Wednesday, July 27, 2011

Histeria e transe coletivo na escola de Itatira no Ceará



Já faz pouco mais de um ano que aconteceu um fenômeno de transe e histeria coletiva em uma escola no Ceará que paralisou e assustou a cidade de Itatira. Na época o jornal Folha de São Paulo publicou a matéria: abaixo:

Após "transe" coletivo e suspensão das aulas, escola do CE retoma atividades
14/6/2010 - Folha de São Paulo - Jean-Philip Struck

As aulas de uma escola municipal no interior do Ceará retornaram nesta segunda-feira, após as aulas ficarem suspensas depois que dezenas de alunos começaram a sentir um mal-estar. Psicólogos, parapsicólogos e até religiosos foram chamados ao local para ajudar a explicar o que aconteceu com os estudantes.

Os sintomas eram dores musculares e de cabeça, palidez, calafrios, náusea, paralisia muscular, aumento dos batimentos cardíacos e pressão alta.

Segundo a direção da escola municipal Eduardo Barbosa, na área rural de Itatira (221 km de Fortaleza), a maioria do grupo afetado é de meninas de 8 a 16 anos.

Há 12 dias foi realizada uma missa na escola, após pedido da comunidade local. Na cerimônia, 25 pessoas --alunos e até pais-- apresentaram os sintomas. Todos foram levados a hospitais em cidades vizinhas.

"Alguns ficaram com a voz mais grossa. Pareciam em transe", afirma Eliane Dias, diretora do Colégio Estadual Nazaré Guerra, que compartilha as instalações da escola

Após a missa, as atividades foram suspensas. Os cerca de 500 alunos só retornaram às aulas hoje. Não houve incidentes.

A diretora afirmou que a prefeitura e a escola investigaram os alimentos e a água consumida, mas não detectaram anormalidades. Conforme os relatos, os jovens ficam mais agressivos e não se lembram de nada depois.

Na quarta-feira passada (9), o padre e parapsicólogo Élio Correia de Freitas, de Fortaleza, foi chamado pela paróquia local para conversar com os alunos e membros da comunidade. Na reunião, realizada na escola, sete pessoas desmaiaram.

"A comunidade está começando a acreditar que a escola é amaldiçoada, mas se trata de um caso de histeria coletiva ou contágio psíquico", diz o padre.

Uma reportagem na TV Globo também investigou o caso, no YouTube encontramos a reprodução da matéria veiculada no Jornal Nacional falando em surto psicótico onde até o espírito de um ex-aluno morto é citado.



A matéria da Folha continuou lembrando o fato ocorrido nos EUA em 1962:

Transe causou mortes nos EUA em 1692 (para assinantes)
14/6/2010 - Folha de São Paulo

Em Salem (EUA), 19 pessoas foram condenadas à forca em 1692, em caso relatado na peça e no filme "As Bruxas de Salem". Tudo começou quando duas meninas entraram em suposto transe e foram consideradas enfeitiçadas.
O episódio conturbou a cidade. Logo, outras pessoas começaram a manifestar os "sintomas". Poucos anos depois, a comunidade reconheceu erros nos julgamentos.
Salem tem hoje um museu sobre o fato e explora turisticamente o episódio.

Pânico, surto, transe e histeria coletiva em toda uma cidade, um quadro que lembra o apocalipse que pode ser incluido facilmente na lista de sinais do fim do mundo.

Vírus assassino descoberto na África do Sul em 2008

it says: no photos!

Lembrei desta notícia publicada no jornal O Globo e que encontrei reproduzida no site da Universidade Federal do Ceará. Fala das mortes provocadas anos atrás por um virus até então desconhecido. Também cita um caso de morte por virus misterioso no Brasil, vale pesquisar as consequencias.


Descoberto novo vírus hemorrágico letal
Universidade Federal do Ceará, Jornal O Globo 5/11/2008

Um novo vírus que causa uma febre hemorrágica letal foi descoberto no sul da África. Ele matou quatro pessoas na África do Sul e deixou mais uma doente. Porém, autoridades de saúde sul-africanas dizem que o surto está controlado, segundo o jornal “New York Times”. Vírus hemorrágicos — dos quais o Ebola é o mais conhecido — são temidos devido à elevada taxa de mortalidade. Se não forem identificados depressa, costumam ser letais.

O vírus identificado agora é da família dos arenavírus, conhecidos causadores de febres hemorrágicas, principalmente na África e na América do Sul. Exemplos são as febres de Lassa, do oeste da África; Machupo e Guanarito, ambas sulamericanas.
Muitos desses microorganismos permanecem misteriosos anos após terem sido descobertos.

No Brasil, o arenavírus Sabiá matou uma mulher em SP em 1990 e desapareceu sem que sua origem na natureza tenha sido identificada.

A descoberta de vírus que infectam animais não é um evento incomum. Um exemplo é um vírus de febre aftosa identificado no mês passado em cabras da Suíça. Porém, é relativamente raro descobrir microorganismos que causam doenças fatais em seres humanos, como o coronavírus que provocou a síndrome respiratória que se espalhou pela Ásia em 2002. Estudos recentes, no entanto, indicam que o número de doenças infecciosas tem crescido nas últimas décadas, possivelmente em função da globalização (que facilita viagens) e do aumento da população.

Ninguém sabe ainda como a primeira vítima do novo vírus foi infectada.
Porém, os arenavírus são comuns em roedores. A urina seca desses animais se mistura à poeira e pode transmitir o vírus, se inalada.
A descoberta foi confirmada pelo Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul e pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

A primeira vítima chamava-se Cecilia van Deventer, uma vendedora de viagens em Lusaka, na Zâmbia. Ela adoeceu em 2 de setembro e foi levada de avião para Johannesburgo, na África do Sul.
Aparentemente, Cecília transmitiu a doença para Hannes Els, o paramédico que a acompanhou na viagem, e Gladys Mthembu, a enfermeira que a atendeu na Clínica Morningside, em Johannesburgo.

A quarta pessoa a morrer foi Maria Mokubung, a faxineira que limpou o quarto onde Cecília faleceu, em 14 de setembro. Segundo jornais sul-africanos, a morte de Maria inicialmente teve erro de diagnóstico, porque ela tinha tuberculose e meningite, e já estava muito fraca e confusa quando sua família resolveu buscar socorro. A quinta pessoa a adoecer sobreviveu. Ela é a enfermeira que cuidou de Hannes Els. A mulher ainda está muito mal, mas tem respondido ao tratamento com a droga ribavirina.

A doença começa com sintomas semelhantes aos da gripe, como febre e diarréia. Em seguida aparecem manchas como as do sarampo. A próxima fase é a hemorragia que leva a colapso respiratório e circulatório.
Autoridades de saúde da África do Sul disseram que não houve casos novos, mas elas ainda vão esperar até o fim do mês para considerar o surto definitivamente debelado.

Será difícil localizar a origem do vírus. O corpo de Cecília foi cremado e Zâmbia não guardou amostras de seu sangue. Amostras de tecidos das outras vítimas só podem ser retiradas em laboratório de segurança máxima e o único na região está fechado.
(O Globo, 5/11)

Fonte: Jornal da Ciência 3636, 06 de novembro de 2008.


Recentemente o medo de uma epidemia desconhecida foi retomado pelo ocorrido na Alemanha e Europa, onde uma bactéria que ataca e destrói os rins causou várias mortes. Na época epidemias e surtos causados pelo virus Ebola, fungos ou bactérias desconhecidas ainda causavam mais temor, dando origem a livros e filmes sobre o tema. Um cenário de calamidade pública e de saúde digno do apocalipse com os microscópicos sinais do fim do mundo exterminando e martirizando pessoas, cidades e civilizações.

Monday, July 25, 2011

A falência dos Estados Unidos em contagem regressiva

PB240117

Depois de passar por uma crise imobiliária e financeira em 2008, os Estados Unidos estão em um novo impasse entre presidência, deputados e senadores onde governo e os políticos tentam fechar um acordo que evite a falência e o calote da dívida. Imaginar que o maior país do mundo e a economia mais desenvolvida deixe de pagar funcionários e contas pode ser catastófrico e contagiar o mundo inteiro com pessimismo e pânico.

Algumas notícias veiculadas na imprensa até o momento:


ATUALIZAÇÕES

5/8/2011 - Economico.pt - Mais uma cidade dos EUA declara-se insolvente
Central Falls, no estado de Rhode Island, foi o quinto município norte-americano a abrir falência em 2011.

2/8/2011 - Folha - Obama se rende no acordo quanto à dívida
O prêmio nobel de economia Paul Krugman alerta que o acordo com os Republicanos é um desastre, e não apenas para Obama e seu partido. Ele danificará ainda mais uma economia já deprimida; provavelmente agravará o problema do deficit norte-americano em longo prazo, ao contrário de aliviá-lo.



25/7/2011 - BBC Brasil -
Impasse sobre dívida nos EUA precisa ser resolvido 'hoje', afirma Geithner
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, afirmou que o governo comandado pelo presidente Barack Obama e a oposição republicana precisam alcançar um acordo ''hoje'' para pôr fim ao impasse sobre o limite da dívida pública do país e, assim, evitar o risco de calote.

25/7/2011 -
Estadão - Perda de confiança na dívida dos EUA ameaça outras nações
Em avaliação anual da economia norte-america, Fundo Monetário Internacional afirma que tal cenário pode criar efeitos 'universalmente grandes e negativos' no restante do mundo

17/7/2011 - Correio Braziliense - Norte-americanos foram forçados a reduzir o consumo em US$ 2,3 trilhões
Investidores e representantes de governos perderam o sono nas últimas semanas, diante do temor de que o mundo entre em uma nova recessão

17/5/2011 - Folha - Rebublicanos tomam os Estados Unidos como refém
O prêmio nobel de economia Paul Krugman explica o impasse entre governo e oposição e lembra que um editorial do "Wall Street Journal" ridicularizava as pessoas preocupadas com a possibilidade de que o limite de endividamento seja atingido, definindo-as como "o lobby do Armagedom".


Os EUA tem uma fábrica de dinheiro e dolar, mas se não houver credibilidade ou bom senso, a moeda vai ser vista apenas como papel sem valor (o que no fundo ela é, todo o resto é confiança). Se todos de uma vez resolverem abandonar e vender seus dólares e passar a comprar ouro, diamantes, obras de arte, metais valiosos e pedras preciosas para garantir o valor de suas economias, vai ser um estouro da boiada e fuga de ativos norte-americanos digno de caos e fim de mundo.

Morte de famosos aos 27 anos de idade



Com a morte da cantora e compositora Amy Winehouse no último fim de semana o noticiário e as pessoas começaram a falar do enorme talento e perda cultural mas tb da vida desregrada, abuso de drogas e álcool que teria antecipado a morte da artista, muitos lembraram da maldição da morte de jovens astros do rock e ídolos pop sempre aos 27 anos.

Além da cantora inglesa, Brian Jones (ex-Rolling Stones) em 1969, Janis Joplin e o guitarrista Jimi Hendrix em 1970, Jim Morrison em 1971, Kurt Cobain em 1994, todos teriam morrido aos 27 anos.

A coincidência ou não em torno do número 27 e possíveis interpretações até mesmo em relação ao 9 (soma de 2 + 7) como último algarismo antes de repetir a escala decimal, as vezes acabam dando origem à especulações lembrando a história de Fausto de Goethe e o oferecimento ou venda da alma ao diabo em troca de fama, sucesso, dinheiro e poder para tocar instrumentos e músicas que atraem e cativam multidões.

Vale lembrar o primeiro artista envolto nesta lenda do clube dos 27 foi Robert Johnson, que viveu entre 1918 e 1938. Segundo boatos, para ser um exímio tocador de violão, viola e guitarra ele teria feito um pacto com o demônio em uma encruzilhada das rodovias 61 e 49 em Clarksdale, no estado americano do Mississipi. No video acima está uma animação com a gravação original da música de Johnson chamada "Me and the devil blues" (que poderia ser traduzido por algo como: blues do meu encontro com o diabo ou blues Eu e o Diabo). Abaixo a letra e a tradução desta música:


Me And The Devil Blues

Robert Johnson

Early this mornin'
when you knocked upon my door
Early this mornin', ooh
when you knocked upon my door
And I said, "Hello, Satan,"
I believe it's time to go."

Me and the Devil
was walkin' side by side
Me and the Devil, ooh
was walkin' side by side
And I'm goin' to beat my woman
until I get satisfied

She say you don't see why
that you will dog me 'round
spoken: Now, babe, you know you ain't doin' me
right, don'cha
She say you don't see why, ooh
that you will dog me 'round
It must-a be that old evil spirit
so deep down in the ground

You may bury my body
down by the highway side
spoken: Baby, I don't care where you bury my
body when I'm dead and gone
You may bury my body, ooh
down by the highway side
So my old evil spirit
can catch a Greyhound bus and ride


Blues Eu e o Diabo
Robert Johnson

Hoje logo de manhã
quando você bateu na porta
Hoje logo de manhã, oh
quando você bateu na porta
Eu disse, "Olá Satã,
acredito que é tempo de ir"

Eu e o Diabo
estávamos caminhando lado a lado
Eu e o Diabo, oh,
estávamos caminhando lado a lado
E estou indo socar minha mulher
até eu ficar satisfeito

Ela diz que você não vê a razão
que você vai me dar a volta como um cão
Falado: Agora meu bem, você não está fazendo o certo, não?
Ela diz que você não vê a razão, oh
que você vai me dar a volta como um cão
Deve ser aquele velho espírito do mal
bem nas profundezas da terra

Você talvez enterre meu corpo
embaixo do acostamento da estrada
Falado: Meu bem, eu não me importo onde você vai enterrar
meu corpo quando eu estiver morto e partido
Você talvez enterre meu corpo, oh
embaixo do acostamento da estrada
Assim meu velho espírito do mal
vai poder pegar um ônibus Greyhound (cachorro galgo) e partir

Outra música dele supostamente ligado ao acordo com o cramunhão seria "Crossroads" (Encruzilhada), que tb tem video publicado no YouTube:



No verbete da wikipedia em inglês, uma das explicações para a lenda pode ser um hábito que Robert Johnson e seu mestre e parceiro Ike Zinnerman tinham de praticar e tocar o instrumento em cemitérios por causa do silêncio e para não serem importunados.

Para quem se impressiona fácil, ouvir as músicas e gravações antigas ou assistir os videos e clipes no YouTube podem aterrorizar e as mortes e símbolos de drogas, cigarros, álcool, suicídio e mortes misteriosas dos jovens artistas famosos em trilha sonora do apocalipse e sinais do fim do mundo em cada esquina e encruzilhada.

Wednesday, July 20, 2011

Milhares de pássaros mortos que caíram do céu



No começo deste ano de 2011 um acontecimento assustador surgiu no estado americano do Arkansas, milhares de aves mortas (melros) surgiram nos primeiros dias e horas de janeiro. Caídas nas estradas, telhados e jardins das casas do povoado de Beebe como uma chuva de cadávares de passarinhos, como mostra este video gravado de uma reportagem do canal de TV CNN veiculado em 2/1/2011.

Matéria do site Time NewsFeed - Why did thousand of birds drop dead in the Arkansas sky? (Por que milhares de pássaros cairam mortos do céu de Arkansas?) - traz a declaração da ornitóloga Karen Rowe da Comissão de Caça e Pesca do Arkansas dizendo que este tipo de incidente não é tão raro quanto se pensa, relâmpagos e chuva de granizo em altitudes podem provocar este tipo de massacre nos animais. Especulações sobre envenamento e traumas e stress extremo causados por queima de fogos no reveillon provocando as mortes das aves também surgiram na imprensa.

No estado próximo da Louisiana o fenômeno misterioso ocorreu novamente dias depois, como noticiou o portal G1 dia 4/1/2011: EUA tem nova chuva de pássaros mortos. Desta vez cerca de 500 cadávares de pássaros surgiram na paróquia de Pointe Coupee, completando o quadro que remete a um quadro de apocalipse sinalizando o fim do mundo.

Estas mortes misteriosas de milhares de animais de uma vez são cada vez mais assustadoras, lembrando algumas vezes as 10 pragas do Egito descritas no velho testamento. Particularmente as invasões de chuva de rãs e sapos e tempestade de gafanhotos enviados por Deus para libertar o povo de Israel.

Planeta Nibiru? Video mostrando segundo sol na TV da China



Este video publicado em março deste ano no YouTube e com 188.777 exibições até agora, mostra uma reportagem no telejornal chinês supostamente veiculado na TV daquele país. As imagens mostram a filmagem onde aparece um segundo sol de forma clara, ao lado do sol original. Como a profecia maia do fim do mundo em 2012 fala do aparecimento do planeta Nibiru (ou Planet X) de forma parecida, a apreensão, especulação, notícias, brincadeiras e sinais em torno do apocalipse iminente cresce enquanto a data fatídica da previsão se aproxima.

O site americano MsnNbc Space.com publicou sobre estranho fato do aparecimento dos 2o sol ocorrido na China na matéria Two suns spotted on China defied explanation (2 sóis aparecem na China e desafiam explicações). A reportagem traz declarações do astrônomo Jim Kaler da Universidade de Illinois que acredita que o que aconteceu foi uma miragem causada por alguma concentração anormal e rara de partículas na atmosfera. Este tipo de ilusão de ótica acontece normalmente próximo da linha do horizonte, diferente do mostrado na tv chinesa que o próprio Kaler não acredita que tenha sido um efeito gerado por computador.

A reportagem do site americano ainda cita o astrônomo Michael Minnaert e seu livro Light and Color in the Outdoors como a mais completa referência em sol duplo, cão do sol, halo solar, falso sol, etc. Minnaert explica que existem vários registros de falso sol na mesma posição mostrada no video chinês, inclusive com fotos. O cientista Grant Perry, estudioso da atmosfera na Universidade Winsconsin, alertou que o fênomeno é incomum e que pensou na possibilidade de ser uma ilusão causada pelo reflexo na lente ou do equipamento de gravação, mas para isso a imagem deveria se mover junto com o movimento da câmera, o que não acontece.

A matéria do Space.com lembra do boato recente que se alastrou na internet sobre explosão de uma estrela próxima da Terra causaria o aparecimento de um segundo sol, de qq forma, seja ilusão de ótica, miragem, planeta nibiru ou aparição religiosa, a imagem nítida de 2 sóis no céu pode com certeza entrar na lista de sinais do fim do mundo.

Monday, July 18, 2011

Agua que sai da terra e radioatividade no Japão depois do terremoto



Reportagem do correspondente do Jornal Nacional da TV Globo no Japão - Após terremoto, água quente que sai do solo preocupa cidade no Japão - mostra o fenômeno que acontece em Iwaki, com o surgimento de várias fontes de água quente que vem do subterrâneo. A água termal alaranjada aparece brotando de prédios, escadas e calçadas, preocupando os moradores.

A reportagem tb cita que o Japão é o lugar com maior número de fontes de água quente do mundo, chamadas de onsen, são 28 mil fontes de águas termais no país. A cidade de Iwaki fica na província de Fukushima, próximo ao epicentro do terremoto que provocou o trágico tsunami e o acidente na usina nuclear japonesa, a água morna que aparece por lá tem a cor laranja por causa da presença de ferro e outros minerais. Em outro local próximo, a água sai quente a 50 graus e é da cor branca e com mau cheiro de ovo podre, por causa do ácido sulfídrico presente.


Césio radioativo na água da torneira em Tóquio

Outra reportagem da ABC News de 4/7/2011 - Radioactive cesium found in Tokyo tap water (césio radioativo encontrado na água de torneira em Tóquio) - revela que foram detectadas presença de cesio 137, mas em quantidades consideradas seguras pelas autoridades japonesas, uma semana antes, testes com crianças em Fukushima apontaram contaminação por cesio 137 e cesio 134. A matéria tb revela que em abril, foram encontrados cesio em peixes pescados próximo a usina nuclear acidentada, a espécie chamada young lance em inglês, e konago em japonês, geramente consumido seco ou cozido.

Pra quem se lembra, o cesio foi protagonista de um acidente radioativo no Brasil, quando catadores de sucata abriram e desmontaram em 13/9/1987 um aparelho de radioterapia de um hospital abandonado em Goiânia/GO. Na época houve pânico e, mesmo sem acidentes em usinas ou bombas atômicas, o país viveu a proximidade do que seria a idéia do holocausto radioativo e a hipótese concreta de um fim do mundo nuclear.

Wednesday, July 13, 2011

Hora 11:11 - Significado de maldição, perseguição ou benção?


P11-05-11_11h11, upload feito originalmente por oceutaazul.

Tempos atrás li no jornal sobre o medo e o terror que a visão do relógio marcando 11:11 ou 11h11 provocava em algumas pessoas. Uma lenda sobre o 11:11 ser maldito e trazer a morte e mau agouro para o dia da pessoa que ver os números iguais, crendice que aparentemente circula em alguns grupos, principalmente crianças e adolescentes. Na matéria, uma psicológa explicava que os objetos e números simétricos, organizados de forma harmônica no visor do relógio, chamam mais atenção do que as outras horas, por isso a tendência de achar que existe algo por trás das visões e estes momentos serem mais lembrados e registrados na memória.

Portal 11:11 e numerologia

Pesquisando na internet descobri que existe até um grupo que defende o 11:11 como um portal místico religioso: Anjo de Luz - Portal 11:11 Dia de Lembrar. Segundo a suposta seita, os números nos relógios cumprem o papel de despertador de recordações e significam um ponto de inserção para que a Realidade Maior entre no momento presente, uma ponte entre dualidade e Unidade. Eles defendem que a combinação numérica é o nosso caminho para o Desconhecido, e concluem: aparição do 11:11 é sempre um ato benéfico de Intervenção Divina.

Diante das pessoas que ficam surpresas ou se sentem perseguidas por sempre acordarem às 11h11, sempre ligarem o carro às 11h11, sempre olharem no relógio às 11h11, etc, a numeróloga Aparecida Liberato tb publicou um artigo com sua interpretação do fenômeno em seu site: Números Repetidos. No artigo ela afirma a seguinte explicação:

O fato de essas pessoas perceberem à sua volta certas constantes, que se repetem, reflete a necessidade de organização. Descobrir essas constantes acarreta para elas um certo alívio. Este é um processo inconsciente e uma maneira de diminuir a ansiedade.

(...) Algumas pessoas têm uma enorme necessidade de organizar a sua vida. Elas se dividem em dois grupos: as que têm o número 4 (estáveis e aplicadas, dependem da ordem para se sentir seguras) e as que têm número 3 ou 5 (geralmente são dispersivas, perdem o foco de atenção e se desorganizam. Dependem da ordem para conseguir perseverar).

(...) Se você nunca prestou atenção nos números e provavelmente a sua repetição já ocorreu muitas vezes. Só que um dia você deu atenção a isso, e você passa a identificar esse fato. Você vai selecionando aquilo que faz parte do padrão estabelecido por você mesmo. Portanto não há com que se preocupar ou assustar. É importante saber que isso é reflexo da sua necessidade interna de organizar a sua vida, ou de estabelecer padrões que se repetem e lhe trazem certezas de que a natureza é controlável. Há pessoas, inclusive, que guardam bilhetes ou tickets de entradas com números que se repetem, como se isso lhes trouxesse sorte. (...)


Prognósticos


Na pesquisa encontrei até um blog dedicado apenas a horas e minutos iguais - Horasiguais.com.br - que tem uma lista com cada hora de números coincidentes e seus prováveis significados: 01h01: Ele (a) te ama, 02h02: Beijos vão acontecer logo, 03h03: Quem você ama estará junto de você, 04h04: Desencontros, 05h05: Encontrará o amado(a) em breve, 06h06: Vai ficar logo, 07h07: Ele(a) gosta de você, 08h08: Hoje uma pessoa pensou em você, 09h09: Ignora-te, 10h10: Junto a ti, 11h11: A pessoa que te ama está longe, 12h12: Alegrias estão por vir, 13h13: Namorarás, 14h14: Odeia-te, 15h15: Por ti choras, 16h16: Querem um beijo seu, 17h17: Ri de ti, 18h18: Sente saudades sua, 19h19: Terás quem tanto almeja, 20h20: Terás união no amor, 21h21: Verá quem desejas, 22h22: Estão falando mal de você, 23h23: Zombam de ti, 00h00: Faça um pedido.

De forma semelhante o blog Nuvem ou Bombril também publicou uma lista incluindo capicuia (números invertidos), mas com prognósticos e adivinhações diferentes: 01:01 - Ama-te, 01:10 - Querem-te, 02:02 -Em breve terá um encontro, 02:20 - Amor correspondido, 03:03 - Contigo ele/a é mais feliz, 03:30 - Desejam-te, 04:04 - Alguém distante pensa em você, 04:40 - Desencontros, 05:05 - Receberá um convite, 05:50 - Desentendimentos, 06:06 - Fará de tudo pelo seu amor, 07:07 - Gosta de ti, 08:08 - Hoje ele/a pensou em você, que sorte, 09:09 - Presentes do seu amor, 10:01 - Outro alguém te ama, 10:10 - Alguém irá se declarar para você, 11:11 - Receberá uma ligação, 12:12 - Novidades te alegrarão, 12:21 - Terá um dia bom, 13:13 - Terá um lindo namorado, 13:31 - Algo não irá te agradar, 14:14 - É hora de investir naquele alguém especial, 14:41 - Perda de algo, 15:15 - Indiretas, 15:51 - Reecontrará um velho amigo, 16:16 - Quer loucamente um beijo seu, em segredo, 17:17 - Não pensa em você desse jeito, 18:18 - Sente saudades de ti, pois te ama, 19:19 - Terá quem deseja, 20:02 - Encontrará algo que julga perdido, 20:20 - União no amor, 21:12 - Deseja o seu bem, 21:21 - Você vai perceber que outro pode ser aquele alguém, 22:22 - Quem te ama está sempre ao teu lado, 23:23 - Não será traída, 23:32 - Amanhã será um dia bom, 00:00 - Faça um pedido, e será realizado!

Analisando estas listas, se realmente forem adotadas por jovens e adolescentes como é possível supor pelo tema dos vaticínios e adivinhações, achei interessante a idéia de um horóscopo ou leitura a partir de coisas banais do cotidiano, como ver as horas no relógio. Mesmo sendo um pouco paranóico, esta visão do dia a dia repleto de símbolos como a posição dos talheres e pratos, borras de café e chá, posição dos objetos na bolsa, etc, terem todos um significado oculto que pode ser interpretado e revelado, podem antecipar ou influenciar atitude das pessoas. O curioso é que nestas listas o 11h11 não está ligado à morte ou maldição, de qq forma é aterrorizante imaginar as pessoas sendo inundadas por avisos piscantes nos relógios como sinais do fim do mundo e do apocalipse.

Monday, July 11, 2011

Sumiço de abelhas e caos no trânsito, artigo de Gilberto Dupas na Folha de SP


Bees, Do Not Block Intersection, upload feito originalmente por Tony Shi..
Este artigo escrito pelo engenheiro Gilberto Dupas, presidente do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI) e coordenador-geral do Grupo de Conjuntura Internacional da Universidade de São Paulo (USP) morto em 2009, foi publicado no jornal Folha de São Paulo em 27/7/2011, mas vale a pena relembrar porque tanto o sumiço das abelhas quanto o caos no trânsito continuam até hoje.

Sumiço de abelhas e o caos no trânsito

Gilberto Dupas

Aprendiz de feiticeiro, nossa civilização só desperta para os perigos de seus caminhos tecnológicos quando tragédias acontecem

O que tem a ver o recente sumiço das abelhas em várias partes do mundo com os imensos congestionamentos que infernizam a vida dos cidadãos das grandes cidades? Mais do que parece. O caos do trânsito, resultado da primazia do transporte individual, tem dramáticos efeitos sobre o tempo e a saúde das pessoas. Ao lado da emissão de gases e toxinas industriais, a poluição do ar por veículos é variável crítica tanto do aquecimento global e dos efeitos no clima como de doenças.

A British Air Foundation conduziu pesquisas provando que bastam seis horas pedalando no tráfego intenso para causar danos aos vasos sangüíneos, tornando-os menos flexíveis, reduzindo proteínas que previnem coágulos e favorecendo riscos cardíacos. O Laboratório de Poluição Atmosférica da USP estima que a poluição ambiental encurte em média dois anos da vida do paulistano.

O índice de abortos também aumenta, porque o fluxo arterial na placenta diminui; e há suspeitas de efeitos severos na fertilidade. Dados do banco de sêmen do hospital Albert Einstein confirmam que a concentração de espermatozóides no sêmen dos paulistanos caiu significativamente nos últimos dez anos. Entre as hipóteses estão poluição, excessivo consumo de produtos industrializados, estresse, medicamentos, produtos para queda de cabelo, exposição à radiação, substâncias tóxicas dos plásticos de embalagem, pesticidas e outros venenos da vida moderna.

“São coisas que as pessoas vão incorporando em sua dieta e fazem um estrago tremendo nas mitocôndrias e no DNA, causando não só a morte celular como também danos à motilidade e à morfologia”, afirma Dirceu Mendes Pereira, da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana. Porém, o século 21 ficará conhecido como a era do automóvel popular. Carros de US$ 6.000, produzidos no padrão chinês, abarrotarão o mundo e farão crescer a degradação ambiental gerada ao fabricá-los e usá-los. Logo agora, quando questões vitais relativas ao clima e à saúde humana exigiriam o abandono radical do transporte individual em benefício do coletivo.

Mas, como convencer o cidadão chinês, indiano ou brasileiro de que a festa vai acabar justo quando ela chega à sua porta? Ou as grandes corporações globais, que já fazem os cálculos dos lucros em grande escala propiciados por essa nova fronteira de acumulação no “mercado dos pobres”? Mas o que têm abelhas com isso? Muito. No último outono do hemisfério Norte, elas deram para desaparecer. O mesmo fenômeno foi notado em vários países, inclusive no Brasil, causando perplexidade entre cientistas, apicultores -que chegaram a perder 50% de suas colméias- e ecologistas, todos alarmados com os danos ao ambiente e à agricultura se uma crise permanente ocorrer.

Afinal, abelhas são os grandes polinizadores naturais que viabilizam a formação de frutos e sementes. Cientistas da Universidade Harvard fazem hipóteses que incluem intoxicação por inseticidas, infecções por vírus e até radiação de telefones celulares. Quanto aos pesticidas, há inúmeras tragédias humanas que alguns já causaram. Por que não atingiriam as abelhas? Nos anos 1970-80, utilizados nos bananeirais da América Central, esterilizaram 30 mil homens.

Na ilha de Kyushu, no Japão, milhares de pessoas que consumiram óleo de arroz contaminado por dibromo cloropropano ficaram doentes e 112 morreram de intoxicação aguda, câncer e outras afecções; seus filhos herdaram distúrbios imunológicos e do desenvolvimento. A OMS estimou em 3 milhões o número de casos de contaminação desse tipo no mundo. Resíduos tóxicos como metais pesados são encontrados em animais das regiões mais distantes do mundo, numa poluição sistêmica global que atinge vegetais e humanos.

Quanto às ondas magnéticas, o planeta se tornou um imenso emissor delas, produto das múltiplas transmissões de rádio, TV, celular e radar, cujas conseqüências exatas sobre o meio ambiente e a saúde humana estamos longe de conhecer. Basta imaginar a brutal quantidade de emissão de ondas que poluem o espaço para que funcionem os 2 bilhões de celulares que abarrotam nosso globo. É razoável supor que afetem as abelhas?

Aprendiz de feiticeiro, nossa civilização só desperta para os perigos de seus caminhos tecnológicos quando tragédias acontecem. O sumiço temporário das abelhas pode ser mais um grave sintoma para que fiquemos em estado de alerta.

Giberto Dupas, 64, é presidente do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais (IEEI) e coordenador-geral do Grupo de Conjuntura Internacional da USP. É autor de “O Mito do Progresso”, entre outras obras.

Infelizmente o quadro continua atual e alarmante nas grandes cidades, onde cada aumento de preço no pote de mel, congestionamento e estacionamento lotados nos supermercados viram lembretes do apocalipse e sinal do fim do mundo.

Friday, July 8, 2011

Video do tsunami de areia nos Estados Unidos



Impressionante o video da tempestade de areia do dia 5/7/2011 que cobriu a cidade americana de Phoenix no estado do Arizona. Publicado no portal iG - Video: Tempestade de areia cobre cidade dos EUA - e assinado pela BBC Brasil, a notícia informa que foram 80 quilometros de nuvem de areia e ventos de quase 100 km por hora que derrubaram árvores e postes provocando apagão de energia elétrica. Devido a falta de visibilidade o aeroporto foi fechado cancelando pousos e decolagens.

As imagens gravadas da tempestade de areia são tão impressionantes que a imprensa usou o termo "tsunami de areia", lembrando os videos similares captados no tsunami verdadeiro com maremoto no Japão. Para completar o sinistro quadro do apocalipse, aquela região dos Estados Unidos também enfrentou um incêndio florestal de proporções gigantescas - mais de 58 mil hectares - no estado do Novo Mexico. Esta última catástrofe chegou a atingir o arsenal atômico do Laboratório Nacional de Los Alamos, como na reportagem publicada dia 27/6/2011 no site da revista Veja: Incêndio chega perto de laboratório de armas nucleares. Imagens e fatos aterrorizantes como sinais do fim do mundo.

Wednesday, July 6, 2011

Tartarugas encontradas flutuando no mar por causa do lixo plástico



Esta matéria no Jornal Nacional do dia 18/6/2011 revelou que no litoral do Rio Grande do Sul várias tartarugas marinhas tem sido encontradas flutuando sem conseguirem nadar ou mergulhar, uma delas até foi atingida pela hélice de um barco. A causa desta anormalidade é a ingestão de plástico - sacolas plásticas, sacos, barbeadores, escovas e tubos de pasta de dente, embalagens diversas, capas de celulares, etc - que usamos e jogamos no lixo mas acabam poluindo os oceanos e confundindo os peixes e animais que comem o lixo pensando que são agua-vivas, algas, arraias ou outros peixes.

Tartaruga gigante em Santos



Já em Santos/SP, segundo esta reportagem do dia 27/3/2011 no Domingo Espetacular da TV Record, uma tartaruga gigante de 2 metros de comprimento e 200 kg foi encontrada em situação parecida, boiando, tentando desesperadamente nadar e mergulhar sem sucesso por causa dos gases provocados pela prisão de ventre.

As reportagens na TV mostram veterinários do museu oceanográfico de Rio Grande/RS e do aquário de Santos/SP tratando e operando as tartarugas resgatadas e devolvendo ao mar as que sobrevivem a esta tragédia ambiental. De qualquer forma, só de imaginar o tamanho do uso de do descarte de plástico das cidades do mundo podemos concluir que outras milhares de tartarugas podem estar boiando sem rumo pelos mares, se chocando com transatlânticos repletos de turistas em cruzeiros ou marinheiros e pescadores que trabalham em barcos, lanchas e navios.

Um alerta que mesmo atos simples do cotidiano, como fazer compras de supermercado e escovar os dentes todos os dias, produzem tanto lixo plástico que no final acabam no estômago e intestinos de animais e peixes boiando e agonizando em alto mar, uma paisagem marítima apocalíptica e aterrorizante como mais um sinal claro do fim do mundo.

Monday, July 4, 2011

O mundo acaba quando você morrer


voodoo - St. Louis Cemetery, upload feito originalmente por monicaewagner.

Este raciocínio é muito utilizado para encerrar as discussões intermináveis e exaltadas sobre o fim do mundo e o apocalipse - o mundo acaba quando você morre - defendido principalmente pelos ateus, materialistas e aqueles que não acreditam na vida após a morte, desta forma morrer significaria o fim de tudo.

O pensamento tem uma lógica egocêntrica e com uma visão de mundo centrada no indivíduo, o mundo seria aquele que você vive, sente e presencia, e o fim dele aconteceria quando a pessoa não mais existir. Adequado para nossa sociedade consumista e individualista, crente no prazer e na felicidade privada e particular onde o coletivo e o social tem sentido se servir ao egoísmo e a satisfação pessoal.

Essa crença explicaria até a preocupação com as profecias de fim do mundo mais próximas no tempo, como a previsão do calendário dos maias em dezembro de 2012 e da seita Family Radio adiada pra outubro 2011. Afinal, estas previsões estão dentro da expectativa de vida das pessoas hoje, e a preocupação com a própria morte estaria disfarçada na preocupação do fim do mundo.

Sendo assim, toda ameaça de morte e risco de vida da violência urbana como assaltos, acidentes de trânsito, balas perdidas, atropelamentos, sequestros relâmpagos, engavetamentos, poderiam ser comparados ao dilúvio ou armagedom (a guerra final). As catástrofes naturais - terremotos, furacões, enchentes, desmoronamentos - mesmo que não destruam o planeta por completo, por causarem muitas mortes, tb seriam vistas como causadoras do fim do mundo, pelo menos para as vítimas destas tragédias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO