
Isso se deve ao fato de que ainda é possível ficar entediado na internet. Como se fica entediado em algo tão vasto e inexplorado?
Simples: falta de conteúdo útil e ao mesmo tempo interessante. Claro que existe isso, mas está escondido debaixo de um monte de tentativas de golpe, spam, publicidade e coisas bobas.

Está faltando algo na internet, algo suculento, útil, iluminador! E em 13/12/11 te mostraremos o que isso é.
E provaremos isso.


A superstição do número 13


O site Bemzen publicou a matéria Numerologia Mitos e verdades sobre o número 13 onde lembra da crença popular com relação ao número 13 estar relacionado a má sorte, acidentes e tragédias. Fala tb da mesa da santa ceia, com 13 pessoas (12 apóstolos e Jesus) e que os astecas acreditavam em treze céus e sua semana tinha treze dias. E no calendário maia, cada vez mais discutido e lembrado por causa da suposta profecia do fim do mundo em 2012, é composto por treze luas, cada uma de vinte e oito dias.

De qq forma o dia 13 de dezembro de 2011 está chegando e as 10h09 vale a pena se concentrar e estar atento a todos os sinais, será uma sincronia de números que só vai se repetir daqui a 100 anos, e se no século passado aconteceu algo neste momento, esta sequencia de números em decadência seria o tempo ideal para uma contagem regressiva rumo ao fim do mundo e o apocalipse, não acham?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO